a desolação sem fim das lavouras de soja
o sangue (e o cheiro) dos zurrilhos esmagados nas rodovias
as matas ciliares que acabam em três metros
as dunas de areias dos rios assoreados
as fendas gigantes das erosões pelos campos
o colorido sujo dos plásticos na beira das sangas
as névoas cinzentas nos horizontes queimados
os desertos verdes das plantações de eucaliptos
o alastramento do caos das misérias urbanas...
a estátua do laçador enforcada num angico seco
08 julho 2018
07 julho 2018
Semifinais da Copa 2018: palpites
Nas quartas de finais, mantive meu aproveitamento das oitavas, 75% de acerto. Errei a aposta arriscadíssima no Uruguai. Agora, nas semifinais, acho que não haverá surpresas:
França x Bélgica: França. (Duas grandes seleções, com grandes jogadores de cada lado. Mas a França é um time que praticamente não tem cometido erros e tem mais tradição, que sempre pesa em decisões.)
Inglaterra x Croácia: Inglaterra. (A Inglaterra não empolgou, nunca empolga, aliás, mas fez uma grande partida contra a Suécia e tem melhores atacantes que a Croácia. E também deve pesar a tradição a seu favor.
Creio que a grande final será entre duas campeãs mundiais, França e Inglaterra, e teremos mais um bicampeão a se unir a Argentina e Uruguai.
05 julho 2018
Preparação para a Vida
tornei-me fã
de tudo que se arrasta
daquilo que é rastejo e torto e excreto
de tudo quanto é rato
e agora eu estou apto
a me inserir no que é progresso
tornei-me fã
de tudo que degrada
daquilo que é esterco e escroto e resto
de tudo quanto é lixo
e agora enfim eu posso
produzir pra o capital
tornei-me fã
de tudo que não vale
daquilo que é vergonha e esgoto e mosca
de tudo quanto é bosta
e agora eu estou pronto
para viver em sociedade
de tudo que se arrasta
daquilo que é rastejo e torto e excreto
de tudo quanto é rato
e agora eu estou apto
a me inserir no que é progresso
tornei-me fã
de tudo que degrada
daquilo que é esterco e escroto e resto
de tudo quanto é lixo
e agora enfim eu posso
produzir pra o capital
tornei-me fã
de tudo que não vale
daquilo que é vergonha e esgoto e mosca
de tudo quanto é bosta
e agora eu estou pronto
para viver em sociedade
03 julho 2018
Quartas de Final da Copa 2018: apostas.
Acertei 6 das 8 seleções que foram classificadas para as quartas de final da Copa da Rússia. Errei nas apostas em Argentina e Espanha. Acho que está bom, 75% de correção. Agora, os palpites para as quartas:
França x Uruguai: Uruguai. (Eu tinha apostado na França como campeã da Copa depois da sua vitória contra a Argentina, e, talvez, ela realmente o seja. Mas vou arriscar, e muito, neste palpite. Vou apostar e torcer para o Uruguai. Mas se a França passar pelo Uruguai, e as chances são grandes, óbvio, será a campeã, acredito.)
Brasil x Bélgica: Bélgica. (Também palpite arriscado, mas o Brasil ainda não jogou contra um time realmente forte até aqui. A Bélgica vai ser o primeiro. Não sou dos que acham que o Brasil está jogando um bolão. E, não sei por que, desde o início da Copa, tive a impressão de que o Brasil vai sair nas quartas de finais.)
Croácia x Rússia: Croácia. (Bom, acho que a Rússia já foi longe demais, contou mais com a sorte e com a falta de objetividade da Espanha do que com o seu futebol, que é esforçado, mas bem limitado.)
Inglaterra x Suécia: Inglaterra. (Acho que a Inglaterra tem um pouco mais de futebol que a Suécia e atacantes melhores. Mas, se vencer, vai ser com muita dificuldade.)
França x Uruguai: Uruguai. (Eu tinha apostado na França como campeã da Copa depois da sua vitória contra a Argentina, e, talvez, ela realmente o seja. Mas vou arriscar, e muito, neste palpite. Vou apostar e torcer para o Uruguai. Mas se a França passar pelo Uruguai, e as chances são grandes, óbvio, será a campeã, acredito.)
Brasil x Bélgica: Bélgica. (Também palpite arriscado, mas o Brasil ainda não jogou contra um time realmente forte até aqui. A Bélgica vai ser o primeiro. Não sou dos que acham que o Brasil está jogando um bolão. E, não sei por que, desde o início da Copa, tive a impressão de que o Brasil vai sair nas quartas de finais.)
Croácia x Rússia: Croácia. (Bom, acho que a Rússia já foi longe demais, contou mais com a sorte e com a falta de objetividade da Espanha do que com o seu futebol, que é esforçado, mas bem limitado.)
Inglaterra x Suécia: Inglaterra. (Acho que a Inglaterra tem um pouco mais de futebol que a Suécia e atacantes melhores. Mas, se vencer, vai ser com muita dificuldade.)
30 junho 2018
Sobre Copas
qualquer um que queira
melhorar a humanidade
perderá uma Copa todos os dias
porque não vence nem a si mesmo
não adianta:
nós não mudamos
a não ser de capa
é sempre do outro a culpa
e nunca se sabe amar
o melhor é encher o copo a cara
na Copa
do bar
melhorar a humanidade
perderá uma Copa todos os dias
porque não vence nem a si mesmo
não adianta:
nós não mudamos
a não ser de capa
é sempre do outro a culpa
e nunca se sabe amar
o melhor é encher o copo a cara
na Copa
do bar
28 junho 2018
Oitavas de Final da Copa 2018: meus Palpites
Na Copa de 2014, ainda durante a fase de grupos, afirmei que a Alemanha seria tetra. Depois, acertei TODOS, todos mesmo, os palpites dos jogos das oitavas de final até as semifinais. Isso pode ser conferido nos links a seguir: este, este e este.
Agora, meus palpites para as Oitavas de Final da Copa da Rússia:
França x Argentina: Argentina. (Jogo dificílimo, mas acho que a Argentina sai fortalecida após a classificação dramática. A França tem um time fortíssimo e bem montado, mas falta experiência para os jogadores. E a Argentina tem a tradição de crescer nos momentos difíceis.)
Uruguai x Portugal: Uruguai. (Uruguai tem um time bem mais organizado, mais bem montado e equilibrado que Portugal, que depende muito da inspiração do Cristiano Ronaldo.Mas se o CR estiver muito inspirado...)
Espanha x Rússia: Espanha. (A Rússia, apesar de dona da casa, foi mais fogo de palha nos primeiros dois jogos, contra adversários fracos.)
Croácia x Dinamarca: Croácia. (A Croácia tem um time muito mais forte que o da Dinamarca, é grande favorita.)
Brasil x México: Brasil (Mas o Brasil não está com um time forte não. Faltam jogadores decisivos, a zaga é falha, Neymar é mais piada e mídia do que craque, principalmente quando se trata de seleção. Acho que passa pelo México, mais pelo peso da camisa, mas tenho minhas dúvidas.)
Bélgica x Japão: Bélgica (Não há nem comparação entre os times, em tese, o jogo mais fácil das oitavas. Em tese...)
Suécia x Suíça: Suécia (A Suécia é mais time e tem melhores jogadores que a Suíça.)
Colômbia x Inglaterra: Inglaterra (Não será um jogo relativamente fácil como alguns pensam, a seleção colombiana não é fraca e tem bons jogadores. Mas, embora eu vá torcer para a Colômbia, acho que vai pesar a camisa da Inglaterra e o faro de gol dos seus atacantes.)
Agora, meus palpites para as Oitavas de Final da Copa da Rússia:
França x Argentina: Argentina. (Jogo dificílimo, mas acho que a Argentina sai fortalecida após a classificação dramática. A França tem um time fortíssimo e bem montado, mas falta experiência para os jogadores. E a Argentina tem a tradição de crescer nos momentos difíceis.)
Uruguai x Portugal: Uruguai. (Uruguai tem um time bem mais organizado, mais bem montado e equilibrado que Portugal, que depende muito da inspiração do Cristiano Ronaldo.Mas se o CR estiver muito inspirado...)
Espanha x Rússia: Espanha. (A Rússia, apesar de dona da casa, foi mais fogo de palha nos primeiros dois jogos, contra adversários fracos.)
Croácia x Dinamarca: Croácia. (A Croácia tem um time muito mais forte que o da Dinamarca, é grande favorita.)
Brasil x México: Brasil (Mas o Brasil não está com um time forte não. Faltam jogadores decisivos, a zaga é falha, Neymar é mais piada e mídia do que craque, principalmente quando se trata de seleção. Acho que passa pelo México, mais pelo peso da camisa, mas tenho minhas dúvidas.)
Bélgica x Japão: Bélgica (Não há nem comparação entre os times, em tese, o jogo mais fácil das oitavas. Em tese...)
Suécia x Suíça: Suécia (A Suécia é mais time e tem melhores jogadores que a Suíça.)
Colômbia x Inglaterra: Inglaterra (Não será um jogo relativamente fácil como alguns pensam, a seleção colombiana não é fraca e tem bons jogadores. Mas, embora eu vá torcer para a Colômbia, acho que vai pesar a camisa da Inglaterra e o faro de gol dos seus atacantes.)
25 junho 2018
Tudo já foi Dito
escrevo porque só sei fazer isso.
não sei se digo alguma coisa.
quando digo, se digo, faço inimigos
porque o mundo é formado pelos que não dizem.
ninguém gosta que se diga
dizer exige que antes se pare com tudo:
mas não se pode parar
no mundo em que tempo é dinheiro
em que se viver se reduz ao que se produz
em que o bem se resume a ter mais bens
(lembram do "Foi Deus que me deu"?)
em que ser bom se reduz a ser O bom
em que ser alguém é deixar de ser humano
a humanidade desvive
a humanidades desfaz-se
nosso caminho é o da desumanidade:
por não querermos parar com nada
acabaremos por acabar com tudo.
isso (admito)
talvez seja o único ainda a ser dito
não sei se digo alguma coisa.
quando digo, se digo, faço inimigos
porque o mundo é formado pelos que não dizem.
ninguém gosta que se diga
dizer exige que antes se pare com tudo:
mas não se pode parar
no mundo em que tempo é dinheiro
em que se viver se reduz ao que se produz
em que o bem se resume a ter mais bens
(lembram do "Foi Deus que me deu"?)
em que ser bom se reduz a ser O bom
em que ser alguém é deixar de ser humano
a humanidade desvive
a humanidades desfaz-se
nosso caminho é o da desumanidade:
por não querermos parar com nada
acabaremos por acabar com tudo.
isso (admito)
talvez seja o único ainda a ser dito
23 junho 2018
Campanha de Camiseta
"seja você mesmo”
diz a sociedade mesma
e diz a mesma coisa a todos
seja você mesmo desde que seja o você mesmo
aceito pelos outros mesmos
que no fundo são sempre os mesmos
“seja você mesmo”
diz o cara moderninho
e diz o cara conservador
zinho
autoajudante e pleonástico
que é tão mesmo em sua mesmice
quanto todo mundo mesmo:
qualquer um que destoe
será julgado condenado preso
e pensa que não é
como todo mundo
ensimesmado em ser igual
aos iguais
que gostam andam agem
pensam sentem dizem fazem
o mesmo
sendo eles a esmo
bem como mandava a camiseta
com os dizeres: "seja você mesmo"
e todos vestiam a mesma
diz a sociedade mesma
e diz a mesma coisa a todos
seja você mesmo desde que seja o você mesmo
aceito pelos outros mesmos
que no fundo são sempre os mesmos
“seja você mesmo”
diz o cara moderninho
e diz o cara conservador
zinho
autoajudante e pleonástico
que é tão mesmo em sua mesmice
quanto todo mundo mesmo:
qualquer um que destoe
será julgado condenado preso
e pensa que não é
como todo mundo
ensimesmado em ser igual
aos iguais
que gostam andam agem
pensam sentem dizem fazem
o mesmo
sendo eles a esmo
bem como mandava a camiseta
com os dizeres: "seja você mesmo"
e todos vestiam a mesma
20 junho 2018
Nós, estes nadas
nós, as pessoas
tanto falamos em conhecer a verdade
que a verdade nem fala
ao que nem conhecemos
enquadramos a verdade
dentro de nossos próprios quadrados
e desconhecemos nossa própria quadra
passamos pelas ruas
a perpassar ignoradas passadas
e nem percebemos
pelo que passamos a dois passos:
nem olhamos ao alto nem ouvimos as aves
das abertas palmas das mãos
largamos sorrisos em palmas
mas não apanhamos nada
nem a dois palmos a frente dos olhos
nem a dois palmos
adentro das almas
e quando vemos
estamos a sete palmos
abaixo da terra
tanto falamos em conhecer a verdade
que a verdade nem fala
ao que nem conhecemos
enquadramos a verdade
dentro de nossos próprios quadrados
e desconhecemos nossa própria quadra
passamos pelas ruas
a perpassar ignoradas passadas
e nem percebemos
pelo que passamos a dois passos:
nem olhamos ao alto nem ouvimos as aves
das abertas palmas das mãos
largamos sorrisos em palmas
mas não apanhamos nada
nem a dois palmos a frente dos olhos
nem a dois palmos
adentro das almas
e quando vemos
estamos a sete palmos
abaixo da terra
17 junho 2018
o que cansa no que se vive
o que cansa no que se vive
é essa mania de ter que viver
de alguma forma determinada
como sendo a fôrma da vida
já pronta quadrada e pré-fixada
o que cansa é essa coisa
de se ter que fazer alguma coisa
mas só dentro do que já estado
e de que aquilo que se faz
ter de ser considerado
como algo já visto já feito
ou tido como aceito
o que cansa é esse algo
de ter de fazer algo na vida
mas não qualquer algo
mas só submisso à regra
já por outros regrada entendiada definida
o que cansa
é esse ter de cansar-se sem sentido
sem nem entender-se o motivo
sem nem valer-se o trabalho
a não ser o de ter de cansar-se
até sentir-se morto
para que se diga (da boca pra fora)
que se está vivo
é essa mania de ter que viver
de alguma forma determinada
como sendo a fôrma da vida
já pronta quadrada e pré-fixada
o que cansa é essa coisa
de se ter que fazer alguma coisa
mas só dentro do que já estado
e de que aquilo que se faz
ter de ser considerado
como algo já visto já feito
ou tido como aceito
o que cansa é esse algo
de ter de fazer algo na vida
mas não qualquer algo
mas só submisso à regra
já por outros regrada entendiada definida
o que cansa
é esse ter de cansar-se sem sentido
sem nem entender-se o motivo
sem nem valer-se o trabalho
a não ser o de ter de cansar-se
até sentir-se morto
para que se diga (da boca pra fora)
que se está vivo
14 junho 2018
O Tempo é Sempre
o problema do tempo
é que um dia ele chega
e quando chega
o tempo que passou
não chegou
o problema do tempo
é que um dia ele passa
e quando acaba
o tempo que acabou
(nem)
se iniciou
o problema do tempo
é que um dia ele volta
e quando volta
o tempo que se foi
não voltou
o tempo é sempre
(insuficiente)
é que um dia ele chega
e quando chega
o tempo que passou
não chegou
o problema do tempo
é que um dia ele passa
e quando acaba
o tempo que acabou
(nem)
se iniciou
o problema do tempo
é que um dia ele volta
e quando volta
o tempo que se foi
não voltou
o tempo é sempre
(insuficiente)
12 junho 2018
Eu, que te não disse nada
por que devo dizer alguma coisa
se o que importa é o que se oculta?
já dizia Goethe que "o que sabemos
é inútil": não sabemos nem nossa busca.
o que importa é a palavra que não está lá
é a porta rompida ao não-dito
é o destino dado por quem lê
ao que não foi escrito
o que importa o que (des)espero?
seria triste se eu não fosse maldito.
o verso é um silêncio entre o ingrato e o vasto
ele percorre uma estrada
em que nunca estarei comigo
uma estrada
entre o que há
e o que é nada
nem sei do que sinto e do que digo
quem dera tivesse consciência...
por que dizer algo
se o próprio Deus (que é o Verbo)
é o mistério da ausência?
se o que importa é o que se oculta?
já dizia Goethe que "o que sabemos
é inútil": não sabemos nem nossa busca.
o que importa é a palavra que não está lá
é a porta rompida ao não-dito
é o destino dado por quem lê
ao que não foi escrito
o que importa o que (des)espero?
seria triste se eu não fosse maldito.
o verso é um silêncio entre o ingrato e o vasto
ele percorre uma estrada
em que nunca estarei comigo
uma estrada
entre o que há
e o que é nada
nem sei do que sinto e do que digo
quem dera tivesse consciência...
por que dizer algo
se o próprio Deus (que é o Verbo)
é o mistério da ausência?
10 junho 2018
As Tripas da Esperança
esta humanidade faliu não sendo
e o homem não atingiu nem o fracasso
naufragou por entre mar de ouro e de aço
esmagado pelo taco do vento
ainda ouço as lágrimas que te lamento
só álcool e réquiens por onde eu passo
o sonho em sucesso era só cansaço
o riso feliz era de jumento
estes caminhos são os do extermínio
das tripas da esperança no teu rosto
o raio de Saturno em seu domínio
pragas de sapos transbordam os esgotos
e se agiganta um futuro de símios...
mas e quanto às armas? tudo está posto.
e o homem não atingiu nem o fracasso
naufragou por entre mar de ouro e de aço
esmagado pelo taco do vento
ainda ouço as lágrimas que te lamento
só álcool e réquiens por onde eu passo
o sonho em sucesso era só cansaço
o riso feliz era de jumento
estes caminhos são os do extermínio
das tripas da esperança no teu rosto
o raio de Saturno em seu domínio
pragas de sapos transbordam os esgotos
e se agiganta um futuro de símios...
mas e quanto às armas? tudo está posto.
08 junho 2018
De mais Sangue
eu não sou o meu trabalho.
em nome do quê colocamos o trabalho
acima da nossa vida?
eu não sou o que faço para ter dinheiro
eu não sou o que produzo
para a sociedade vazia e falida
eu não me resumo ao horário que cumpro
ainda não me reconheço como máquina
ainda não funciono por mecânica
me olho no espelho e ainda não vejo um robô
não me identifico como sensor eletrônico
sou algo de mais vasto de mais fundo de mais sangue
sou o que vejo o que penso o que sinto
o que busco o que amo o que tinto
não sou o que deixo para a civilização
sou o que deixo para a humanidade:
o que sou é o que vivo como humano
e só sou quando é o meu ser
em nome do quê colocamos o trabalho
acima da nossa vida?
eu não sou o que faço para ter dinheiro
eu não sou o que produzo
para a sociedade vazia e falida
eu não me resumo ao horário que cumpro
ainda não me reconheço como máquina
ainda não funciono por mecânica
me olho no espelho e ainda não vejo um robô
não me identifico como sensor eletrônico
sou algo de mais vasto de mais fundo de mais sangue
sou o que vejo o que penso o que sinto
o que busco o que amo o que tinto
não sou o que deixo para a civilização
sou o que deixo para a humanidade:
o que sou é o que vivo como humano
e só sou quando é o meu ser
06 junho 2018
Três Considerações sobre o Fim da Humanidade
I - o fim da humanidade não será
no estrondo de uma catástrofe
mas no silêncio de um vazio
II – a morte de uma civilização
não é quando morrem todos
os que fazem parte dela.
quando morre uma civilização
todos os que fazem parte dela
estavam mortos antes
III – quando pessoas
puderem decidir quais pessoas vivem quais pessoas morrem
para que a humanidade ainda exista
é porque chegou o momento
em que a humanidade já deixou de existir
no estrondo de uma catástrofe
mas no silêncio de um vazio
II – a morte de uma civilização
não é quando morrem todos
os que fazem parte dela.
quando morre uma civilização
todos os que fazem parte dela
estavam mortos antes
III – quando pessoas
puderem decidir quais pessoas vivem quais pessoas morrem
para que a humanidade ainda exista
é porque chegou o momento
em que a humanidade já deixou de existir
03 junho 2018
Sou Péssimo
as pessoas querem ser agradadas acariciadas justificadas
querem autoajudas que lhe digam que suas merdas
não fedem tanto
e que podem seguir cagando ad infinitum
até transbordar o planeta
as pessoas querem ler coisas belas-doces-bobas-bonitas
daquelas de se pendurar em paredes
ou palavras-vassouras que varram seu próprio horror
para debaixo do tapete imundo da existência
as pessoas querem palavras light diet fitness
que podem ser digeridas-lidas durante os banquetes
e que não pesem nem no estômago nem na consciência
e que não estraguem suas (in)sensibilidades delicadas
as pessoas querem palavras legais-boazinhas
de sorrisinho humilde como mordomo de palácio
que entregam cartinhas flores petiscos
em bandejas de ouro
enfim, as pessoas até gostam
de escritores-poetas
desde que façam literatura de enfeite...
ok, é tudo mesmo tão lindo!
mas ainda bem que sou péssimo nisso
querem autoajudas que lhe digam que suas merdas
não fedem tanto
e que podem seguir cagando ad infinitum
até transbordar o planeta
as pessoas querem ler coisas belas-doces-bobas-bonitas
daquelas de se pendurar em paredes
ou palavras-vassouras que varram seu próprio horror
para debaixo do tapete imundo da existência
as pessoas querem palavras light diet fitness
que podem ser digeridas-lidas durante os banquetes
e que não pesem nem no estômago nem na consciência
e que não estraguem suas (in)sensibilidades delicadas
as pessoas querem palavras legais-boazinhas
de sorrisinho humilde como mordomo de palácio
que entregam cartinhas flores petiscos
em bandejas de ouro
enfim, as pessoas até gostam
de escritores-poetas
desde que façam literatura de enfeite...
ok, é tudo mesmo tão lindo!
mas ainda bem que sou péssimo nisso
02 junho 2018
Viver à Margem
viver à margem
no meu vale em que não valho
na beira do que correnteza
intocada pela humana pata
acorrentada
apática rasa rasteira
viver à margem
melhor o barro do que o esgoto
melhor o sapo do que o rato
melhor o nada do que o produto
melhor a ruína do que o enfeite
melhor a noite do que o que é gente
do que for centro me margem distante
deixe-me no meu avante
para o meu sem-sentido ideal
longe do que correto do que sensato
do que científico do que social
não há nada nos meios
só há nos extremos
e tudo vale a pena
quando se vive
no que se extrema
no meu vale em que não valho
na beira do que correnteza
intocada pela humana pata
acorrentada
apática rasa rasteira
viver à margem
melhor o barro do que o esgoto
melhor o sapo do que o rato
melhor o nada do que o produto
melhor a ruína do que o enfeite
melhor a noite do que o que é gente
do que for centro me margem distante
deixe-me no meu avante
para o meu sem-sentido ideal
longe do que correto do que sensato
do que científico do que social
não há nada nos meios
só há nos extremos
e tudo vale a pena
quando se vive
no que se extrema
31 maio 2018
A um Vitorioso
teu olhar mudo de quem venceu o mundo
como se nem estivesse
toque surdo de trompa
que quando tocas
se tocam todos
tocados por hipocrisia
e por pompa
impassível contemplador de horizontes
sobre montes de nuncas e de impossíveis
aos toques de sinos
o tique-taque invisível
dos nossos destinos
as misérias humanas
não te tocam
nem o toque de mãos
ao final da tarde
tu cantas sem fazer alarde
porque teu é todo o futuro
(como o teu vulto
ameaçante e escuro)
Tu
intocável
Urubu
como se nem estivesse
toque surdo de trompa
que quando tocas
se tocam todos
tocados por hipocrisia
e por pompa
impassível contemplador de horizontes
sobre montes de nuncas e de impossíveis
aos toques de sinos
o tique-taque invisível
dos nossos destinos
as misérias humanas
não te tocam
nem o toque de mãos
ao final da tarde
tu cantas sem fazer alarde
porque teu é todo o futuro
(como o teu vulto
ameaçante e escuro)
Tu
intocável
Urubu
29 maio 2018
A Greve dos Caminhoneiros, Capitalismo e o próximo Presidente
A greve dos caminhoneiros não irá adiantar nada. No máximo vai conseguir baixar o preço do diesel por algum tempo, e só. Por quê? Porque o Brasil é o mais novo paraíso do capitalismo. E vai continuar sendo. Liberdade de preços, mercado autorregulador, ausência de controle estatal na economia (a não ser para salvar empresas) são apenas alguns dos princípios capitalistas básicos. Enquanto o pior do capitalismo, por sua óbvia nocividade, perde terreno em outros países, principalmente nos europeus, ganha força aqui, transfere-se cada vez mais para cá. Encontrou aqui um povo burro, ignorante, que não lê, facilmente domesticável, que baixa a cabeça como os bois pastando, e que se dobra aos golpes do chicote. Mão de obra barata. E, claro, o capitalismo selvagem, como todo predador, reconhece as carnes gordas da sua presa.
Colocar Temer no poder, um pau-mandado e traidor dos mais rasos (a aliança com o PMDB foi um dos piores e mais primários erros do PT) foi o primeiro passo para implementar a plutocracia com toda sua força em nosso país, o governo dos ricos e para os ricos, ou para os capitalistas. Provas? Simples: a aprovação da "reforma" trabalhista", terceirização, sucateamento dos serviços públicos, perdão de dívidas de grandes empresários e latifundiários, flexibilização da preservação ambiental...
Só que Temer é fraco, idiota e não tem carisma nem legitimidade popular. Por isso, o próximo presidente será alguém mais inteligente e carismático, que conseguirá manipular as massas com facilidade, e continuará o governo plutocrático, só que de uma forma um pouco mais sutil, voltado para o lucro sem limites e a qualquer custo dos capitalistas, que já tomaram conta do nosso país. Ah, e não, não será Bolsonaro. Eu disse que será alguém mais inteligente.
27 maio 2018
Quatro Batidas na Porta
seja a justiça desfeita
esteja a justiça torta
por mais que se saiba
ninguém se importa
quer passe por rio podre
quer passe por mata morta
por mais que se mate
ninguém se importa
se não pulsa alma nos olhos
e nem corre sangue na aorta
por mais que se morra
ninguém se importa
ninguém se importa
até que se escute as quatro
batidas na sua porta
esteja a justiça torta
por mais que se saiba
ninguém se importa
quer passe por rio podre
quer passe por mata morta
por mais que se mate
ninguém se importa
se não pulsa alma nos olhos
e nem corre sangue na aorta
por mais que se morra
ninguém se importa
ninguém se importa
até que se escute as quatro
batidas na sua porta
25 maio 2018
Opinião Unânime só Minha
desconfio de toda opinião unânime
ou quase unânime: pusilânime
desconfio de tudo que é tido
como já tido
como aceito
do tipo
“isso é o certo, o correto
e não tem jeito.”
desconfio de tudo que é dado
para se ficar do lado
do que é dado
como fato e ato
do que sensato
porque isso me cheira
a acrítico
a midiático
a enfático patético
patriótico patótico
idiótico mecânico
robótico
porque isso me cheira
a coisas enfiadas
pela goela
ou mais adiante
cu acima
com cobertura
de chocolate
e lubrificante
ou quase unânime: pusilânime
desconfio de tudo que é tido
como já tido
como aceito
do tipo
“isso é o certo, o correto
e não tem jeito.”
desconfio de tudo que é dado
para se ficar do lado
do que é dado
como fato e ato
do que sensato
porque isso me cheira
a acrítico
a midiático
a enfático patético
patriótico patótico
idiótico mecânico
robótico
porque isso me cheira
a coisas enfiadas
pela goela
ou mais adiante
cu acima
com cobertura
de chocolate
e lubrificante
23 maio 2018
Águia Estilhaçada
olho para a humanidade e fico.
para as pessoas que passam e não.
vão como se fossem vãos
em vão pelo que nunca há de ser
que existem sem ver ou ir
que não hão de se alcançarem.
tudo aquilo que se gera e perde.
águia estilhaçada ao chão.
imenso do que foi sentido
em que há sempre um mas ainda mais imenso
que dessente a tudo.
emissões de pensamentos que se deixaram.
galáxias de possibilidades desfragmentadas.
luz de atrações desmagnetizadas.
altos desígnios revogados.
livro escrito nunca iniciado.
páginas de um vasto universo em branco.
o latente de um vazio que quase
mas não.
sei que fracassei:
meu poema não foi.
melhor assim
a humanidade também
não atingiu o seu fim.
para as pessoas que passam e não.
vão como se fossem vãos
em vão pelo que nunca há de ser
que existem sem ver ou ir
que não hão de se alcançarem.
tudo aquilo que se gera e perde.
águia estilhaçada ao chão.
imenso do que foi sentido
em que há sempre um mas ainda mais imenso
que dessente a tudo.
emissões de pensamentos que se deixaram.
galáxias de possibilidades desfragmentadas.
luz de atrações desmagnetizadas.
altos desígnios revogados.
livro escrito nunca iniciado.
páginas de um vasto universo em branco.
o latente de um vazio que quase
mas não.
sei que fracassei:
meu poema não foi.
melhor assim
a humanidade também
não atingiu o seu fim.
21 maio 2018
Fazer Parte da Humanidade
fazer parte da humanidade
ser obrigado por lei
a viver de acordo com a lei
a lei que foi acordada por outros
sem que você participasse do acordo
fazer parte da humanidade
ter que trabalhar quando não se quer
quando não se pode
quando não se deve
naquilo que não se quer
para fazer algo que se queira
fazer parte da humanidade
ter que aparentar o normal
parecer como os parecidos
aceitar para ser aceito
e depois se preocupar
se enervar se estressar se matar
para poder viver em paz
fazer parte da humanidade
passar a vida inteira cansado
para poder enfim descansar
deixar de fazer o que se quer
para dizer que tem a vida que se quis
e ter que ser responsável
para assumir a responsabilidade
de que se é infeliz
fazer parte...
meu Deus, quanta miséria!
ainda bem
que se faz Arte
ser obrigado por lei
a viver de acordo com a lei
a lei que foi acordada por outros
sem que você participasse do acordo
fazer parte da humanidade
ter que trabalhar quando não se quer
quando não se pode
quando não se deve
naquilo que não se quer
para fazer algo que se queira
fazer parte da humanidade
ter que aparentar o normal
parecer como os parecidos
aceitar para ser aceito
e depois se preocupar
se enervar se estressar se matar
para poder viver em paz
fazer parte da humanidade
passar a vida inteira cansado
para poder enfim descansar
deixar de fazer o que se quer
para dizer que tem a vida que se quis
e ter que ser responsável
para assumir a responsabilidade
de que se é infeliz
fazer parte...
meu Deus, quanta miséria!
ainda bem
que se faz Arte
19 maio 2018
Quando Música
I - o bom da música (quando música)
não é que ela pode dizer tudo sem dizer nada
é que ela diz o que se quer
sem ser coisa explícita ou explicada
II - o bom da palavra
é que se eu quero dizer fúria
eu digo fúria
e se eu quiser dizer vida
eu digo nada
III - o bom da ironia
é que ela debocha
mas não traz alegria
é que ela faz graça
mas não é coisa engraçada
não é que ela pode dizer tudo sem dizer nada
é que ela diz o que se quer
sem ser coisa explícita ou explicada
II - o bom da palavra
é que se eu quero dizer fúria
eu digo fúria
e se eu quiser dizer vida
eu digo nada
III - o bom da ironia
é que ela debocha
mas não traz alegria
é que ela faz graça
mas não é coisa engraçada
17 maio 2018
Sol, vai dormir!
Sol, poupa-te , não te sejas...
para que fazer que acordem
os que não ouvem teus acordes?
mulambentas múmias humanas
marionetes mancas mecânicas
aquelas
no que resta
do que nem são elas
entre poeiras e esteiras
um buraco em meio às telas
dos seus vazios inchados de nadas
aos sorrisos das vidas falhadas
enfeites entre as duas orelhas
intervalos das cabeças
retrocedidas retorcidas retardadas
Sol, para que iluminas?
que luz entrará
pelos porões de ratos
( inúteis fúteis trabalhos)
dos humanos corações?
o coração...
este músculo gorduroso
entre estúpidos pulmões
Sol, pra que acordas essa gente?
aqueles olhares
(restos hospitalares)
de almas que se lepraram
e roeram seus próprios dentes
Sol, basta de clarear
o fundo da nossa decepção
deixa-nos e vai além
para que nascer para todos
se o todos inclusive eu
não somos nada nem ninguém?
para que fazer que acordem
os que não ouvem teus acordes?
mulambentas múmias humanas
marionetes mancas mecânicas
aquelas
no que resta
do que nem são elas
entre poeiras e esteiras
um buraco em meio às telas
dos seus vazios inchados de nadas
aos sorrisos das vidas falhadas
enfeites entre as duas orelhas
intervalos das cabeças
retrocedidas retorcidas retardadas
Sol, para que iluminas?
que luz entrará
pelos porões de ratos
( inúteis fúteis trabalhos)
dos humanos corações?
o coração...
este músculo gorduroso
entre estúpidos pulmões
Sol, pra que acordas essa gente?
aqueles olhares
(restos hospitalares)
de almas que se lepraram
e roeram seus próprios dentes
Sol, basta de clarear
o fundo da nossa decepção
deixa-nos e vai além
para que nascer para todos
se o todos inclusive eu
não somos nada nem ninguém?
14 maio 2018
Tornado
Tornado que retorna eterno à minha torre
se contorce entre o interno teu olhar em torno
e que em (re)volta sopra o que trovoa os nervos
como ciclone-valsa a me voltear em sangue
a tornear infernos como vertigem-corvo
em beethoven-raios do que revolto venta
vendaval tormenta que me tornei de novo
momento denso do que me atormenta o tempo
na trompa do que sinto a respingar de vinho:
e na outra vez que de em revolta vieres torno
à
torre de retorno eterno que me hei Tornado...
se contorce entre o interno teu olhar em torno
e que em (re)volta sopra o que trovoa os nervos
como ciclone-valsa a me voltear em sangue
a tornear infernos como vertigem-corvo
em beethoven-raios do que revolto venta
vendaval tormenta que me tornei de novo
momento denso do que me atormenta o tempo
na trompa do que sinto a respingar de vinho:
e na outra vez que de em revolta vieres torno
à
torre de retorno eterno que me hei Tornado...
11 maio 2018
Música ouvida entre o antigo e o moderno
melodia do que me ias
(quando era nos meio dias)
e agora é minha companhia
a esta matilha de finais
quanto mais eu quando convosco
eu restrinjo-me ao que me afrio
melodia de astro e foice
fogo-fátuo que me assinais
melodia do que me entarde
sois som que vos busca e me mata
sois rosa esmagada entre o ver-me
fostes ar que não mais brilhais
melodia do que me ocaso
sois voz em silêncio e desprezo
sois sino que flauta ao que beijo
(não melodia: melonoite)
entre Poe e seu Nunca Mais
(quando era nos meio dias)
e agora é minha companhia
a esta matilha de finais
quanto mais eu quando convosco
eu restrinjo-me ao que me afrio
melodia de astro e foice
fogo-fátuo que me assinais
melodia do que me entarde
sois som que vos busca e me mata
sois rosa esmagada entre o ver-me
fostes ar que não mais brilhais
melodia do que me ocaso
sois voz em silêncio e desprezo
sois sino que flauta ao que beijo
(não melodia: melonoite)
entre Poe e seu Nunca Mais
09 maio 2018
Manchetes (anti)Poéticas para os Jornais Contemporâneos (ou Contemporários)
I – O Ministério da Saúde adverte:
quem pensa não é feliz.
Mas se for pensar, não escreva.
Se for escrever, não pense.
II – Robôs quase humanos
são desenvolvidos para tomar o lugar
de humanos quase robôs
e vice-versa
III – Extra! Um modelo de carro a mais
e uma espécie de bicho a menos
IV – Nova descoberta da ciência
causa nova encoberta da consciência
V – Tecnologias de última geração
condenam espécies à sua última geração
VI– Seção Autoajuda:
para conhecer o valor do Bem
possua um bem de Valor
quem pensa não é feliz.
Mas se for pensar, não escreva.
Se for escrever, não pense.
II – Robôs quase humanos
são desenvolvidos para tomar o lugar
de humanos quase robôs
e vice-versa
III – Extra! Um modelo de carro a mais
e uma espécie de bicho a menos
IV – Nova descoberta da ciência
causa nova encoberta da consciência
V – Tecnologias de última geração
condenam espécies à sua última geração
VI– Seção Autoajuda:
para conhecer o valor do Bem
possua um bem de Valor
07 maio 2018
Uma Lenda e um Tributo a Brahms
Hoje, 185 anos de Johannes Brahms, um dos maiores gênios que já existiram. Exemplo de arte e de vida. Meu compositor favorito. Em 2009, escrevi o conto que segue em homenagem ao gênio musical de Brahms e à sua influência sobre minha vida. Em 2013, reelaborei e republiquei o conto. Agora, publico-o novamente:
É manhã. E caminho pelo campo a descobrir o que é que me observa. E o campo é verde, vivo e vasto. Alguém, algo, algum ser, de forma permanente e misteriosa, oculto sob o invisível, vigia-me cheio de presságios... É aurora e o sol sobe como quem canta. E a aurora é bela e fria. No céu imensamente azul, no céu estranhamente azul, uma grande ave paira sobre meus sonhos. É ela que me observa? Porém quem é que toca a Sinfonia nº. 1 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, porém não sei de onde ela nasce.
Dos grandes e roxos olhos da ave eu fito a saudade. E a ave parte ao longe sob o sol que brilha e assim percebo que não é ela que me observa. Sol que brilha como quem ama. Imperador , doador da vida, que também mantém fixo seus olhos de luz, fogo e raio sobre minha consciência. Mas não é ele que me observa. À medida que caminho por entre flores e enxames de borboletas, vejo que o astro solar ascende entre o que existe, cintila sobre a tranquilidade escura e iminente das folhas ancestrais das árvores das matas que avisto na distância do meu desejo. E a cintilar nas árvores fêminas, o sol proclama com cristalinas trombetas que não é ele que me observa, porque ele somente o faz durante o dia, e quem me observa o fará eternamente... Porém quem é que toca o concerto para piano nº. 2 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
Vem uma névoa do onde não é. Névoa densa e fria e longa e bela. Um céu nublado que amorteceu a luz solar. E o sol se mortifica em benefício à sombra. Um gelado estremecimento anímico traz consigo um inconcebível enigma... Que almas são aquelas que diviso flutuando invisíveis por entre a neblina? Que dança de espectros assoma solene ascendendo em alto cedro negro. Espíritos brancos e céleres valsam em perfeito equilíbrio e simetria e miram meus olhos, mas não são eles que me observam, apesar de tão fantástico espetáculo. Quem é que berra dentro do bosque? Bosque em sonhos, sombrio. Contudo não sou eu que sonho. Porém quem é que toca o Trio para piano, violino e violoncelo n°1de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
É Tarde. Sinto que parte minha inspiração, ainda que permaneça ouvindo tantos gritos e grunhidos e rugidos e urros e gemidos e lamentos e murmúrios e sussurros que caem e sobem, que vão e voltam, que voam e brilham, que crescem e morrem, que dançam e beijam na tarde em névoa da mata inaudita. E sei que não são essas coisas que me observam. Há segredos e arcanos inacessíveis por trás de tão largo labirinto. Porém, quem é que toca o quarteto para piano e cordas nº. 3 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
Correu por entre o tenso um gato-do-mato. Dizem que há algo que não é nos olhos dos felinos. Escondeu-se atrás de um cipreste. Que nuvens etéreas se evolam daquele cipreste, carregadas de intensa paixão desesperada?... No entanto, a paixão não é minha. Talvez eu perca minha paixão. Sei que a vertigem em um dos galhos do cipreste mergulha na emotividade psíquica daquelas nuvens vermelhas que não sei de onde caem. Só sei que não existem ciprestes em nossas matas nativas... Portanto, não é nem o gato nem o cipreste que me observam. E nem mesmo aquele seres inclassificáveis que agora cruzam montados em lobos-guarás. Porque eu os conheço. Avistando as longínquas colinas e coxilhas longas e adormecidas sob as nuvens densas, tensas, nervosas e carregadas, eu sei que não é ele. Seu sorriso lembra algo absolutamente familiar. Eu, um cavaleiro de uma coroa perdida há muitos séculos, eu, um nada absoluto, fitando os cavalos e as ovelhas pastarem ao longe... Sei que não pode ser ele. Porém, quem é que toca o Concerto para Violino de Brahms Op.77 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
Inverno magnífico e trágico! Vejo teus olhos com febre nos horizontes. Olhos que choram e sangram lilases. Talvez sejam eles que me observam. Talvez eu esteja atingindo o ápice do segredo, o auge de todos os enigmas e mistérios... Mas não... O que é que importa? Porém quem é que toca o Quarteto para Cordas n°1 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
A névoa se dissipa. Meu coração se acalma e segue batendo lento, muito lento, sublimemente lento, canhestramente lento. Já que não sou mais eu. Sou talvez uma possibilidade de fuga. Aqueles perfumes balsâmicos dos pântanos e arbustos já assombrados e alarmados surgem melancólicos, enquanto o sol asfixiado em incensos desmaia cantando no chumbo, no verde, no roxo do céu de ocaso. Simultaneamente, aos berros de sapos, uma lua titânica surge em plenilúnio, carregada, fantasmagórica, ascendendo rápido por entre invisibilidades e nimbos. Inauditamente amarela e dourada. Uma lua noturna nasce triunfante e pungente. Quantos anseios e ânsias, e desejos e sonhos cavalgam com ela naquele conhecido dramático tropel? E quem é que me observa? E quantos fantasmas violinam no crepúsculo tardio que avança? E quantos seres que não sei que seres dançam nas nuvens avermelhadas, arroxeadas, acinzentadas e inflamadas na noite que ainda não é? Que Dança Fatal é esta que me inquieta e perturba? Divina ou demoníaca? Porém quem é que toca o Quinteto op. 34 de Brahms? Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
E aquela lua onírica que me observa? E aquela lua de vinho? E aquela noite em que te amo? E aquela coruja? Aquela noite sangrenta... Aquela lua de lábio... Aquelas estrelas de Eros... Aquele longe de alma... Aquele vento de olhos... Aqueles astros pagãos... Aquela noite que é tua. Mas não é ela que me vigia, que me contempla, que me observa. Aquela lua não é a lua. Aquela lua é um sinal, talvez Trono, talvez Virtude. Talvez Deusa-Mãe. E dela goteja o que sonhei. Grotescos sentimentos. Gotejam olhos e tristezas de distante. Existências que se calamitam. Coisas rubras ao redor das árvores se abraçam com as minhas aspirações inexistentes, estranhamente velhas, nunca-vistamente verdes. E quem é que me observa? Porém quem é que toca o Réquiem Op.45 de Brahms. Sim, porque vibra essa obra em meus tímpanos, mas não sei de onde ela nasce.
Ainda não é noite, é quase. Subindo, eu fito a noite se menstruando de onde partem sussurros e músicas em surdina, e cantos de despedaçados espíritos, e sonhos de amores fatais, febres de inflamações cardíacas, tragédias de sublimes arquétipos do espaço infinito, da eternidade que assombra, de beijos sanguíneos na boca, na língua, que pairam nos dilacerados outonos entristecidos. Vejo olhos em todos os cantos, em todos os rios, em todas as matas, em todos os céus, em todos os seres! Quem é que me observa? E quem é que toca Brahms? Quem é que toca Brahms numa tormenta apocalíptica, a febre de Brahms, a fúria de Brahms, o sonho de Brahms! Quem é que toca Brahms, quem é que me observa? A Tristeza? A Tragédia? A Paz? A Força? A Paixão? A Tempestade? De Brahms? Que jamais se rende, que jamais se verga, que jamais se entrega!
Sim, porque vibra a Sinfonia nº. 4 de Brahms em meus tímpanos, e agora eu sei de onde ela nasce... É tu que tocas, é tu que me observas...
É Noite. E pela primeira vez sinto medo, pois estou no escuro da Noite e sei que é tu que me observas... Eu sigo meu caminho, olhando-te, somente com a lâmpada daquela nota em dó menor...
Uma
05 maio 2018
Explicações
não me explico.
por que deveria dar um motivo?
reservo-me o indizível direito
(com o que faço
só eu devo estar satisfeito)
de dizer-me ou não:
se for pelo sentir mais alto
(ou sonho que me tomou de assalto)
de meu eu me desdigo
que nunca falo do meu falo
e não sou meu próprio umbigo
as palavras são asas veladas
que não tenho e que sustenho
sem ter que ter no meu chão
(só a mim interessa o meu não)
algo de lago sobre o mar
e o lento da morte ante o luto
sempre em segredo a te olhar
a minha palavra é longo longe de mim
e por outra maior estrada
se eu tivesse que explicar tudo
melhor seria não dizer nada
por que deveria dar um motivo?
reservo-me o indizível direito
(com o que faço
só eu devo estar satisfeito)
de dizer-me ou não:
se for pelo sentir mais alto
(ou sonho que me tomou de assalto)
de meu eu me desdigo
que nunca falo do meu falo
e não sou meu próprio umbigo
as palavras são asas veladas
que não tenho e que sustenho
sem ter que ter no meu chão
(só a mim interessa o meu não)
algo de lago sobre o mar
e o lento da morte ante o luto
sempre em segredo a te olhar
a minha palavra é longo longe de mim
e por outra maior estrada
se eu tivesse que explicar tudo
melhor seria não dizer nada
03 maio 2018
Maldição
não sei nunca saberei por que escrevo.
não há nada que eu ganhe no que faço
nem dinheiro nem glória nem abraço
nem curo meu mal e em nada me inscrevo
talvez seja assim meu último credo
único som que deixo como rastro
único sangue a valer meu cansaço
única forma em que sou meu segredo
vale tanto porque não vale nada:
o que vale não merece seu preço
só vale a vida que nos é não dada
escrever é conhecer que me esqueço
sentir o não-ser da vida alcançada
em que serei morto e em que permaneço
não há nada que eu ganhe no que faço
nem dinheiro nem glória nem abraço
nem curo meu mal e em nada me inscrevo
talvez seja assim meu último credo
único som que deixo como rastro
único sangue a valer meu cansaço
única forma em que sou meu segredo
vale tanto porque não vale nada:
o que vale não merece seu preço
só vale a vida que nos é não dada
escrever é conhecer que me esqueço
sentir o não-ser da vida alcançada
em que serei morto e em que permaneço
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