Os leitores do blog devem conhecer os contos da série que estou escrevendo, Fragmentos Absurdos de Uma Existência Futura, onde tento expressar uma civilização futura decadente e violenta, assolada por desastres ambientais, em que os seres humanos são obrigados, ou convencidos, a seguir o "pensamento único", na completa ausência de sensibilidade e reflexão, verdadeiros autômatos. Já foram concluídos e publicados cinco contos da série. No momento escrevo, o 6° conto, e já penso no 7°.
Três desses contos, há alguns dias, enviei para a leitura do escritor Antônio de Assis Brasil, também secretário de cultura do Estado do RS (mas o que importa realmente é que ele escreve), e domingo recebi sua resposta. Assis Brasil, não há dúvida, é um dos maiores prosadores gaúchos, e brasileiros, da atualidade. Em agosto deste ano, em formação de professores realizada pela SEC, em Porto Alegre, tive a oportunidade de acompanhar um curso bastante interessante ministrado por Assis Brasil sobre a arte da escrita em prosa.
Bem, como dizia, enviei para o escritor alguns contos da série "Fragmentos". Na sua resposta, entre outras coisas, Assis Brasil afirma o seguinte:
Li os três textos que me mandaste. Olha, fiquei impressionado com a tua capacidade de fabular, contar histórias. E também impressiona a condução dessas histórias, que não deixam furos nem nada sem explicar. Quanto às temáticas, bem, essa uma escolha tua, e cada qual sabe o que quer contar. Gostei muito do terceiro texto, "Aquele sorriso estúpido", pois, ao lado da violência, comum a todos eles, este acrescenta uma dose de humanidade e, até, de solidariedade, o que o institui como literatura, isto é, que mexe com nossas emoções dentro de um padrão humano.
Estás de parabéns. É possível que já tenhas um bom material para publicação, um livro. Afinal, tudo termina (ou começa) num livro, não é mesmo? Vai em frente, e aproveita bem esse talento.
Deixo este e-mail para estimular os leitores que ainda não leram a conhecer os contos, pois muitos se sentem instigados a ler apenas após a opinião de alguém conhecido na área literária. Alguns poderão pensar: "ah, ele está se autopromovendo". Óbvio que estou. Afinal, quem não tem dinheiro para pagar por propaganda na grande mídia e nem apoio de governos tem que fazer sua própria propaganda.
Os contos já publicados podem ser lidos aqui:
O 4° - parte final - http://www.artedofim.blogspot.com.br/2013/09/fragmento-absurdo-de-um-existencia_9.html
O 4° - primeira parte: http://www.artedofim.blogspot.com.br/2013/09/fragmento-absurdo-de-um-existencia.html
O primeiro conto estou o reelaborando e vou republicá-lo em breve.
Um comentário:
Olá, Alessandro. Não é de hoje que a tua escrita merece todo o reconhecimento e incessantes aplausos pela altíssima qualidade, pela narrativa requintada, pela atmosfera criada com tanta habilidade literária e pelas personagens que tu desenvolve com maestria. A apreciação feita pelo Assis é, sim, um incentivo e um reconhecimento notável de quem tem estrada no mundo das letras. Mas apenas comprava o próprio potencial que tu sabe que tem, pois escreve com essa certeza, passando aos teus leitores justamente a firmeza de muito bem defender as tuas ideias nos teus contos (e também nas crônicas e artigos). Forte abraço de teu fã, admirador e amigo.
Postar um comentário