02 abril 2013

Monografia

O amigo e professor Diego Fiorenza Nunes, em sua monografia de conclusão do Curso de Letras, escolheu abordar a minha obra, mais especificamente, meus textos em prosa, analisando o conto "A Morte Lenta da Bela Mulher". O Diego realizou um competente e abrangente trabalho, analisando o conto sobre diferentes aspectos e relacionando-o com as influências do escritor e sua vida.

Sinto-me honrado e agradecido ao amigo Diego não só pela escolha de minha obra como tema, mas também pela excelente efetivação do seu trabalho e pelo auxílio na  divulgação de meus escritos. Abaixo, o título e resumo de sua monografia:



A PROSA DE ALESSANDRO REIFFER: Um Moderno Santiaguense

RESUMO

O objetivo desta pesquisa acadêmica é registrar um estudo das constitutivas da prosa do santiaguense Alessandro Reiffer, escritor de características modernistas, que hoje, aos 35 anos, já é dono de uma vasta obra, com temática e estilo bem definidos. Mais especificamente, a pesquisa busca situar a obra em prosa do autor nos períodos literários, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre as principais vanguardas européias que deram origem ao Modernismo, visando a apontar para as semelhanças e diferenças entre a contemporânea obra de Reiffer e o período inicial do movimento no Brasil e no mundo, na busca por indícios que apontem para as influências e características que conferem ao escritor seu estilo, sua linguagem, sua temática e a crítica presente em seus textos. Buscam-se dados também nas obras de autores como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Franz Kafka, Dostoievski e Jorge Luís Borges. Tais dados são confrontados com especificidades presentes no conto de Alessandro Reiffer, chamado A Morte Lenta da Bela Mulher, que servirá de base para a análise. O Estudo faz também um levantamento biográfico, com informações pessoais do autor e da obra publicada em livros, jornais, revistas, fanzines literários, sites e blogs, com dados e informações fornecidos e autorizados por ele próprio. Espera-se que o estudo possa também servir, futuramente, como uma referência histórica do período literário da cidade de Santiago a que pertence o poeta Alessandro Reiffer.   

Diego Fiorenza Nunes



4 comentários:

Nadine Granad disse...

Ah, que vontade de ler toda a monografia!!!

Parabéns!!!

Beijos =)

Unknown disse...

Legal!
Palmas!!!

Camila Monteiro disse...

Caramba que bacana isso! Parabéns para vc e para ele que soube ver uma boa escrita!
Bjs

Carla Ceres disse...

Que ótima notícia! Parabéns a vocês dois! Abraços!