Afinal, quais as causas das queimadas catastróficas e sem precedentes na Amazônia e no Pantanal este ano?
1) O Aquecimento Global, que vem mostrando seus efeitos com cada vez mais força em todo planeta, e cuja origem principal é a ação humana, em particular a poluição e o desmatamento.
2) O clima anormalmente seco em grande parte do Brasil, que é intensificado pelo desmatamento. A retirada da cobertura vegetal, a qual se intensificou sob o desgoverno Bolsonaro, causa a perda da umidade da terra, que, por sua vez, diminui a formação de chuvas.
3) A ganância aliada à ignorância e até à maldade faz com que fazendeiros, principalmente, se aproveitem da estação seca para pôr fogo na vegetação a fim de "limpar" a terra para em seguida ocupá-la com soja e/ou gado. Essa ação, criminosa em tempos de seca, gera um avalanche de queimadas incontroláveis. E muitas dessas queimadas não são em propriedades particulares, mas em reservas patrimônios do povo brasileiro.
4) A política ambiental catastrófica do desgoverno Bolsonaro que, além de incentivar o desmatamento para a produção agro e para a mineração, tem desmantelado e sucateado toda a estrutura dos órgãos ambientais, deixando de aplicar as verbas previstas para este ano, dificultando trabalhos de fiscalização do IBAMA e tirando da chefia dos órgãos profissionais capacitados para colocar militares que não sabem o que e como fazer. O Ministério do Meio Ambiente é chefiado por um total incompetente e verdadeiro inimigo das questões ambientais, um sujeito que já foi condenado por beneficiar ilegalmente mineradoras, que tem sabotado trabalhos de fiscalização, perseguido funcionários do IBAMA e deixando de investir na própria área pela qual deveria prezar. Salles, em acordo com Bolsonaro , aplicou somente 0,4% de toda verba destinada ao Meio Ambiente e cortou em 70% o investimento em brigadas contra incêndios florestais. Para o o próximo ano, este desgoverno acaba de REDUZIR ainda mais as verbas para a área ambiental. E, assim, assistimos estarrecidos e impotentes à destruição sem freios das maiores riquezas desta nação.
#pantanal #queimadasnopantanal
#forabolsonaro #forasalles #queimadas
#queimadasamazonia #amazonia #catastrofeambiental #aquecimentoglobal
#incendioforestal
Nenhum comentário:
Postar um comentário