14 março 2014

da Vida Real (ao Dia Nacional da Poesia)

há uma vida
que não a vivida
um outro lugar
onde eu devia estar
e que é o meu dever
mas onde não me vejo
porque não encontro um ponto
entre o meu desejo
e o meu ser

os homens
fazendo-me fôrmas disformes
quiserem convencer-me
de que o rastejar de verme
e o estar dentro dos moldes
é o mesmo que vida
ou coisa que o diga

fizeram de suas vidas
só os meios de se viverem
que acaba por não ser nada
por não chegar a fins nenhum
mas querem que entre eles
e seus motivos reles
eu me sinta vivo
sendo o só de mais um

há uma vida
que não a vivida
onde eu deveria viver
mas há um abismo fundo
entre o que é mundo
e o que sinto em meu ser...

Poema ao Dia Nacional da Poesia, comemorado hoje, 14 de março, aniversário de Castro Alves


Nenhum comentário: