04 novembro 2021

Nunca fomos tão egoístas

a humanidade nunca foi tão egoísta como na era atual.
a chamada preocupação (ou amor) com o próximo
é tão somente uma união de interesses 
problemas ou finalidades em comum.
se mudar o interesse, muda a união.
nunca fomos tão individualistas
nunca nos achamos tanto o máximo.
cada um de nós está convicto 
de que é melhor que o outro
(o que o torna melhor que todos)

"o outro é culpado, eu sou inocente.
o outro é fracassado, eu sou vencedor.
o outro é pobre porque quer.
o outro é infeliz porque escolheu assim.
o outro errou e não tem motivos
eu errei mas tenho meus motivos
(quer dizer, na verdade, nem errei).
o outro é problemático, eu sou de boas.
o outro é tóxico, eu sou saudável."

sempre minimizamos o que fazemos contra o outro
sempre maximizamos o que o outro faz contra nós.
o problema de tudo é sempre os outros
o mundo está como está por causa dos outros.
olhamos tanto para nossos próprios umbigos
que nunca nos olhamos no espelho.
falamos tanto em conhecer a verdade
mas ninguém quer conhecer a verdade por inteiro
somente aquela parte da verdade
que vai de acordo com nossas crenças ou expectativas
ou simplesmente que faça nos sentir bem e justificados
e paramos por aí.
ah sim, claro, há exceções
mas ninguém é uma delas.


Nenhum comentário: