13 junho 2016

"Não sou nada. Nunca serei nada."

(Fernando Pessoa, à direita, tomando café com um amigo.)

Porque hoje  (13 de junho) é aniversário do maior poeta da nossa língua, deixo trechos de um dos maiores poemas de todos os tempos: Tabacaria, de Fernando Pessoa.

Tabacaria (Trechos)

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer...
(…)
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.

Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho génios como eu,
E a história não marcará, quem sabe?, nem um...
(…)
O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.
Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo,
Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.
Mas serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede 
sem porta,
E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,
E ouviu a voz de Deus num poço tapado.
Crer em mim? Não, nem em nada.
(…)
Vivi, estudei, amei e até cri,
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.
(...)
Acendo um cigarro....
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações...

 Fernando Pessoa

11 junho 2016

da Saída da Humanidade*

I - muito se fala
sobre uma saída para a humanidade:
os termos estão errados:
muito se deveria falar
sobre a saída DA humanidade

II - para a humanidade
não há saída
a não ser que a humanidade
saia de cena:
é uma pena

III - para onde quer que se olhe
não há lado a ser olhado:
tudo já foi corrompido
consumido
ou contaminado

de modo que a única saída
é admitir-se culpado
e aceitar a pena

*Poema reelaborado e republicado.

09 junho 2016

O Triunfo do Não

sim, o Não venceu.
a vida tornou-se
a negação da vida

vale mais um Puma®
do que um puma
cuida-se das máquinas
esmagam-se as árvores
entroniza-se o robótico
aniquila-se o humano

a esperança nos horizontes
assume as cores escuras
da poluição
os tons sombrios
da sonoridade do não

ao contrário de César
não fomos
não vimos
não vencemos

nem amamos

não somos
nem razão
nem emoção:
só um misto
de nadas e de nãos

e nem nos demos as mãos

negamos a tudo:
desde o ser
até a alma
e como derradeira negativa
hoje
(não-)vivemos
o Triunfo do Não.
maldição!




06 junho 2016

"Viver é não conseguir." (Variações sobre um tema de Fernando Pessoa)*


I – é inútil dizer à frente:
de nada adianta
qualquer coisa que se adiante

II – o mundo é lodo
dos tolos todo

III – qualquer palavra que eu diga
é pralarva  doida varrida

IV – qualquer verso que eu faça
não vale mais
que um gole de vinho
whisky
cachaça

V – quanto mais se insere com todos
mais não se passa de nada
mas sabe ver o seu nada
quem se entende com o Todo

VI – o mundo é mesmo só isso:
para que se consiga
uns secam os mares com redes
outros pescam lambaris de caniço

VII – quem acha que conseguiu
não percebe que a vida é vento:
ou é porque não sabe
que tem o que não quis
ou é porque não vê
que o que quer é só momento

*Poema reelaborado e republicado.




04 junho 2016

Questão de Honra

o amor
é uma questão de trato
a confiança
é uma questão de taco
a dor
é uma questão de trégua
a política
é uma questão de treta
a justiça
é uma questão de troca
a vida
é uma questão de trampo
a solução
é uma questão de trago
o fim
é uma questão de tempo




02 junho 2016

Quem não é Suicida?

a humanidade
inventou o trabalho
para que o homem
pudesse viver
e a vida
pudesse avançar...

conversa pra boi andar

a humanidade
inventou o trabalho
para que o homem
se enchesse de tralha
e possuísse uma trava
e um malho
para não sair do trilho
e não se soltar do encilho

a humanidade
inventou o trabalho
para que o homem vivesse
de se matar
(quem não é suicida?)
e para que o avanço
(como quem estrangula um ganso)
acabasse com a vida

31 maio 2016

A Educação em Países Desenvolvidos: tudo aquilo que o governo Sartori/PMDB faz exatamente... ao contrário

O magistério estadual está em greve. Uma das mais justas greves dos últimos tempos. Sartori está, simplesmente e sem exageros, destruindo a educação pública. Já escrevi sobre o assunto inúmeras vezes. O mais irônico é que durante sua campanha e logo no início de seu mandato, Sartori afirmou e reafirmou que a Educação seria prioridade no seu governo. Clique aqui e aqui para conferir. O que verificamos é justamente o contrário. Seria interessante, portanto, vermos o que países desenvolvidos, onde a Educação é REALMENTE PRIORIDADE (e POR ISSO são hoje desenvolvidos) fizeram e fazem para ter uma educação de qualidade e, assim, um povo pensante, capaz, criativo, consciente de seus direitos e deveres. Ah, claro, esqueci que, para determinados governos, PENSAR, não é bom...

Os países a seguir estão entre os que possuem os 10 melhores sistemas educacionais do mundo. As fontes estão aqui e aqui. Os países não estão apresentados necessariamente por ordem de melhor educação, com exceção do primeiro. Retiro trechos das matérias originais:

Finlândia (a melhor educação do mundo):
“Na Finlândia, o professor é visto com respeito - profissionalismo e responsabilidade envolvem a profissão. Há um componente histórico nessa valorização: há cem anos, quando o país ainda se configurava como nação, a pobreza reinava, principalmente no interior. Ali, quem tinha um diploma de professor era tratado como se fosse rei. 

Um documento do próprio Ministério da Educação, criado para apresentar o sistema educacional finlandês a estrangeiros, começa a responder por que a educação finlandesa é a melhor do mundo. Logo no começo, há uma advertência: o sucesso só pode ser explicado em função de uma conjugação de fatores, e não por uma única ação. A primeira razão, diz, é que a sociedade finlandesa valoriza a educação e, portanto, tem uma atitude muito favorável à área. 

O fato de o professor ter autonomia para trabalhar em sua sala de aula também colabora com a visão social tão positiva. Há um currículo nacional básico, que dita as linhas gerais do que deve ser ensinado, mas o docente pode escolher os métodos, os livros, o tipo de didática e inclusive optar ou não pelo uso da tecnologia. "O currículo não é sobre o que se ensina. É sobre o que os alunos devem aprender.”

França:
“A França é conhecida mundialmente pelo seu sistema de educação inclusiva. A educação pública é disponível gratuitamente e 80% dos estudantes no país frequentam escolas públicas, enquanto apenas cerca de 20% estão em escolas privadas.
Mesmo assim, as escolas privadas são baratas, pois os professores são pagos pelo estado. O sistema francês é conhecido internacionalmente, seu rigoroso exame está mostrando progresso interessante.”

Suécia:
“A Suécia tem um decreto de educação em que é obrigatório, que cada criança receberá educação, independentemente de seus status socioeconômico. A educação é obrigatória começando na idade de 6 anos, até a idade de 16, e é gratuita. A Suécia gasta mais que a média dos países em educação, 6.7% de seu orçamento nacional a cada ano.”

Reino Unido:
“Os estudantes no Reino Unido podem frequentar escolas estaduais gratuitas ou escolas independentes que cobram taxas. A lei exige que os estudantes passem por educação em tempo integral até que tenham 16 anos de idade.
E no Reino Unido, os incentivos financeiros são oferecidos para os adolescentes que continuam na educação, após a idade de 16, para preparação dos mesmos para educação superior ou emprego”

Coreia do Sul:
“A Coreia do Sul tem um sistema que oferece educação gratuita para todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e estudantes do colegial que têm entre 15 e 18 anos de idade devem pagar taxa de matrícula, que é subsidiado pelo governo.”

Japão:
“O Japão apresenta uma educação básica que é gratuita para todos e nacionalizada. O currículo é igual em todos os lugares, e controlado pelo Ministério da Educação. O Japão ocupa posição de grande destaque nesta seleção pela sua obrigatoriedade de ensino fundamental e médio e seu currículo rigoroso.”

Polônia:
“Segundo a Constituição da Polônia, cada indivíduo possui o direito à educação. As escolas públicas no país oferecem educação gratuita e as autoridades públicas garantem que cada cidadão tenha acesso universal e igualitário à educação.”

Israel:
“O sistema de ensino de Israel é centralizado. Eles possuem escolas seculares, árabes, judias e católicas. Os estudantes têm ensino obrigatório do jardim de infância até a décima segunda série, e educação é gratuita. Para atividades extracurriculares, eles devem pagar, mas as taxas são muito baixas. Israel também aparece na lista dos países com maior percentual de formados em ensino superior.”


29 maio 2016

Bem, hoje que estou só

Bem, hoje que estou só e posso ver
Com o poder de ver do coração
Quanto não sou, quanto não posso ser,
Quanto se o for, serei em vão,

Hoje, vou confessar, quero sentir-me
Definitivamente ser ninguém,
E de mim mesmo, altivo, demitir-me
Por não ter procedido bem.

Falhei a tudo, mas sem galhardias,
Nada fui, nada ousei e nada fiz,
Nem colhi nas urtigas dos meus dias
A flor de parecer feliz.

Mas fica sempre, porque o pobre é rico
Em qualquer coisa, se procurar bem,
A grande indiferença com que fico.
Escrevo-o para o lembrar bem.

Fernando Pessoa

27 maio 2016

Desprezo

uma das grandezas do homem
é ser simples com os humildes
e altivo com os arrogantes

umas das inteligências do homem
é ser simpático com os autênticos
e irônico com os hipócritas

umas das sabedorias do homem
é se importar com o ser humano
e desprezar a humanidade




25 maio 2016

De Governos e Leis e Autoridades

O poema a seguir foi escrito em 2012. Mas percebo, com o desenrolar da história, que ele nunca esteve tão atual. Então, republico-o:

I -  GOVERNO
é o empregado
autorizado e pago
pelo povo
para mandar em todos
em benefício de alguns
que querem fazer do povo
um bando de nadas
e de nenhuns

II - LEI
é estabelecer
que todos são iguais
desde que não
sejam os alguns
para que o povo
se iguale sempre ao povo
e jamais se desiguale 
do seu nada
a lei é a ordem
e ordem
é sempre se manter
dentro dos limitados
limites da estrada

III - AUTORIDADE
é (quase sempre)
o imbecil
escolhido por imbecis
amparado por imbecis
aplaudido por imbecis
para tentar impedir
que os grandes
combatam os imbecis
e acima de governo e leis
coloquem os pingos nos is


23 maio 2016

Não é Golpe, é Greve (Poemeto ao PMDB)

I - não é golpe
é garfo
não é golpe
é grampo
não é golpe
é gripe
é gripe? é grave?
é grave.
e aqui é greve.

II - Temer-turma trama.
agora, teme treme...
Temer-turma trauma.
Toma!

III - gordura saturada
faz mal ao coração
governo sartorado
faz mal à educação


21 maio 2016

Humanidade Nenhuma*

irreconheço-te que me desconheço:
digo a ti que (não) me lês
que nem eu a ti te falo
nem tu a mim me vês

somos todos outros nadas
uns para os outros todos

de modo
que nem existe do humano todo nenhum
porque nenhum homem sabe o que é
nem se o é um homem
nem sabe porque faz aquilo que faz
se é que se faz o que nem foi feito
e nem vive qualquer vida nenhuma

e se chega à conclusão absurda
que nem pode a humanidade acabar
porque nem existe humanidade alguma


*Poema reelaborado e republicado

19 maio 2016

Eu, que não te disse nada

por que devo dizer alguma coisa
se o que importa é o que se oculta?
é a palavra que não está lá
o que importa é a porta ao não-dito
é o destino
dado por quem lê
ao que não foi escrito

o que importa o que (des)espero?
o verso é um silêncio
que se música sozinho
só ele percorre a estrada
entre o que há
e o que é nada

nem sei do que sinto se é meu labirinto
quem dera tivesse consciência...
por que dizer algo
se o próprio Deus
é o mistério da ausência?






17 maio 2016

10 Motivos para a Greve do Magistério Estadual

1 - Porque o governo Sartori vem sendo um dos mais incompetentes, despreparados, desumanos e autoritários governos gaúchos da história.

2 - Porque o governo Sartori, desde o início de seu mandato, vem criando e ampliando um clima de guerra contra os servidores públicos, tentando culpá-los pela crise econômica e jogar a sociedade contra os serviços públicos.

3 - Porque, descumprindo determinação judicial e tendo aumentado impostos sob a alegação de que era para poder pagar os salários em dia, o governo Sartori continua parcelando os salários dos servidores.

4 - Porque o governo Sartori congelou qualquer reajuste salarial para os funcionários estaduais, inclusive a reposição inflacionária, mas, antes de tudo, concedeu aumentos reais para ele, seus secretários, cargos de confiança e deputados.
5 - Porque as escolas públicas estão sendo sucateadas, sem o recebimento das verbas devidas, passando meses sem receberem um único centavo. Falta, inclusive, merenda para os alunos.

6 - Porque o governo Sartori quer retirar dia após dia direitos conquistados pela categoria dos professores, modificar, para pior, o seu plano de carreira e reduzir suas vantagens.

7 - Porque o governo Sartori quer acabar com o IPE, para poder entregar ainda mais a saúde nas mãos da iniciativa privada.

8 - Porque enquanto o governo culpa os servidores pela crise no estado e alega total falta de recursos, nada faz para combater a sonegação fiscal, que, desde o início do ano até este momento, já sonegou quase 3 bilhões de reais aos cofres públicos.

9 - Porque o governo Sartori não só não cumpre a Lei do Piso Nacional, como também está permitindo que a defasagem aumente a cada dia, já chegando a mais de 66%. 

10 - Porque enquanto o governo Sartori promove o desmanche da escola pública, não deixa faltar dinheiro para o seus parceiros, como para as empresas que lhe prestam consultoria.

É por esses e outros motivos que apoio a greve do magistério e sou grevista. 

15 maio 2016

A Marcha dos Que Não Foram

a marcha dos sem pés
a marcha dos sem vez
a marcha dos sem voz
a marcha dos só pós

a marcha dos sem água
a marcha dos sem terra
a marcha dos sem teto
a marcha dos sem tumba
a marcha dos sem nada
a marcha dos sem tudo

(marcha dos animais
para o atropelamento
no asfalto das estradas
marcha dos elefantes
para ir ao seu (mar)fim
marcha dos que não podem
nem dizer não, nem sim)

a marcha dos sem força
a marcha dos sem festa
a marcha dos sem pasto
a marcha dos sem rastro
a marcha dos sem graça
a marcha dos sem mata

enfim todas essas marchas
dos sem marcha


13 maio 2016

Numa Sexta-Feira 13, iniciam os retrocessos do governo Temer/PMDB

O que esperar do governo Temer? E, provavelmente, do governo após Temer? Bem, é aquilo que podemos esperar de um partido como o PMDB, aquele que fez tudo para se tornar o pior partido brasileiro da atualidade. E conseguiu. A decadência ético-moral do PMDB, sem, no entanto, ser correspondida com uma perda de poder, pelo contrário, tornou o partido extremamente perigoso para a nação brasileira, porque é um partido que joga nos dois lados e atua sempre nos bastidores, correndo por fora, como se diz, e, muitas vezes, chegando na frente. 

O PMDB é um partido do qual não se sabe nunca o que realmente esperar. De aliado do PT em nível nacional (e oposição ao mesmo em vários estados, como aqui RS no governo do Tarso), passou, hoje, não só a aliado de partidos direitistas como o PSDB, PP, Dem, mas a pregar abertamente, e até mais do que eles próprios, as ideologias desses partidos.  A aliança do PT com o PMDB foi, no aspecto político, o pior erro dos petistas. Auxiliou, e muito, o partido a chegar ao poder. Mas o preço foi altíssimo. De certa forma, traiu grande parte dos eleitores do PT e obrigou o partido a realizar uma série de concessões aos peemedebistas que acabaram por descaracterizar uma parcela dos ideias e promessas do Partido dos Trabalhadores. A presidente Dilma, sem o jogo de cintura e o populismo de Lula, não conseguiu suportar a pressão de peemedebistas e seus aliados que queriam, a qualquer custo, o poder presidencial, depois que se viram fortalecidos nas eleições estaduais, onde venceram em vários estados.

Aqui no RS, o (des)governo do PMDB de Sartori superou as expectativas até dos mais pessimistas, inclusive as minhas. Ninguém esperava que seu governo fosse tão incompetente, perdido, autoritário e desumano como vem sendo. Somente o que importa ao governo Sartori é fazer caixa, satisfazer alianças políticas e entregar o estado à iniciativa privada. O descaso com tudo aquilo que é público já ultrapassou as barreiras do absurdo. 


E são coisas como essas que poderemos esperar do PMDB de Temer. Um governo de retrocessos sociais em todas as áreas, de descaso com o que é público, de autoritarismo e conservadorismo, um governo voltado para as elites e para as grandes corporações empresariais, para os latifundiários, para o "progresso" a qualquer custo, para a perda gradativa dos direitos trabalhistas e individuais, para a opressão do livre pensamento, para a redução das garantias e exigências de preservação ambiental. Duvidam? Então, vejamos o que diz o documento intitulado "Uma Ponte para o Futuro" (que deveria ser: Uma Ponte para o Futuro Negro). No documento, é dito textualmente por Temer e pelo PMDB (retirado de Plantão Brasil):

"1) É necessário em primeiro lugar acabar com as vinculações constitucionais estabelecidas, como no caso dos gastos com Saúde e Educação. Ora, isto significa que as verbas previstas na Constituição de 1988 para investimentos, na ordem de 15% para a Saúde e 25% para a Educação, deixarão de existir. Na prática, é anúncio de menos dinheiro no setor, mais sucateamento de escolas e hospitais públicos, e mais arrocho salarial para professores, médicos, enfermeiros e todos os demais dessas áreas.


2) O documento fala também em extinguir os reajustes automáticos do crescimento do salário mínimo, isto é, acabar com qualquer legislação que assegure um aumento real do salário mínimo. Advinhe quem perderá com tal política?

3) O documento diz também que é preciso executar uma política de desenvolvimento centrada na iniciativa privada, por meio da transferência de ativos que se fizerem necessários. O que isto significa? Entrega do patrimônio público ao setor privado, ou seja, mais privatizações e também sucateamento de escolas, hospitais etc e mais precarização do emprego. Ainda nesse tópico, o documento fala em retorno a regime de concessões na área do petróleo, ou seja, entrega da Petrobrás ao capital privado, sobretudo de outros países. 

4) Por fim, como algo muito grave também, o documento diz que na área trabalhista deverá prevalecer as convenções coletivas e não mais as normas legais. Significa o quê? Significa que as regras contidas na CLT ficarão de lado e todos os direitos passarão a ser negociados. Com isso, o patrão poderá, por exemplo, dizer que não pode pagar o 13º, as férias, descanso semanal etc etc etc. Aí será preciso entrar em greve para conquistar o que já é assegurado desde a época do presidente Getúlio Vargas. É voltar a antes da década de 1930. Muito preocupante essas propostas de mudança de Temer e do PMDB."

E há o que se "Temer", pois tudo inicia hoje, numa sexta-feira 13. Nada mais adequado. E irônico, para o PT.





11 maio 2016

O Caminho da Não-Vida

O poema de Charles Chaplin publicado a seguir foi um alerta deixado pelo gênio do cinema mudo. Desgraçadamente, o homem já escolheu o seu caminho. E não foi o da vida. 
Depois do poema de Chaplin, ouso deixar um outro meu, creio, pertinente.


O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Charles Chaplin

A Época da Velocidade

época da velocidade
a jato
a vácuo
a comida comprada pronta
a morte a 200 por hora
ou por milésimo
o amor
dura só alguns dias
ou algumas horas
ou é só o minuto mesmo
do beijo
ou do sexo

com o celular
o computador
a internet
é a vida no agora e no antes
nem há mais adiantes

as correias dos motores mecânicos
a poesia de um sensor eletrônico
as correrias dos centros urbanos
as agonias dos supér(fluos) humanos
as mídias domando as massas
os seres extintos em massa

o instantâneo
da desintegração nuclear
o descartável
do coração e do cérebro
e outros sentidos vitais
e o meu poema
que já durou tempo demais