13 abril 2015

Morte dos Oceanos: "...por 3 mil milhas náuticas, não havia nada vivo à vista."


Recebo da organização Avaaz, o e-mail que segue:

"Ao retornar de sua última travessia no Oceano Pacífico, o navegador profissional Ivan Macfadyen trouxe um alerta assustador: 


'Estava acostumado a ver tartarugas, golfinhos, tubarões e muitas aves migratórias. Desta vez, porém, por 3 mil milhas náuticas, não havia nada vivo à vista.' 

Uma extensão do mar antes vibrante estava assustadoramente quieta, coberta de lixo. 

Especialistas chamam o fenômeno de colapso silencioso. Embora apenas poucos de nós vejam dessa forma, somos a sua causa: sobrepesca, mudanças climáticas, acidificação e poluição devastam nossos oceanos e dizimam espécies inteiras. Não é apenas a extinção de milênios de maravilhas e belezas, é também o impacto em nosso clima e em toda a vida na terra."

Isso quanto aos oceanos. Quanto aos rios, creio ser oportuno acrescentar a declaração do reconhecido fotógrafo profissional Sebastião Salgado (cuja obra é tema do filme "O Sal da Terra"), publicada no portal Sul21 (conferir aqui.):


“Matamos os nossos rios e as nossas florestas, e não há partido ou político que vá resolver isso sozinho”, atesta Sebastião Salgado. Para ele, o problema da crise hídrica brasileira é “de toda a sociedade. Todos somos seres políticos e temos responsabilidades sociais”.

As ações do fotógrafo de 71 anos vão além do discurso afinado. Desde 1998, ele e sua esposa, Lélia Wanick, mantém o Instituto Terra, responsável pelo plantio de mais 2 milhões de árvores em Aimorés, no interior de Minas Gerais. De acordo com Salgado, a falta de água tem sido mais sentida agora, “mas esse problema já vem acontecendo há muito tempo. Se estivéssemos cuidando dos rios e das florestas, não estaríamos tão dependentes das chuvas para encher os reservatórios”.

Os trechos acima, deixo-os para reflexão. Nosso futuro está se revelando um tanto sombrio. E torna-se ainda mais sombrio quando nós, humanos, negamo-nos a perceber a magnitude de sua sombra...

Nenhum comentário: