09 maio 2015

O que é melhor à População: Sonegar ou Assaltar Bancos? Sonegação roubou 490 bilhões de reais só em 2010

Hoje, na época das aparências, uma empresa cresce através mais da sua imagem do que seu produto ou serviço. Isso é ruim? Só por si, não. Ruim é quando fica somente na imagem. Aí seu marketing vira enganação. E convenhamos, Marketing e Enganação têm andado de mãos dadas há muito tempo. Há muitas empresas por aí que querem nos vender gato por lebre, rato por neve, longo por breve.

As grandes empresas, e não só as grandes, em sua grande maioria, não gostam de transparência, de "pingo nos is", de serem totalmente honestas com os clientes. Isso não dá lucro. E o que pode ser escondido, será. É o caso  agora da lei da Não-Rotulagem Obrigatória em Alimentos Transgênicos, recentemente aprovada no Congresso, de autoria do cara que está em todas que vão contra os direitos "alimentares" dos brasileiros: Luís Carlos Heinze. Esse senhor serve ao povo? Não, ao agronegócio, serve às grandes empresas, ele e toda sua galera gaúcha que lá no Congresso. envergonha o RS, quase todos do PP.

Então, aí está mais um direito arrancado do consumidor e dado às empresas do setor alimentar: ESCONDER que utilizam produtos transgênicos.

E você, leitor, sabe, por exemplo, quais são as empresas que sonegam seus impostos? Aquelas que não dão notas fiscais, são algumas. E são muitas, não é verdade? Já houve empresas em que pedi a nota e que falaram que NO MOMENTO não podia fornecê-la. Ofereceram-me um RECIBO. Sonegação é roubo. Mas aí surgem alguns empresários que defendem a sonegação, dizendo que os impostos são exagerados, injustos etc. Tudo bem, mas então, se é assim, por que eles não devolvem para o cliente os impostos que pagamos EMBUTIDOS em seus produtos ou serviços? Para onde vai esse dinheiro? Ah, acho que eles o embolsam, não é mesmo?

De modo que, para a população, assaltar bancos é bem menos daninho que sonegar impostos. No primeiro caso, rouba-se dos ricos e de um sistema que vive da exploração do trabalhador.


Sobre o assunto, transcrevo trecho de um texto escrito pelo escritor, professor e jornalista Juremir Machado da Silva:


"A Tax Justice Network, organismo com sede em Londres, garante, com base em pesquisa, que, somente em 2010, a evasão fiscal teria roubado R$ 490 bilhões dos cofres da Receita Federal brasileira. Por que não tem manifestação na Avenida Paulista contra essa bandalheira? O pessoal do impostômetro não gosta de falar do sonegômetro. Tem o dia sem impostos. Poderia ter o ano sem sonegação.

A corrupção dos políticos é fichinha perto da corrupção dos empresários, que atende pelo nome vulgar de sonegação. Uma coisa não absolve a outra. Parcerias são frequentes. Curiosamente os sonegadores vão às manifestações contra a roubalheira com cartazes incríveis do tipo “sonegação não é corrupção”. São os defensores do Estado mínimo.

Por que a sonegação corre solta? Por causa da impunidade. Sonegador sempre encontra um jeito de escapar. Enquanto se pretende diminuir a idade penal para colocar adolescente em presídio de adultos, alimentando a escola do crime, os sonegadores passeiam nos seu carrões, esbaldam-se nas suas mansões, contratam “consultorias” para resolver seus probleminhas com o fisco e passam férias em paraísos mais do que fiscais: totais, naturais e protegidos. É por isso que eu sempre digo: o grande problema do Brasil é a impunidade. Os grandes bandidos, os sonegadores, raramente são perturbados. A Papuda ainda é um território desconhecido para eles. Que doce vida.""



Nenhum comentário: