29 maio 2018

A Greve dos Caminhoneiros, Capitalismo e o próximo Presidente

A greve dos caminhoneiros não irá adiantar nada. No máximo vai conseguir baixar o preço do diesel por algum tempo, e só. Por quê? Porque o Brasil é o mais novo paraíso do capitalismo. E vai continuar sendo. Liberdade de preços, mercado autorregulador, ausência de controle estatal na economia (a não ser para salvar empresas) são apenas alguns dos princípios capitalistas básicos. Enquanto o pior do capitalismo, por sua óbvia nocividade, perde terreno em outros países, principalmente nos europeus, ganha força aqui, transfere-se cada vez mais para cá. Encontrou aqui um povo burro, ignorante, que não lê, facilmente domesticável, que baixa a cabeça como os bois pastando, e que se dobra aos golpes do chicote. Mão de obra barata. E, claro, o capitalismo selvagem, como todo predador, reconhece as carnes gordas da sua presa.

Colocar Temer no poder, um pau-mandado e traidor dos mais rasos (a aliança com o PMDB foi um dos piores e mais primários erros do PT) foi o primeiro passo para implementar a plutocracia com toda sua força em nosso país, o governo dos ricos e para os ricos, ou para os capitalistas. Provas? Simples: a aprovação da "reforma" trabalhista", terceirização, sucateamento dos serviços públicos, perdão de dívidas de grandes empresários e latifundiários, flexibilização da preservação ambiental...

Só que Temer é fraco, idiota e não tem carisma nem legitimidade popular. Por isso, o próximo presidente será alguém mais inteligente e carismático, que conseguirá manipular as massas com facilidade, e continuará o governo plutocrático, só que de uma forma um pouco mais sutil, voltado para o lucro sem limites e a qualquer custo dos capitalistas, que já tomaram conta do nosso país. Ah, e não, não será Bolsonaro. Eu disse que será alguém mais inteligente.

Nenhum comentário: