18 maio 2014

Quatro Chutes na Bunda da Civilização, por Bukowski

o Velho Bukowski sabia o que dizer para esta humanidade, confiram:

Chute 1:  “Como, diabos, pode um homem gostar de ser acordado às 6h30 da manhã por um despertador, sair da cama, vestir-se, alimentar-se à força, cagar, mijar, escovar os dentes e os cabelos, enfrentar o tráfego para chegar a um lugar onde essencialmente o que fará é encher de dinheiro os bolsos de outro sujeito e ainda por cima ser obrigado a mostrar gratidão por receber essa oportunidade?”

Do romance "Factótum"

Chute 2: "Havia alguns turistas, velhos, determinados a aproveitar suas férias. Espiavam ferozmente as vitrines das lojas e caminhavam, batendo os pés contra o pavimento, emitindo raios que anunciavam: tenho dinheiro, temos muito dinheiro, temos mais dinheiro do que vocês, somos melhores do que vocês , nada nos preocupa, tudo está uma merda, mas nós estamos bem e sabemos como funcionam as coisas, olhem para nós.

Com suas camisas rosas e verdes e azuis e corpos brancos e simétricos apodrecendo e calções listrados, olhos esvaziados de olhar, bocas desbocadas, caminhavam por aí, cheio de cores, como se cores pudessem ressuscitar a morte e transformá-la em vida. Eles eram uma espécie de carnaval da decadência americana, um desfile, e não faziam ideia da atrocidade que infligiam a si mesmo."

Do conto "Sem pescoço e ruim como o inferno"

Chute 3: "Como qualquer um pode lhe dizer, não sou um homem muito bom. Sempre admirei o vilão, o fora da lei, o filho da puta. Não gosto dos garotos bem-barbeados com gravatas e bons empregos. Gostos dos homens desesperados, homens com dentes rotos e mentes arruinadas e caminhos perdidos. São os que me interessam, cheios de surpresa e explosões. (...) Posso relaxar com os imprestáveis, porque sou um imprestável. Não gosto de leis, morais, religiões, regras. Não gosto de ser moldado pela sociedade."

Do conto "Colhões"

Chute 4: "Big Bart era o melhor e ele sabia disso.(...) Encontraram uma carroça que fazia sozinha o caminho pela pradaria. Um garoto magricelo de aproximadamente 16 anos com um caso sério de acne estava nas rédeas. Big Bart se aproximou e conduziram lado a lado: 

- Qual é, garoto? - ele disse.
O garoto não respondeu.
- Estou falando com você, garoto...
- Vai tomar no cu - disse o garoto.
- Eu sou Big Bart
- Tá, vai tomar no cu, Big Bart - disse o garoto.

Do conto "Pare de olhar para minhas tetas, senhor"

Um comentário:

Lorena Lima disse...

É, o velho Bukowski tinha as respostas para as perguntas mais decadentes possíveis, rs.
Boa tarde!