14 maio 2013

O Desastre das Florestas do Sudeste Asiático

Como caminha nosso planeta e nossa humanidade? Bem, um dos passos está sendo dado da seguinte forma:


"Eu vivo e trabalho no último lugar do mundo onde orangotangos, tigres, rinocerontes e elefantes ameaçados de extinção ainda podem circular livremente -- mas tudo isso será despedaçado a não ser que o nosso presidente escute nossos clamores e salve este habitat único. 

Nesse exato momento, em uma das florestas mais antigas e intocadas da Indonésia, um governador da região em que a floresta se situa quer permitir que empresas de mineração e óleo de palma entrem no local para dizimar áreas do tamanho de 1 milhão de campos de futebol! E parece que o Ministro das Florestas indonésio vai deixar que tal governador deixe isso acontecer, a menos que o Presidente dê um passo a frente e rejeite o plano para matar orangotangos. 

Eu conheço bem estas florestas -- trabalho como gerente de conservação natural aqui desde 2007 e recebi o prêmio Futuro para a Natureza 2013 pelo meu trabalho protegendo grandes mamíferos na ilha de Sumatra, especialmente rinocerontes. Este lugar possui a maior biodiversidade em toda a região do Pacífico Asiático e partes dele são classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Mas esse novo plano apoiado pelas mineradoras colocaria tudo isso em risco, além de ameaçar comunidades locais com deslizamentos de terra fatais e inundações súbitas! E se o habitat deles for destruído, isso poderia dizimar os últimos poucos orangotangos, tigres, elefantes e rinocerontes. 

Mega-empresas de exploração de óleo de palma adorariam, acima de tudo, poder arrancar essas árvores do solo e, recentemente, foi descoberto que a East Asia Minerals Corporation, empresa do Canadá, está trabalhando nos bastidores para fazer esse plano ser aprovado! Países como o meu têm o direito de se desenvolver, mas não às custas do nosso patrimônio cultural inestimável, e isso deveria beneficiar, não prejudicar, os indonésios."

Rudi Putra, Indonésia


Caso o leitor queira assinar a petição (se é que vai adiantar), aqui: http://www.avaaz.org/po/the_plan_to_kill_orangutans_loc/?bBryibb&v=24933

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Quando vejo algo assim, eu fico sempre muito triste...