tem que ser entre dois não-felizes
(percebam que não disse infelizes):
amar é para os sedentos.
5 - o vinho e o beijo
são quase a mesma coisa:
os dois precisam ser saboreados
embriagam
e mancham os lábios.
Tudo passa nesta vida, cedo ou tarde. É uma lei que não pode ser infringida. Triste é quando o que passa, passa antes do que deveria ter sido. Mas nós nunca sabemos, nem nunca saberemos, quando é que as coisas da vida devem ser ou não devem ser.
Elisandra, tu não estás mais no nosso mundo, já passaste dessa fase de nossas existências, por motivos a nós desconhecidos. Mas ficam aqui entre nós não só a tua memória e a saudade infinita de todas aqueles que te amam e para sempre te amarão. Ficam a tua grandeza como pessoa, o teu imenso coração e bondade, a tua sensibilidade incomum, o teu amor sincero pelas pessoas e por todos os seres vivos, o teu amor gigantesco pelos animais, em especial pelos gatos, os quais tu entendias como raras pessoas.
Ficam entre nós a tua sinceridade, a tua honestidade, a mulher de princípios, de ideais, de inteligência, de profundidade, de espiritualidade, de força interior que sempre foste.
Ficam a beleza e a profundidade do teu olhar e a espontaneidade e a ternura do teu sorriso. Sempre foste muito pura e inocente para este mundo de maldades, de hipocrisias, de vidas vazias e supérfluas.
Minha querida irmã, de pulmões frágeis e de alma forte, agora és só alma. Pertences agora ao mistério universal, ao insondável, a tudo aquilo que não compreendemos, que não atingimos conhecer nem com as ciências nem com as religiões nem com as filosofias. Estás unida ao mistério cósmico junto com nossa mãe, a quem tu amavas infinitamente.
As pessoas dizem que a morte é triste e dolorosa, e, sem dúvida, todo o processo da morte é algo de um sofrimento intraduzível, assim como é doloroso todo o processo da vida. Mas nenhuma pessoa sabe dizer se o após a morte não é, talvez, menos doloroso que o durante a vida. Quem garante que o após a morte não é melhor e mais feliz que este vale de lágrimas e de horrores em que vivemos? A morte é o desconhecido, e tudo pode no que é desconhecido. Se o universo é infinito, também são infinitas todas as suas possibilidades. Dizem que morrer é triste, mas, talvez, mais triste seja continuar vivo.
Fernando Pessoa escreveu que "A morte é a curva da estrada/ Morrer é só não ser visto." Agora, tu fizeste a curva na estrada, e nós não mais te vemos. Mas te sentimos viva em nossos corações. Tu segues o teu caminho, iluminado, como o é teu espírito.
Do teu irmão Alessandro Reiffer, e em nome de todos aqueles que te admiram e te amam.
Explico: tem gente pressionando publicamente pela volta à "normalidade"... Normalidade???? Voltar a que tipo de normalidade no pior momento da pandemia no país, em que hospitais entram em colapso, em que mais de 1200 pessoas morrem por dia de covid-19, muitas sem atendimento, esperando por uma vaga na UTI, em que as novas variantes se espalham em velocidade crescente e implacável?
E, aqui no RS, o dito governador pede que as pessoas evitem a circulação, mas, ao mesmo tempo, quer a volta das aulas presenciais. Ir para as aulas é um dos maiores motivos de circulação de pessoas, pois envolve o deslocamento de centenas de milhares de alunos, pais, professores, funcionários, de transporte coletivo, de ônibus lotados, sem falar no contato inevitável entre todos eles dentro das escolas.
Só Kafka teria pensado em tanto absurdo.
Certo músico escreveu que se Beethoven tivesse composto SOMENTE a Missa Solemnis, já seria considerado um gênio da música. Na partitura da Missa, o seu Opus 123 (ou seja, é da mesma época da 9ª Sinfonia, Opus 125, da sua última fase) Beethoven escreveu "De todo o coração". E de fato o é: música composta de todo o coração, de toda alma, da genialidade mais profunda. Trata-se de uma das maiores obras musicais de todos os tempos, tão alta, tão poderosa, tão imponente, tão revolucionária quanto a Nona Sinfonia, mas bem menos conhecida do grande público. Há obras bem menores de Beethoven, bem menos expressivas, como a bagatelle Für Elise, que são muito mais conhecidas.
Não é música fácil, de se compreender com facilidade, exige uma, duas, três, quatro, várias audições, o que não a torna inacessível, pelo contrário, seu caráter é tão poderoso e impressionate que assombra a qualquer ouvinte já na primeira vez que a escutar. E mesmo sem muita concentração.
Também não é, como muitos devem imaginar, música de caráter meramente religioso, apesar do seu nome (uma missa) e de sua letra (é a letra da tradicional missa do cristianismo antigo, cantada em latim), pois a missa na música já havia se transformado em mais um gênero à serviço dos grandes gênios.
A Missa Solemnis vai muito, muito além. Beethoven não era um homem propriamente religioso. Também não era ateu. Entendia Deus como uma força, uma potência universal que abrangeria a tudo e a todos. Beethoven era um panteísta. E assim é o caráter da Missa Solemnis. Um sobre-humano monumento à essa força universal, uma obra-prima absoluta de expressão do Cosmos, do amor entre todos os seres, advinda do Ser, é a materialização musical da alma do universo.
A 2ª missa de Beethoven, ou seja, a Solemnis, finalizada em 1823, não é a única grande missa da história da música. Bach compôs a sua fenomenal Grande Missa em Si, Mozart tem a Grande Missa em Dó, Schubert, Bruckner, Haydn, entre outros, também criaram nesse gênero obras excepcionais. Mas a Solemnis de Beethoven possui algo que a torna única, inigualável, e não se sabe dizer exatamente o que é. Talvez a força descomunal, a inovadora potência instrumental, a inusitada violência sinfônica, talvez os coros alucinados, dilacerados entre o sofrimento e a glória, entre a angústia e a grandeza, entre o tragédia e o amor. Talvez tudo isso junto e ainda mais.
A Missa Solemnis é Beethoven em seu auge. É o que há de mais elevado no gênio de Bonn. É o que há de mais elevado na Arte. É arte "de todo o coração" para o coração dos homens.
Acima, um trecho da Missa Solemnis, o Gloria, em uma das melhores interpretações dessa obra gigantesca: a da Concertgebouw Orchestra, com o grande Bernstein na regência.