09 julho 2014

Continuo com 100% nos palpites. E agora, o Campeão?


As semifinais acabaram, e eu mantive meu aproveitamento de 100% nos palpites nas fases decisivas. Nas semifinais apostei em Alemanha e Argentina. Agora só falta acertar o campeão para tomar o lugar do polvo Paul. Mas aí é que está o problema. Alemanha ou Argentina? Dificílimo.

O que conta em favor da Argentina? 

1) Messi, que mesmo jogando muito pouco na semifinal, todos sabem que ele pode fazer uma jogada genial a qualquer momento e decidir o jogo.

2) O fato de jogar na América do Sul, pois nunca um europeu ganhou copas por aqui. Aliás nunca um europeu ganhou copas no continente americano. Além disso, a torcida argentina, sempre com enorme presença, será um diferencial. 

3) O equilíbrio em títulos mundiais entre europeus e sul-americanos. Nunca (e podem conferir) o continente europeu ou sul-americano abriu dois títulos mundiais de vantagem sobre o outro. Agora, por exemplo, a Europa está com 1 de vantagem, 10 títulos europeus contra 9 sul-americanos. Se a Alemanha vencer, a Europa abrirá dois. Haverá pela primeira vez na história 3 títulos europeus seguidos (Itália, 2006 - Espanha, 2010 - Alemanha, 2014) e pela primeira vez os europeus abrirão 2 títulos de vantagem. Essas estatísticas contam, não é mera coincidência.

4) A tradicional garra argentina, a tradição de crescerem em jogos decisivos.

O que conta a favor da Alemanha?

1) Um time mais equilibrado e mais entrosado, com grandes jogadores que sabem jogar em equipe, na tradicional organização e força alemãs, dentro de um esquema tático consistente e inteligente.

2) A moral e a confiança elevadíssimas com que entrarão em campo os alemães após o massacre aplicado no Brasil. Caso fosse o contrário, o Brasil goleando a Alemanha, o Brasil poderia entrar de salto-alto. Com os alemães, dificilmente isso acontecerá.

3) O desgaste argentino com a prorrogação e pênaltis contra a Holanda, além da ausência de Di Maria. 


4) Uma curiosidade muito interessante, que calculei e publiquei aqui no início da Copa, logo após estreia da Alemanha, e republico:

"O Brasil foi tricampeão do mundo em 1970 e tetra em 1994, 24 anos depois. A Itália foi tricampeã em 1982 e tetra em 2006, 24 anos depois. A Alemanha foi tricampeã em 1990. Fica a pergunta: a coincidência da "transição" dos tris para os tetras prosseguirá, e a Alemanha será tetra em 2014, 24 anos depois? A julgar pelo seu jogo de estreia, com a goleada que humilhou Portugal, é bem possível. Aliás, é o meu palpite. Alemanha tetra."


Esse era meu palpite no início da Copa. Agora, não sei, estou em dúvida. Qualquer um que vencer será perfeitamente plausível. Qual time é melhor? O da Alemanha, sem dúvida. Mas isso nem sempre decide. A Argentina tem o melhor jogador. Isso também não garante nada. É equilíbrio demais. Em quem apostar? Ok, já que futebol é chute, vou chutar: Argentina. 

Nenhum comentário: