15 abril 2013

Três Considerações Sobre o Fanatismo


I

fanatismo
é observar um galho
como se fosse a árvore
e querer que o galho
seja a árvore

II

todo homem se suicida:
seja em corpo ou mente
em psique ou alma
de tal ou qual forma
em maior ou menor grau

fanatismo
é não perceber seu suicídio
como suicídio

III

fanático
é quem quer
que o seu eu
seja o meu



12 abril 2013

Um Círculo


o infinito é um círculo
que se infinita em seu dentro
por círculos infinitos
ao infinitesimal
o universo é um círculo
que se circula a si mesmo
circulando o que envolve
e o (re)tornando círculos
fazendo do círculo
o universal
a vida é um círculo
que em uma volta
é o que se vive
e em outra volta
é o que se morre
e em (re)volta
é o que (re)nasce
ao imortal
o cosmos é um círculo
do olho que olha
do surgir da água
ao cair da folha
um círculo
da estrela ao átomo
da música ao dito
o círculo é um infinito




11 abril 2013

Contos de Terror

O amigo e escritor baiano Paulo Soriano, em parceria com o também escritor Luciano Barreto, lançou a nova versão de seu excelente site dedicado à literatura fantástica e de terror, um dos mais importantes da categoria no Brasil, intitulado Contos de Terror. Na página, bastante ampla e diversificada, estão reunidos os autores brasileiros (e não só brasileiros) do passado e do presente que têm escrito e publicado dentro da literatura fantástica, gênero consolidado na Europa e em diversos países sul-americanos, como Argentina e Uruguai, mas que ainda sofre determinado preconceito no Brasil. Tenho a honra de ser um dos autores participantes. 

Vale a pena conferir o site, principalmente os fãs do gênero. Basta clicar aqui.

10 abril 2013

Morte da Humanidade


caim
matou abel
irmão
matou irmão
ou o outro
matou o outro?

o outro é o mesmo
e o mesmo
matou o mesmo?
outro
é igual a outro
o outro é todos
e o todo é um

o outro
é o eu mesmo
que é o homem
e o eu
matou o outro
e o outro era o homem
o homem
matou a si mesmo
e o si mesmo
matou a humanidade

08 abril 2013

da Realidade


o trono real
sempre passa
quem é rei hoje
amanhã some
e não passa de um nome
passado pisado
pela pressa da traça:
a realidade
é o que vemos
do opaco 
da fumaça

qual a real-idade
do que se olha?
talvez seja
a da folha
que se passa
quando voa
talvez seja
a do tigre
dente-de-sabre
que o que era
noutra era
ninguém sabe

o real está onde?
é claro como o dia
ou anoitece como a noite?
é antes pensado
ou antes sentido?
ou é aquilo
que se esconde?

talvez o real
seja o símbolo
ou a primeira camada
de um sinal
por isso
o que dizem sê-lo
não me vale um selo
de 1 real


06 abril 2013

Qual a Utilidade do Legislativo Santiaguense?

Publico texto de autoria de Vanderlei Almeida, presidente do Partido Verde de Santiago:


"A Grande Utopia!

Hoje, após ler no jornal Expresso Ilustrado a notícia que uma vereadora quer o fim das orações para dar inicio aos "trabalhos da casa", quase acreditei que teríamos vereadores(as) com a capacidade de debater os problemas sociais, enfim assuntos de importância à nossa sociedade. Lamentável. E ainda falam do TIRIRICA. Bom, o circo esta armado! Refleti por alguns minutos, e lembrei: quem sabe, as orações, as imagens de santos podem deixar essas pessoas perturbadas, pois rezar, agradecer pelo belíssimo emprego que possuem, e não fazer nada pode causar um mal na consciência dos mesmos. 

Reivindicam para ampliar os horários nas escolas municipais, sendo que nossos nobres vereadores trabalham segunda-feira das 14h até as 16h, no máximo duas horas, uma vez por semana.  Discursos vazios, promessas esquecidas, mas, enfim, somos culpados por elegermos pessoas que se utilizam da tribuna para mandar abraços a amigos, ao pessoal do "rodeio", para reclamarem de seus próprios salários, embora alguns possuem o privilégio de ter dois ordenados, mas mesmo assim "representam" seus eleitores. Deixo aqui o meu desabafo e meu repúdio a políticos que apenas estão interessados em solicitar um bico de luz e patrolamentos no interior. Enquanto isso, ainda continuamos a acreditar na mudança, na coerência de um bom discurso recheado com uma boa dose de mentiras."

Vanderlei Almeida

Bastante a propósito o texto do amigo Vanderlei. Estava pensando, há alguns dias, justamente em tais assuntos agradáveis. O que faz mesmo a maioria dos nossos vereadores? Coçam o saco? E daÍ? Numa cidade de puxa-sacos vai se coçar o quê? Bem, mas não podemos exigir que façam muito, afinal, com o salário de fome que ganham, podemos esperar algo melhor? Duas horas por semana é até demais. Agora, querem o quê? Que sejam como todo e qualquer empregado, que cumpram um horário fixo, que não mintam, que não sejam hipócritas, que se preocupem com assuntos sérios, que tenham compromissos com o povo? Ora, por que eles deveriam ser assim se ninguém o é? Se ainda recebessem uma compensação financeira decente...

E quando pensamos na trabalheira que tiveram alguns de nossos representantes na câmara para se eleger, aí sim entendemos melhor que, de fato, devem passar todos esses quatro anos descansando, é absolutamente justo. Sabemos o quanto sofreram em suas campanhas. Pagando festas e combustível para os amigos, ou necessitando  gastar o dinheirinho suado do papai ou da influência celestial dos nossos sublimes coronéis, ou ainda andando com roupas simples de bairro em bairro, de vila em vila, exercendo a dura pose de bom moço(a), com aquele trabalho insuportável de ter que apertar a mão de todo mundo, mãos sujas, contaminadas, distribuir sorrisos forçados (imaginem tamanho sacrifício, o de ficar sempre sorrindo), ser simpático por obrigação, tendo criatividade para inventar promessas populistas, passando as noites em claro para escrever discursos inflamados e vazios, imaginem como é algo estafante acumular palavras e mais palavras que não digam nada, enfim, o negócio não é fácil, exige muito de um ser humano, uma campanha para vereador é algo que nos esgota totalmente, exaustivo, desolador.

Por isso que entendo, e não só entendo, mas também louvo, nossos vereadores que agora não trabalham, estão justamente sendo pagos pelo povo que os elegeu para descansar. É a ocupação deles, desocupar-se. Não os culpo. E se há ali algum vereador que trabalha, este é um louco, um anormal, talvez até um criminoso, que julga que assim será reeleito.  Depois de toda uma campanha dessas ainda ter a cara de pau de TRABALHAR? Ora, façam-me o favor.

E, ainda por cima, após passarem por todos esses calvários, depois de eleitos ainda têm que aguentar as críticas caluniosas dos invejosos, daqueles que não tiveram a capacidade de se candidatar e de se eleger. Quanto ódio, meu Deus, quanto ódio!

05 abril 2013

Para Aqueles que Aprenderam a Lição


sentiu
aquele gosto
de esgoto
trago que traga
a quem o traga
como se tivesse de almoço
a própria praga

sentiu aquele gosto de rato
como se um deles mijasse no prato
e boiasse uma merda no copo
depois descendo
pela ardência do esôfago
e ouviu o baque báquico
de sua queda
na úlcera fúngica
do estômago

sentiu aquele gosto do tarde
como se mastigasse o cáustico
(tremendo as mãos dormentes)
com o farelo da quebra dos dentes
e sangue de porca num jarro
no desespero do erro
infeccionado
pelo espesso do catarro

sentiu aquele gosto de gente
na garganta de traqueia exposta
(a lição de não vomitar bosta)
naquele ato
do após que falava
que era engolir
palavra por palavra

03 abril 2013

Não Valeu a Pena


humanidade
eu poderia matar-te
ser condenado
e cumprir a pena...
mas não vale a pena

eu poderia matar-te
sem a culpa a mínima
sem qualquer remorso
ou arrependimento
talvez sentisse
uma mísera pena...
mas não vale a pena

eu poderia matar-te
como tantas aves
que mataste
e apenas
para o teu progresso
lhes roubaste  as penas...
e é uma pena
mas não valeu a pena

02 abril 2013

Monografia

O amigo e professor Diego Fiorenza Nunes, em sua monografia de conclusão do Curso de Letras, escolheu abordar a minha obra, mais especificamente, meus textos em prosa, analisando o conto "A Morte Lenta da Bela Mulher". O Diego realizou um competente e abrangente trabalho, analisando o conto sobre diferentes aspectos e relacionando-o com as influências do escritor e sua vida.

Sinto-me honrado e agradecido ao amigo Diego não só pela escolha de minha obra como tema, mas também pela excelente efetivação do seu trabalho e pelo auxílio na  divulgação de meus escritos. Abaixo, o título e resumo de sua monografia:



A PROSA DE ALESSANDRO REIFFER: Um Moderno Santiaguense

RESUMO

O objetivo desta pesquisa acadêmica é registrar um estudo das constitutivas da prosa do santiaguense Alessandro Reiffer, escritor de características modernistas, que hoje, aos 35 anos, já é dono de uma vasta obra, com temática e estilo bem definidos. Mais especificamente, a pesquisa busca situar a obra em prosa do autor nos períodos literários, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre as principais vanguardas européias que deram origem ao Modernismo, visando a apontar para as semelhanças e diferenças entre a contemporânea obra de Reiffer e o período inicial do movimento no Brasil e no mundo, na busca por indícios que apontem para as influências e características que conferem ao escritor seu estilo, sua linguagem, sua temática e a crítica presente em seus textos. Buscam-se dados também nas obras de autores como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Franz Kafka, Dostoievski e Jorge Luís Borges. Tais dados são confrontados com especificidades presentes no conto de Alessandro Reiffer, chamado A Morte Lenta da Bela Mulher, que servirá de base para a análise. O Estudo faz também um levantamento biográfico, com informações pessoais do autor e da obra publicada em livros, jornais, revistas, fanzines literários, sites e blogs, com dados e informações fornecidos e autorizados por ele próprio. Espera-se que o estudo possa também servir, futuramente, como uma referência histórica do período literário da cidade de Santiago a que pertence o poeta Alessandro Reiffer.   

Diego Fiorenza Nunes



31 março 2013

Grave


gravaste-te em mim
o resultado em graça
de tua gravidez em espírito
ao contrário

sou grato
com vozes graves

é a tua gravidade
que não é tua
(pesada
como uma Sinfonia de Brahms)
que  faz
que eu tenha sempre os pés no chão

grava o que te digo
com as graves
Paixões de Bach

29 março 2013

Dúvida


o que é que me diz
o que não sei-me
que não fiz?
aquilo que não era
em que era
é que será?

afinal
o que é que há?

o que vejo
quando me sinto
no som
do teu não estar
de íntimo indistinto?

aquilo que sendo
me entardece
nuvens luando tardes
aves que auroram campos
pelo inverso
solar do sono

sou eu
que tardo no que sinto
ou é o campo
que se nubla como sangue
seco e tinto?

noite que te atrás
o que é que tu me trazes?
e que olho de horizonte
me olha desde o ontem
entre o que vento
e o que silência do monte?

o que não sou
está sendo no que fiz
o que não fiz
está feito no que sou

27 março 2013

da Justiça


“confia nos homens
e em sua justiça...”

dizia-me um mísero
catando seu dízimo
por entre a imundícia

dizia-me um “justo”
fazendo seu busto
por entre a cobiça

dizia-me um “santo”
inflando seu canto
por entre a preguiça

“espera dos homens
só sua carniça...”

dizia-me um corvo
na carne do povo
fazendo justiça

25 março 2013

do Interesseiro


I

o sonhador
que não deseja
o sonho realizado
é o sonhador autêntico
legítimo
verdadeiro
o sonhador que sonha
para ver o sonho feito
não é sonhador:
é interesseiro

II

o sonho
só é sonho
enquanto é sonho

quando se realiza
é outra coisa
que não o que foi sonhado

realizar o sonho
é traí-lo
abandoná-lo:
a realidade
é o sonho apunhalado

24 março 2013

O Tornado*


Tornado que retorna eterno à minha torre
retorce pelo eterno teu olhar em torno
e que em (re)volta sopra o trovejar nos nervos
como se fosse valsa a me voltear em sempre
a tornear remorsos como vertigem turva
em torvelinhos-ar do que revolto venta
fugace tormenta que me tornei de novo
momento denso do que me atormenta o tempo
no tombamento do que remordendo sinto
e na outra vez que de em revolta vieres torno
à
torre de retorno eterno que me hei Tornado...

*Poema reelaborado e repostado.

(Na imagem, "Tempestade de Neve" de Turner)

22 março 2013

Textos do ENEM, Educação e Inteligências Múltiplas


O recente caso das redações do ENEM para as quais, apesar de alguns erros de ortografia, pontuação, concordância e de fugirem aos critérios de construção de textos dissertativos, com inserções indevidas, foram dadas notas relativamente altas, faz-me escrever sobre algo que há bastante tempo venho pensando. Independentemente dos objetivos dos candidatos ao escreverem seus textos e da nota que os textos deveriam receber, uma coisa é certa: a educação brasileira, ao avaliar, e não só ao avaliar, é injusta no sentido de que somente valoriza um dos aspectos dos saberes e das inteligências humanas.

Os encarregados de corrigir os textos do ENEM alegaram que a nota atribuída aos mesmos foi devido à criatividade que dizem ter encontrado nas dissertações. O problema é que a dissertação é uma categoria de texto onde há pouco espaço para a criatividade. No entanto, por mais fora das regras e distante dos critérios exigidos que tenham sido os textos, não há como negar que foi criativo o estudante que inseriu uma receita de miojo, de forma totalmente aleatória, em meio à sua dissertação. Foi uma forma eficaz de chamar a atenção, de estabelecer um determinado choque. Tanto é que o texto entrou em discussão.

Em 1985, o psicólogo Howard Gardner criou a Teoria das Inteligências Múltiplas. Na verdade, Gardner estabeleceu de forma sistematizada um pensamento que se encontrava em nosso inconsciente coletivo: o de que os seres humanos não podem ser mensurados ou avaliados somente pela inteligência lógico-formal e pelo acúmulo de conhecimentos, muitas vezes apenas memorizados. Abaixo, as inteligências múltiplas estabelecidas por Gardner (aqui, a fonte):

Inteligência linguística - Os componentes centrais da inteligência linguistica são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

Inteligência lógico-matemática - Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas Gardner, porém, explica que, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Inteligência espacial - Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

Inteligência interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência intrapessoal - Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguisticas, musicais ou cinestésicas.

Em nenhum ser humano, tais inteligências atuam de forma isolada, porém os indivíduos diferem substancialmente quando a questão é saber qual delas é a preponderante. Em alguns pode ser a lógico-matemática, em outros, a linguística, em outros, a interpessoal. E em meio a todas essas manifestações da inteligência está a imaginação, a criatividade, a capacidade de perceber e de estabelecer o novo, o que irá modificar as regras, talvez chocar, despertar consciência. Afinal, sem o advento do novo, não há nenhum tipo de evolução. Em nenhuma área. Já dizia Einstein que “a imaginação é mais importante que o conhecimento”. Contudo, ao avaliarmos um estudante para o ingresso em uma universidade, e mesmo ao avaliarmos os estudantes das escolas de Ensino Básico, quais dessas inteligências são avaliadas? Parece-me que quase tão somente a inteligência lógico-matemática. Talvez um pouquinho da linguística. Pergunto: é justo?

É justo que o estudante que possua em alto grau, por exemplo, a inteligência interpessoal e a intrapessoal e em menor a lógico-matemática seja avaliado e, portanto, julgado, apenas pelo seu ponto fraco? E, por exemplo, onde entra a valorização da imaginação, da capacidade de criar? Então, só é bom, produtivo, inteligente, capaz, o estudante que, mesmo sem criatividade alguma e sendo um completo imbecil nas outras inteligências, domina o raciocínio lógico e a estruturação mental do conhecimento? Não estamos privilegiando determinadas pessoas em detrimento de outras? Que tipo de sociedade “justa” estamos criando? E mais: por que a seleção, nas universidades, é quase sempre padronizada, se cada curso tem características próprias que, muitas vezes, são diametralmente opostas às características de outros?

E não me refiro somente à educação brasileira, mas ao sistema educacional como um todo, de toda a humanidade. Por que julgamos como “bons” os racionais e não os imaginativos e não os que possuem grande sensibilidade? Não estaria aí uma das causas da desumanização da sociedade contemporânea? Como avaliar, e, portanto, julgar, de uma maneira inteiramente nova, revolucionária? São perguntas que deixo, apenas perguntas. 

20 março 2013

dos Tribunais


cada qual
é um tribunal

que crê poder julgar
cada um de todos
como se fosse seu igual

cada qual
parte do princípio
que se o qual gosta de sal
todos também o devem:
não se discute
foi unânime o júri
e ponto final

cada nariz
é um juiz
que quer que todos digam
as mesmas “verdades” pessoais
que ele próprio diz

e é dada a sentença:
“só será absolvido
quem comigo pensa.”

(cada qual é um cão
roendo sozinho
o osso da razão)

cada qual
é um tribunal
que deveria se aplicar
a pena do relho
diante do espelho

18 março 2013

Sol e Múmias*


Sol, economizas-te
não te sejas...
para que fazer que acordem
os que não ouvem acordes?

mulambentas
múmias humanas
marionetes mancas
mecânicas
aquelas
no que resta
do que são elas
entre poeiras
esteiras
e cadelas
em seus vazios
cheios de nadas
aos sorrisos
de vidas falhadas
enfeites
entre as duas orelhas
intervalos das cabeças
retardadas

Sol, para que iluminas?
que luz entrará
pelos porões de ratos
( inúteis fúteis trabalhos)
dos humanos corações?
o coração...
este músculo gorduroso
entre estúpidos pulmões

Sol, não acorda
essa gente...
pois verás aqueles olhares
(restos hospitalares)
de almas que se lepraram
e perderam todos os dentes

Sol, basta de clarear
o fundo da nossa decepção
deixa-nos e vai além...
para que nascer para todos
se o todos
é pouco mais que ninguém?

*Poema reelaborado e respostado.