29 março 2014

Universidades Públicas para estudantes de Escolas Públicas

Deveria ser assim. Somente quem cursou o Ensino Médio todo em escola pública poderia ter ingresso em uma universidade pública. Seria a melhor forma de equilibrar a completamente desequilibrada competição de acesso à uma universidade pública. "Ah, mas isso não é justo!" berrarão os filhos dos ricos. Claro que não.
Justo é que uma universidade pública que é custeada e mantida com o dinheiro dos impostos de toda a população brasileira, principalmente dos pobres, esteja sendo frequentada principalmente pelos mais abastados. 

Justo é que os menos favorecidos economicamente tenham que trabalhar para se sustentar e estudar ao mesmo tempo para disputar uma vaga em uma universidade pública, enquanto um filho de rico apenas estuda despreocupadamente. 

Justo é que os ricos possam pagar as melhores escolas particulares do país, os melhores cursinhos, adquirir qualquer livro ou material diverso, enquanto os pobres só têm a escola pública, para a qual os governantes, deputados, senadores não dão atenção, não investem, não destinam verbas, afinal, os SEUS FILHOS NÃO ESTÃO LÁ.

Por isso, que defendo: universidade pública deve ser para estudante de escola pública. Só então os politicuzinhos riquinhos começariam a se preocupar com educação, afinal, teriam que colocar seus filhos em escolas públicas também, para poderem ter acesso às universidades. E então investiriam na educação básica, não por decência ou consciência, que eles não as têm, mas por necessidade mesmo.

Aos poucos, o nível da educação pública básica cresceria e acabaríamos com muitos mercadores da educação, em suas escolas particulares e cursinhos.