11 janeiro 2016

Uma Pergunta (sobre um tema de E.A.Poe)

“O que vejo, o que sou e suponho
não é mais do que um sonho num sonho.”

disseram-me
que o real é isso
que se vê
mas há lagos em que o fundo
nunca alcança a existência de nosso pé

o que existe existe
ou existe porque eu penso que existe?
dependendo de como se vê
(casório ou velório)
a flor é alegre
ou é triste

e quem me dirá que pensar é saber
se sempre quando penso
me vêm pensamentos
que nem sei de onde vêm?
se eu pensasse certo
sobreviveria no nada do deserto?

só se sente o sonho
quando o sonho chega ao fim
e ainda quando sinto
não domino o que vem-me a sentir
e o vinho só é tinto
porque os meus olhos
(que têm limites para abrir)
o percebem assim

o que é ser o que é
se nem se sabe o que é o ser?
o que sinto e vejo
vale para todos
ou é só o meu desejo?

e isto é um verso
ou é só um nada
em um sonho do universo?


Nenhum comentário: