17 novembro 2019

Eduardo Leite - Bolsonaro: a Destruição do Serviço Público em Nome do Lucro dos Ricos

Os desgovernos de Bolsonaro e, aqui no RS, de Eduardo Leite, têm um propósito claro e ostensível: destruir o serviço público em todos os setores, a começar pelo da Educação, já que a Educação é a base, o pilar de toda nação que busque algum desenvolvimento consciente. Desestruturá-la é a melhor forma de impedir o surgimento de mentes pensantes, que constituem a principal ameaça ao neoliberalismo.

As intenções de Bolsonaro eram conhecidas desde a campanha, muito embora, uma vez no poder, elas se mostraram muito mais descaradas e perversas. Já Eduardo Leite fez o jogo da "oposição consciente" a Sartori, uma vez que o outro desgoverno, o de Sartori, estava afundando o estado, e soaria muito feio dizer que se realizaria uma continuação. Depois de eleito, como é natural em políticos hipócritas, ou seja, a grande maioria deles, ostentou sua verdadeira cara: Leite é um discípulo de Sartori, tanto nas intenções quanto na hipocrisia. Sartori colocou a máscara do tiozinho simpático"; Leite, a do "bom moço bem intencionado".

Mas como de boas intenções o inferno está cheio, ainda mais quando essas intenções não são boas coisa nenhuma, Leite está seguindo à risca a cartilha neoliberal que Sartori implantou e que agora Bolsonaro tenta fazer no Brasil (seguindo a linha de Temer com mais crueldade e idiotice):  isenção fiscal para grandes empresas (ou seja, abrir mão dos impostos pagos pelos ricos), ausência de combate à sonegação fiscal e a privilégios, perdão de dívidas de grandes empresários e latifundiários, privatização, entrega a preço de banana as riquezas naturais da nação para a iniciativa privada, taxação da renda já diminuta dos mais pobres, redução drástica dos direitos trabalhistas, incluindo, é óbvio, os direitos à aposentadoria, afrouxamento da legislação ambiental e sucateamento dos seus órgãos de fiscalização, e, é claro, por fim, culpabilização do servidor público pelos males do país e destruição gradativa dos serviços prestados à população, principalmente os direcionados aos mais vulneráveis e discriminados.

No RS, enquanto os direitos e salários dos servidores estão sendo atacados de forma absurda e desumana, principalmente em se tratando da categoria do magistério, a sonegação fiscal bate recordes todos os anos. A estimativa do sonegômetro RS é de que já foram sonegados até agora 8,5 bilhões de reais dos cofres públicos. Só ESTE ANO. Sonegar é um eufemismo, porque a palavra deveria ser ROUBAR. Sonegação é o nome que se dá quando o empresário rouba do consumidor e coloca o dinheiro que deveria ir para o estado no seu próprio bolso. É aquilo que faz o dono da Havan, por exemplo, e depois é aplaudido por seus clientes roubados e imbecilizados.

Não há nada de complicado no pensamento neoliberal. Pelo contrário, é um pensamento rasíssimo: tira-se dos pobres para dar aos ricos. Robin Hood ao contrário. Tudo é feito pensando-se nos lucros das empresas e do agronegócio. No caso do serviço público, a primeira coisa a fazer é sucateá-lo, ir minando suas estruturas, pagando a mídia para divulgar só o que interessa ao governo, para que a população mal informada pense que o serviço está ruim por culpa dos servidores, e que a solução é ir para a iniciativa privada. Pagar para a iniciativa privada aquilo que é direito do cidadão contribuinte.

Tem gente que aplaude. Ou porque é beneficiada ou porque é idiota mesmo.

Crédito da Imagem: Luiz Paulo Nunes Milani




Nenhum comentário: