23 abril 2011

e o Resto é Fim

deixo que o verso saia como ele foi
sem que eu pense em nada
para deixá-lo sendo o que ele não é
o verso nada tem a ver do que penso
a arte que por ele passa
vem do todo e nada tem de mim
é livre em seres que não tenho
é livro que se cala no que digo
é vento que se vaga não comigo
é lago que se nada no não-dito

deixo que passe o que se passa por mim
de que importa aquilo do que sinto?
de que sente o sangue que não tenho?
de que vale o vale que me afundo?

o verso é vasto longo e fundo
vai muito além do que está aqui
por que querer que ele fale de um eu?
por que o verso tem que ser o que é meu?

o verso é de mim o meu ser:
se o meu ser não fala por mim
deixo que o verso fale por si...
e o resto é fim.

22 abril 2011

13 Versos Fúnebres para a Sexta-Feira Santa

pois para a tristeza não há antídoto
e a vida passa como marcha fúnebre
que seja o que for e seja ou não válido
que só que me importa é teu gesto lânguido
ou só que me inflama é teu rosto sânguino,
e não religiões que vão-se tão rápido...
naquilo que morre sempre há um pórtico
e o que há de mais grave é sempre mais mágico:
fuga bachiana ameaça monárquica
e pulsa mistério além do que místico...

só busco de ti o que há no teu trágico
sinto algo de fim no teu olhar crístico

(Na imagem, o quadro "A Crucificação", de Grünewald)

20 abril 2011

Amanhecer (à) Tarde

(a)onde estão (vão)
os teus passos?
(meus laços)
que tantos (folhas de) outonos
deixaram passar aos meus pés
(onde é que tu és?)
onde estão (não?)
os teus traços?
que tantos (sonhos?) estranhos
(de estanhos)
agora cinzaram meus pós
(o que é teu após?)
onde estão os teus vagos?
(tu, vagas?)
demares derrios delagos  
que tanto sedaram meus tragos
(de sede de seda)
e agora selaram-me a sós
(quem é que sabe de nós?)
onde é que (in)pulsa teu dia?
(ah és tão-só (tão só...) melodia)
que tanto tornou-me (tornado) só vento
(é Brahms, Chopin ou olhares?)
teus olhos (in)versos sustento
onde é que hão teus passares?
(pesares...)
(próximo e tanto que afasta)
e tanto sem forma e sem nome...
(que fome...)

já basta.

18 abril 2011

Disse-me o Demônio

disse-me o demônio que não-sendo existia
sem ser falava a mim seu eu
que (ele) se vive por e de olhar e olhos
(dos outros)
fluidificando somente a si (dos olhos)
o que flui pelos magnetismos corrompidos
(ab)sorvendo o denso do amor
e o fogo das entranhas do brilho
inspirando o amargo do veneno
com a inspiração em amargamente vazio
do que fluiu com esperança a largando
essência do olhar desnobrificada
raio dessentimentalizado
de sol que se solidificou
e quedou em degener-essência

e agora o demônio sem ser
é que é em si o deixar do olhar
tomou à sua vista o esvaziado
a alma do olho é agora o que erra
e o Demônio
é o único homem sobre a Terra

(Na imagem, detalhe da escultura "Lúcifer" de Guillaume Geefs)

16 abril 2011

da Minha Arte

da minha (p)arte
poeta é olho
ser minha sina
ser fim sozinho
do meu espinho
poeta é nunca
que nunca seque
bater meu peito
do meu desfeito
poeta é pulso
fazer que sinta
ser tinta e nota
da minha porta
poeta é ir-se
tirar à lágrima
em anjo adejo
do meu desejo
poeta é lábio
que eu sempre sangue
teu beijo forte
de minha sorte
poeta é nada
querer que venha
o que partida
de minha vida
poeta é morte
olhar em tudo
virar em alma...

sem uma palma.

14 abril 2011

Poema para o Conto A Máscara da Morte Rubra de E.A.Poe

mesmo com sorrisos
o pulso não para de pulsar
como os pulsares
das galáxias distantes
que vivem luzem morrem
os pânicos instantes...

além da nossa pelo cosmos
há uma outra contradança
que não cessa não descansa
e nos alarma em hora em hora
se pulsa o baile aqui dentro
há um baile que sangra lá fora...

o passo a passo sangra aos poucos
de minuto a minuto
como a fumaça vagalenta
do sânguino charuto...

e há sempre aviso pregado
na porta do alegre do mundo
que (h)à noite em vertigem vigia
de segundo a segundo:

pulsares de relógio é o que resta
quando se tem de tirar a máscara
no enfim da festa...

12 abril 2011

Novo Código Florestal, Impunidade Eterna, o Fim das Florestas e a Minha Descrença

Dizer que o Brasil é o país da impunidade já virou um lugar comum. E eu detesto lugares-comuns. E é duplamente triste ter que usar esse lugar comum. Mas a prova maior de que o Brasil não sai nunca desse lugar comum é o novo Código Florestal. Aqui não se paga pelos crimes, ainda mais se for por crime ambiental. Já viram alguém preso por crime ambiental?

Aqui se faz e se perdoa. Desde que não se seja pobre. Ser pobre não tem perdão. Agora, querem anistiar os desmatadores com o novo Código. Criei um slogan para o Código do Mal do Rabelo: “Desmatar é humano, perdoar é Brasil”.  É inacreditável como a legislação brasileira contra crimes ambientais é mole. E querem amolecer ainda mais. Se alguém vende uma arma sem documentos, sem autorização, pode pegar até 8 anos de cadeia.  Se alguém desmata quilômetros de nossas florestas, causa queimadas que infestam nosso ar, massacra nossos animais, polui nossos rios, contamina nossa terra com agrotóxicos, enfim, acaba com toda a vida, nunca vai preso, o máximo que faz é pagar alguma multinha, isso quando paga. Geralmente, não paga.

E querem agora autorizar o desmate de 50% das propriedades rurais. Antes só se podia 20%. Mas ninguém respeitava, obviamente, desmatavam de 50% para mais. Agora, se o Código for aprovado, e se poder desmatar 50% por lei, irão desmatar uns 80%. Ninguém nunca cumpre a lei. Não é mesmo? Será o fim de nossas matas. O Fim.

E mais, querem diminuir as áreas de preservação das margens dos rios. Isso soa como uma piada de humor negro. Nossos rios já estão agonizando, assoreados, poluídos e querem diminuir a proteção de suas margens ainda mais. É inacreditável, simplesmente inacreditável. Hoje mesmo li no jornal Correio do Povo que “o rio Uruguai agoniza e que suas águas passaram à classificação 4 devido ao alto índice de contaminação por metais pesados e à presença de mexilhões dourados”, segundo o Movimento Transfronteiriço, que reúne entidades ambientais brasileiras, uruguaias e argentinas. O Movimento classifica o novo Código como “Um desserviço para o Brasil e para o meio ambiente”.

E a impunidade em nossas terras, obviamente, vai muito além da questão ambiental. Qual foi o militar que foi punido pelos crimes que cometeram durante a ditadura? Apenas querem que esqueçamos o que eles fizeram. Que perdoemos.

E os mensalões? Tem vários: o do PT, o do Dem, o do PSDB, do tempo do Fernando Henrique (que não foi divulgado porque a mídia brasileira é quase toda de direita ou centro-direita, inclusive aqui em Santiago). Houve punição para os “mensalistas”? E o caso do Detran aqui no RS? Quem foi, afinal, que pagou pelos roubos? Bom, e por aí se vai ao infinito. É tanta impunidade que não tem como lembrar de tudo...

E para piorar a impunidade, agora os juízes dos Estados onde faz muito calor só querem trabalhar das 9h até as 14h e não até as 18h, como está na lei. Nem os juízes querem cumprir a lei. Acham que são melhores que os outros trabalhadores? É até um deboche, uma gozação com o trabalhador que vai das 8h até as 18h (ou mais) trabalhando, faça chuva ou faça sol. E eles, os juízes, têm ar-condicionado em suas salinhas. De que calor eles reclamam? E ganham quantos salários-mínimos mesmo? Não lembro se são 2 ou 3. Pobrezinhos...

Depois querem que eu acredite no Brasil. Eu não acredito nesse “desenvolvimento” brasileiro. Nem com Lula, nem com Dilma, nem com Serra, nem com FHC, nem com o Papa, nem com o Diabo. E não acredito no “desenvolvimento” chinês, nem no americano, nem no europeu, nem no japonês, enfim, eu não acredito em nenhum tipo de desenvolvimento que é realizado às custas do fim da vida natural. É tudo uma farsa, uma ilusão, uma grande mentira que o tempo se encarregará de fazer desmoronar. Tragicamente.

11 abril 2011

Noturno

ali onde olhos
ao canto da noite
há um  outro canto de atrás
de um outro olho de noite
de um outro sinto inaceito
outro invisível de paz...

acimou-se a sensação
do que não é
como névoa que está sem ser
no gosto que não cheiro do café
para onde dirijo minha vista
visto todo onde que se esconde
há algo ali que nunca se alga
à superfície do oceano
onde me estranho
que ainda que não haja age alma
ali se alta um desígnio em denso
todo mistério saudade propenso
pelo além do que me acalma...

que o meu lugar é ali
no que não está
nem no cá nem que vi...

09 abril 2011

Nem Tu És o que És

verás que o ser de tudo que é
não é aquilo que demonstra ser,
o ser das coisas
não é o que elas são...

vê mais fundo
no alto fundo que não se olha
e verás que por trás do todo
há um outro outro além de tudo...

o que se mostra
não é o que está ali,
ninguém vê o que olha:
o que está ali
não pode ser tido como estado...

o que sabes não é o que conheces,
o tudo que pensas saber
é aquilo que há em ti
mas não em teu ser,
o que há em teu ser
talvez agora esteja longe
e esse longe talvez seja o real...

há sempre outro verso
em tudo que é reverso:
verás que quanto mais com a luz
universares pelo escuro
mais começo e fim
verás em faces a existirem...

nem tu és o que és:
teu eu não é teu ser,
talvez teu eu agora seja noutro abismo,
como um sismo,
talvez teu ser então te chame mais acima,
noutra rima...

08 abril 2011

Palavras Sem-Sentido sobre o Massacre de Estudantes no Rio *

ele as matou.
- não faz sentido -
(talvez sendo elas não sendo elas mas sendo)
e ele as deixou que ficassem
(aquelas)
com algumas baladas
- não há sentido -
matou porque elas
- não é sentido -
não o deixaram que ficasse
(com elas)
em algumas baladas


*Este poema foi composto antes de ser divulgada a notícia de que o assassino sofria bullying na escola, principalmente por parte das meninas. Segundo o que foi divulgado, o atirador era ridicularizado por colegas, e as meninas fingiam interesse no mesmo, para depois "dar um fora".

07 abril 2011

do Amor

o amor é a verdade
(sem) vista pelo espelho...

é um shakespeare tóxico
o amor é um paradoxo:

é fraco como a sorte
e forte como a morte

05 abril 2011

Plêiades

o que não está aqui
o além do lado do meu lado
o que cai se erguendo
pelo atrás da noite
fragrâncias de perfumes que não hão
o extrestelar de átomosferas
que não vê(e)m e que não são
langues longos de outros lugares
outros astros de ventos vagares
vagos estros de vindos que tragam
tragam-me ao sim
o que não mas que sinto
que seja em verdade o longe que minto
tinto ares de áries das plêiades
outros sigos pelo que signo
e ólheo do eterno do gato de alice
que só vale a pena o distante do disse

03 abril 2011

e Quieta e Lenta...

infiltrando-se pelas avenidas
da degradação das metrópoles
e rastejando pelos corredores
da decadência das instituições
ela penetra na toca dos tribunais
exala seu cheiro úmido
na espuma do balbuciar das autoridades
e se ouve seu hipnótico mantra
perfurando com peso imperceptível
o vácuo das declarações dos políticos...

abrindo caminho pela sala das universidades
e lambendo com língua lânguida
as lépidas teorias dos intelectuais
ela vai formando ser círculo cíclico
e entre as máquinas das indústrias e usinas
e quieta e lenta no silêncio dos laboratórios

enroscada

ela já prepara seu bote
e o fim da picada...

02 abril 2011

Decadência da Educação - Colapso da Água

O título desta postagem refere-se a dois editoriais do jornal Correio do Povo. Dias atrás escrevi aqui no blog que as estatísticas afirmam que a educação brasileira está melhorando, mas que na prática eu não vejo nada disso, muito pelo contrário, parece-me cada vez pior. Pois o editorial publicado em 28/03/2011 sob o título de "A degradação do espaço escolar" reforça minha visão. Eis alguns trechos:

"Têm-se tornado cada vez mais comuns as notícias sobre agressões entre colegas e até mesmo contra professores e membros do corpo diretivo. Em Porto Alegre, foi bastante divulgado o caso de um estudante que agrediu violentamente a professora por causa de uma nota baixa.(...)

São muitos os motivos que levaram a que chegássemos ao atual estágio. Os professores estão cada vez mais desmotivados pelo estresse dos baixos salários e das condições de trabalho, com a autoestima em baixa. Além disso, sofrem um processo de desmoralização constante com a perda da autoridade na sala de aula, tendo que se submeter a uma tirania hierárquica que os transforma em peça sem valor de uma engrenagem obsoleta. Também a aprovação automática, que virou rotina, faz com que os mestres sejam obrigados a aprovar alunos sem condições de avançar". 

Quanto ao colapso da água, com o título Um bilhão sem água, o editorial do Correio do Povo de 30/03/2011 afirma o seguinte: 

"De acordo com um  estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, até 2050 mais de 1 bilhão de pessoas deverão ficar sem acesso à agua, principalmente as que vivem nas grandes cidades. (...) As péssimas condições sanitárias nesses grandes conglomerados urbanos tornam ainda mais graves os riscos para a fauna e a flora".

Será que só em 2050? Eu acho que antes, hein...

"E assim caminha a humanidade..."

31 março 2011

O Suicídio (ou Por que eu me Matei?) - Final

Viviam aqueles suicidados com a firme aceitação geral. Eram tomados como exemplos, para todos, de pessoas decididas, conscientes de seu lugar no mundo, sensatas, trabalhadoras, vitoriosas, que obtiveram o pleno sucesso na vida. Os outros, os que não se mataram, os poucos, os raros, que ainda insistiam em não se suicidar, eram duramente condenados, acusados de mil e uma tolices, erros, equívocos, fracassos, absurdos e, até mesmo, de infâmias e crimes. De modo que a pressão psicológica para que também se matassem era gigantesca.

Eu, hesitando em me suicidar, era visto com muito maus olhos, naturalmente. Chamavam-me de louco. Não entendiam, os suicidados, o que eu buscava na vida, se é que eu buscava alguma coisa. Era ostensível, para eles, que eu só obteria derrotas e fracassos, desgostos e desilusões, aflições e angústias, miséria financeira, todo tipo de insegurança e de incompreensão, que sentiria na pele a crueldade do mundo, talvez me tornasse um pária, um marginalizado, e provavelmente acabaria meus dias na mais completa solidão, sem família, sem amigos, sem trabalho, talvez até mesmo em um hospício ou na prisão.

Até que não vendo saída, cercado por todos os lados, pressionado por aqueles que supostamente vinham me ajudar e convencido por seus irrepreensíveis e avassaladores argumentos, decidi-me pelo meu suicídio.

E o cometi. Agora sou um suicidado. Sinto uma moderada tranquilidade que, no entanto, não é sinônimo de paz. Casei-me com outra suicidada, não creio que realmente a ame. E isso também não importa. Ela também não deve me amar de uma forma verdadeira. Aliás, quem ama de verdade? Temos uma linda filha, que, com o tempo, também aprenderá a se suicidar. Assim desejamos, assim devemos desejar. Vivemos de forma relativamente segura, com uma regular independência financeira. Não temos grandes preocupações. Praticamente, não há alterações nos dias de nossa rotina, creio que atingimos, de forma mediana, todos os nossos medianos objetivos. Sim, objetivos moderados. Grandes objetivos, ideais, vastos sonhos são sempre inatingíveis. E trazem dores insuportáveis. Aprendi que devemos sempre evitá-los.

Tenho um bom emprego, trabalho 40h por semana, não é muito, há alguns suicidados que trabalham bem mais. Não é o emprego de meus sonhos, admito, um pouco estressante, é verdade, meio sem graça, mas paga bem. Nos fins de semana, saímos para nos divertir, tomamos umas cervejas, jantamos fora, às vezes viajamos, é uma vida agradável. E é isso. Não há muito que acrescentar. Não me interesso pelas coisas que acontecem no mundo exterior, a não ser aquele interesse indiferente de quem assiste a um telejornal. Lamento as tragédias, sorrio com as boas notícias, mas também o que poderia fazer por elas? Sou, agora, uma pessoa sossegada, não quero nada mais que venha me inquietar, perturbar o meu morno sossego. Agora sou como todos. Agora estou morto.
           
(Na imagem, o quadro "Velho na Tristeza", de Van Gogh)

30 março 2011

O Suicídio (ou Por que eu me Matei?)

Um dia me disseram que seria bem melhor se eu me matasse.  Obviamente, não acreditei. Mas aos poucos, bem aos poucos, muito gradualmente, através de insidiosos detalhes, de sugestões sordidamente subliminares, de fatos e acontecimentos quase que imperceptíveis, a ideia nefasta do suicídio foi tomando forma no meu universo psíquico...

            Na verdade, era algo extremamente difícil, quase impossível, escapar à atuação daquelas sugestões suicidas. Muitas vezes, chegavam a ser mais do que sugestões, tornavam-se mesmo imposições, não imposições violentas ou forçadas, mas imposições daquela categoria que, sem deixar de ser elegante, não nos deixam alternativa. Era como pisar nosso pé com educação, com um doce sorriso no rosto. Diziam-me eles, e me provavam, que todos já haviam se suicidado. E que não se arrependiam. Que assim estariam de acordo com todos aqueles que pensavam no que seria melhor para as nossas existências. Insistiam que eu deveria ser sensato e analisar com racionalidade a questão. Assim exigia a categoria de mundo em que vivíamos.

Durante muito tempo hesitei. Havia algo dentro de mim que me transmitia a sensação de que eles mentiam, ou que, ao menos, omitiam uma parcela fundamental da verdade. Ou ainda que talvez eles estivessem realmente convencidos do que me preconizavam, mas que deveriam ter sido enganados, iludidos por outros, assim como agora intentavam fazer comigo. Seja como for, seus argumentos eram irresistivelmente convincentes, duvidar de suas palavras chegava a ser um sacrilégio.

Com o tempo, descobri que eram sinceros e que estavam imbuídos das mais nobres boas intenções. O que não significa que estivessem com a razão. Acreditavam no que diziam, pensavam de fato aquelas coisas, que pareciam soar em suas palavras com tanta sensatez e bom senso. Porém, creio que tais pensamentos não eram autenticamente seus, talvez fossem incutidos em suas mentes por outros, ou por algum poder obscuro, que eu desconhecia, algo como uma lavagem cerebral. Agora, a lavagem seria em mim.

Para eles, o suicídio era o padrão a ser seguido. Por não tê-lo ainda cometido, causava-me espanto o isolamento em que aos poucos fui constatando que me encontrava. Quase todos os outros já haviam se matado ou estavam a caminho de fazê-lo. Alguns, para tomarem coragem, antes de cometer seu suicídio, tentavam convencer as demais pessoas a realizar o mesmo. Desejavam veementemente o suicídio em massa. Já outros, após o ato suicida, vinham para provar que agora viviam absolutamente tranquilos, sem nenhum tipo de preocupação, existindo como se não existissem, o que constituía, para eles, o auge de uma vida perfeita, aceita e compreendida por todos. Enfim, acreditavam-se felizes. E muitos vinham, por piedade, para ajudar os que ainda não tinham se matado, dispostos a ensinar e encorajar o maior número possível de suicídios.
           
 Amanhã, o final.
(Na imagem, o quadro, "O Suicídio", de Edouard Manet)

28 março 2011

Pela Chuva

cai a chuva monó-tona-maci-lenta
a chuva é a alma lenta que vem à tona...

quando a alma é úmida como pântano-banhado
sem a chuva ela resseca como o sapo
na ressaca do desfortúnio e assortilégio
de um trágico que singrou o seu mau-fado

a alma já seca se rasteja pelo claro
e não suporta do que seja ao ver-se nua
o seu nada em só enfeite pendurado
pelo mundo da rua

estar seguro
é tocar o que dor
sem a segurança da luva
e felicidade
não é só o sempre sol
mas o som do tudo que se passa
a nota constante de ameaça
da probabilidade da chuva

27 março 2011

"Pessimismo Abismal"

De "pessimismo abismal" é como o crítico e ensaísta Otto Maria Carpeaux denomina as "Canções Graves", Op.121, de Johannes Brahms, o meu compositor preferido. Pessimista, sombria, severa e melancólica é quase toda a obra de Brahms. Carpeaux afirma que é necessário amadurecimento para compreender a música do gênio alemão, "Só a partir dos 40, 50 anos de idade, com a experiência da vida, abrem-se as portas desse reino fechado", escreve o crítico  em seu "O Livro de Ouro da História da Música".

Como sabem os amigos que acompanham o blog, sou um pessimista crônico. Creio ter a alma muito velha, pois sou fanático pelo pessimismo de Brahms desde minha adolescência. E esse meu pessimismo é sempre confirmado quando se trata da política. Vamos a alguns exemplos:

No segundo turno, votei na Dilma, porque dos males o menor, não aprecio o seu perfil desenvolmentista, mas para mim o Serra, representando os partidos dos ricos, seria ainda pior. E continua achando que seria. Porém, a Dilma está aquém das expectativas. Já chegou cortando profundamente o orçamento e cancelando concursos e aumentos salariais. É esse tipo de coisas na política que não entendo. O país exporta mais, as empresas estatais batem recordes de lucros, como a Petrobrás, a arrecadação de impostos cresce sem parar, mas sempre falta dinheiro. Para onde que ele vai?

Aqui no RS, votei no Tarso Genro, tinha esperança com ele com relação à educação, afinal implantou, quando ministro da educação, o piso salarial para todos os professores do país. Agora, como governador, diz que não pode pagar, a mesma conversa, o mesmo blábláblá de todos. Não dá para ser otimista.

Aliás, as estatísticas dizem que o Brasil melhorou na educação. Engraçado, porque o que vejo são professores sempre mal pagos, alunos cada vez mais ignorantes, acríticos, acomodados, indisciplinados, violentos. Não consigo enxergar onde está essa melhora.

Eu estava até um pouco otimista com relação à Amazônia, o desmatamento estava caindo... Porém, no último trimestre de 2010 houve um aumento de 50% com relação ao trismestre anterior. Não dá para ser otimista. A floresta vai acabando aos poucos. Não adianta.

Com relação à política internacional, bem, poderia falar dos governantes de vários países, mas falo só do Obama. Havia muito otimismo com sua eleição, por ser o primeiro negro presidente dos EUA, um homem vindo das camadas sociais menos favorecidas, que teria mais compreensão com outros povos, enfim... Mas não é o que tem acontecido. É tão imperialista quanto todos os outros. Não dá para ser otimista.

Fico com Brahms e seu pessimismo abismal.

25 março 2011

Não-Soneto nº2

deixar cada verso como se fosse
versar cada fosse com uma foice
e após plantar aquilo que não tenho
colher do nada o nada que não sou

o que queres será feito não sendo
morto do que fracasso vencerás
terás aquilo que talvez não queiras
não conseguindo cumprirei ao erro

sabes como obrigar deixando livre
do horror retiras as sublimes causas
de vão sacrifício se revela o alto

do que não veio surgirá teu sim
a luz que nasce em tudo que se perde:
sabendo nada o que devo conheço

aos Finais*

vós amais
ao jamais...

então quais?
só normais
racionais
sempre iguais...
nada mais.

ideais?
irreais
já demais
infernais
e fatais.

imortais 
me esperais?
me cansais
me acabais
me deixais
sem sinais

vendavais
terminais...

e o que mais?
nunca mais:
corvo e tais...


*poema revisado

23 março 2011

A Fúria já era Fúria

sempre há algo que se prepara...

o lobo pode
de repente
abrir a ameaça da boca
e trazer à tona
a impiedade do dente

a fúria já era fúria
antes de enfurecer-se
é cansaço que se levanta
do invisível do seu latente

há um ponto de esgotamento
que se ergue como surpresa
diante da arrogância
da fragilidade da presa

há um vingança que se futura
pela quietude da noite escura...

às vezes
é no cair tranquilo
de uma tarde clara
que a tempestade se prepara...

21 março 2011

Soneto de um Rastro de Paz

azul de gatos ao alto da rua
e dois sóis que águiam como passado
não ser o que tenho aqui do meu lado
vento-concerto de Bach à hora tua...

somente tua face sempre tão lua
vasto guará te sorriso em cansado
por que é que Bach não compôs o meu fado
sobre um jardim de floresta não-nua?

céu que não é mas que nunca me esqueço
do denso das tardes sempre fitando
dia de flores de um beijo ao avesso...

violino de sono e incenso-acalanto
te trago em tragédia de onde me desço
rastro de paz  se tristando em meu canto...

19 março 2011

O que está à Frente

todo passo a ser dado
já é passado
o futuro é o esquecimento do ontem
cada segundo que vem
já foi
pertence a outra era
era
o que já havia se acontecido
antes de nos acontecer
viver
é dar passos de um ponto
do começo do círculo
para passar a um ponto
do começo do círculo
a vida é uma hora
que sempre foi embora
e aquele que faz
é quem se sabe fugaz
na eternidade do instante:
o que há muito passou
é o que está mais adiante

olhai então para os montes...
o que está lá na frente
são os horiz...ontens

18 março 2011

Declaração Vazia

não há alguma nem nenhuma
nem há outra (outro)
ou alternativa
nem do lado de cá
nem no que está por lá
nem daqui para ali
e vice-versa
nem de ti para mim
nem de si para si
há o que se versa
há talvez a volta vasta
velha vaga branca
curva reta manca
ou largo lago claro
talvez um som um sem um não
um voo um vão um raro
palavra em nota e tinta
há o note o pague o sinta
mas nenhuma ou alguma
não há
seja em gota ou em pá
há o que não é
e o jamais do que se veja
há o além do nada
e talvez o Nada Seja...

16 março 2011

Pós-Moderno

sou um homem pós-moderno
e a máquina não pode parar
mais combustível para o carro
e mais energia para a casa
que o carro não para
e a casa
há de sempre ser clara
lâmpada acesa
geladeira e comida na mesa
e indústria a todo vapor
que o progresso não cessa
e não se confessa
e não pode haver atraso
no navio para o lado que for
e hidrelétrica e termelétrica
e nuclear
mais e mais energia
mais força e mais poder
o progresso ninguém pode deter
e o shopping e a fábrica e a loja
a lavoura o fogo a forja
e a mina e o carvão
mais alta e vasta energia
para o micro o celular o avião
seja na água na terra no ar
a máquina e o mundo
não devem parar
até que exploda o meu canto!

mas o pulso da alma
vai parando...

(Na imagem, o quadro "O Dia Sombrio", de Bruegel) 

15 março 2011

Sem Energia Elétrica, a Humanidade não é Nada

Não é. E o que está acontecendo no Japão é uma prova disso. O Japão, um dos países mais desenvolvidos do planeta, líder em tecnologia de ponta, com uma ciência avançadíssima, potência mundial, está agora mendigando. E não é principalmente porque o terremoto e o tsunami destruíram casas, prédios, veículos, portos, fábricas e mataram milhares de pessoas. O principal motivo da penúria japonesa é que não há energia elétrica para mover nada, nada mais funciona nas regiões atingidas pela catástrofe. Sem energia elétrica, a humanidade faz o quê? Nada. Eu não poderia, por exemplo, estar publicando este texto. Até já escrevi um conto sobre o assunto. Isso parece algo óbvio, e é, mas as pessoas parecem não se dar conta. Não estão preocupadas com um possível colapso de energia, que pode ocorrer em qualquer local do planeta.

A verdade é que a humanidade está desesperada por mais energia. A construção de uma usina nuclear é um ato de desespero. Todos sabem das funestas consequencias de um possível vazamento de radioatividade. Por mais tecnologia que esteja envolvida na construção de uma usina, nunca haverá segurança total. O Japão que o diga.  Porém, a humanidade quer e precisa de mais e mais energia, necessita se manter em seu implacável e caótico crescimento e "desenvolvimento". Por esse motivo, corre o risco das usinas nucleares. E constrói mais e mais hidrelétricas, que acabam com quilômetros e quilômetros de florestas virgens, como ocorre aqui no Brasil. E extrai mais e mais petróleo, até a exaustão. E assim vai. Um dia o planeta não mais suportará. Enquanto isso, as fontes limpas e renováveis de energia, como a solar e a eólica, estão em um estágio de desenvolvimento que eu denomino como risível. Por que será que não se investe nessas fontes de energia?

Continuando assim, um dia ficaremos sem energia elétrica. E voltaremos a ser os bárbaros de antanho. Não, seremos muito pior, porque os bárbaros estavam preparados para sua vida. Nós não estamos. A humanidade com sua ciência não é nada. É um castelo de areia que uma tempestade arrasa.


14 março 2011

Sou a Favor do Imbecil Novo Código Florestal

Sim, eu sou. Venho confessar que sou idiota, mas e quem não é? Mais vale ser medíocre, não é mesmo? Afinal, são os medíocres que ganham os melhores salários na política, estão a frente de instituições, fazem sucesso entre o povo, conseguem empregos com facilidade, enfim, essas coisinhas que todos já sabem. 

E quero contribuir com o "debate" que se realizará em Santiago. Deixando meu brilhante ponto de vista mais uma vez. Na verdade, sou tão imbecil que vou repetir algo que já disse aqui, do mesmo jeito, não tenho imaginação para escrever coisas novas. Escrevi o texto abaixo em 13 de abril de 2010. Na ocasião, queria apoiar nosso simpático deputado comunista-capitalista (vejam só que gênio! qual outro homem conseguiria unir de forma tão coerente os dois extremos?), o senhor Aldo Rebelo. Disse o seguinte, do alto de minha estupidez:

"Parabéns, deputado Aldo Rebelo. É de homens ousados como o senhor que o planeta precisa, para morrer o mais rápido possível.
Venho deixar aqui o meu apoio ao seu justíssimo, digníssimo, excelentíssimo projeto de alteração do Código Florestal, que vai anistiar nossos queridos desmatadores e deixar menos rígidas as leis de proteção de nossas florestas (claro, lei tem que ser flexível, frouxa, que é para se adequar aos interesses dos homens que pensam grande, pensam à frente, aqueles que já pensam em desmatar muito mais). Está certo. Mato pra quê? Só pra esconder macacos, gatos pintados e raposas? Tem é que acabar com tudo pra plantar, plantar mais e mais. Isso é desenvolvimento!

Plantar pra vender para os ricos, é claro, não para matar a fome do povo. Como diria o Chico Anísio com seu deputado: "Pobre tem que morrer!" Eu concordo. Ainda bem que veio um deslizamento no Rio e matou um monte de pobres. (Ah, e este ano veio outro e matou ainda mais, ufa! ainda bem!)

Que ninguém nos escute, excelentíssimo deputado (porque têm uns ecologistas chatos de plantão que ficam pegando no seu pé), mas o senhor está muito certo em querer avançar Amazônia adentro, desmatando e plantando e criando gado! O senhor é um desbravador, um herói de nossas terras! Tem a coragem de acabar com aquela floresta inútil para encher o mundo de soja e enriquecer o bolso dos ruralistas.

Eu sempre pensei que tem que se desenvolver a qualquer custo, destruir tudo em nome do progresso."

Isso eu escrevi há quase um ano. Mas durante esse tempo cometi um ato inteligente de que muito me arrependo, sim, afinal, devo honrar minha imbecilidade: EU NÃO VOTEI NO CHICÃO. Foi uma mácula na minha idiotice. Mas tudo bem, terei uma nova oportunidade de reparar meu erro. Ah, e vejam que lindo aquela foto acima? Não é muito mais estético e agradável ver um mato recortado do que tudo só mato, naquela monotonia insuportável? 


12 março 2011

Poema Catastrófico nº6 – Fora do Lugar*

tudo o que está
fora do que devia estar
errando o seu lugar
é sinal de morte...

a água nunca erra
e a Terra é sempre sábia
o racional é que é errado
habitante-homem-ingrato
que pensa em sua suspensa inconsciência
e em ciência e arrogância
e prepotência e ganância
que pode domar o mundo inteiro
e fazê-lo cativeiro e chiqueiro

tudo o que está fora do lugar
é sinal de morte
desde quem vive onde não pode
a quem põe o que põe
onde não poderia
como a sacola de plástico
que vaga pela vaga vazia

o homem perdeu seu sentido
(em todos os sentidos)
e mal sabe o mal que (se) faz
há água demais pela água
e lixo demais pelo cais...

e em final o que é pior?
a água fora do mar
ou o homem “fora do ar”?

*Poema para o megaterremoto e tsunami no Japão

11 março 2011

“Se essa rua, se essa rua fosse minha...”

tudo ruindo aos poucos
pela rua em ruínas
réstias de rancores de postes
sobre os rabos dos ratos
e um rastro que ronda
de réproba fumaça de matos
pelo relevo em lama
um jaguara rengo
roendo
faz meu peito de cama
uma ratazana roída
rengueando
faz meu dedo de cana
sob uma garoa rala
derrama
um raio roto de lua
sobre a água da vala
e a rã vai tristando um rondó
com o riso rouco de um abutre
em seu ríspido refrão:
estou só
estou só
o ronco branco da queda do pó
das ruínas de um arranha-céu
e a aranha arrancada da toca
que toca e arranha
a minha alma de réu
rasgam e rolam baratas
correndo pelos catarros
remando pelos esgotos
e se arrasta raquítico um gato
de quem arrancaram o seu rosto
e o resto da razão roubada
que era errada
na reza do ruído do sangue
que era meu
arrependido nos olhos remoídos
do horror daquela rainha
que arruinou a rua
que era tua
se fosse minha

10 março 2011

"Tudo isso levou-me ao auge do desespero..." Beethoven

"Tudo isso levou-me ao auge do desespero e pouco faltou-me para tirar-me a vida (...), somente o amor à arte o evitou (...), me parecia impossível abandonar o mundo antes de realizar tudo o que me está predestinado e, por isso, continua vivendo esta vida horrível"
"Vem, morte, quando queiras, porque eu estou preparado para receber-te!".

Ludwig Van Beethoven, em seu Testamento de Heiligenstadt.

08 março 2011

Não é todos os dias que nos chamam de gênio...

Sim, não é, por isso fiquei me achando e vou me exibir um pouco, até para suscitar maior interesse com relação aos meus escritos. Como sempre digo, se eu mesmo não me promover, quem é que vai? O amigo Ruy Gessinger recebeu o e-mail abaixo do desembargador Alfredo Foerster e me passou. O comentário se refere ao Poema Antipático para o Carnaval. Publico-o aqui no blog, deixando meus agradecimentos a ambos:


Ruy,

esse nosso patrício, o Reiffer, é simplesmente um gênio;
em que qualidade sintética ele disse tudo; e fê-lo de modo
tão magistral.

Great !

Cumprimentos a ti, e a ele.

Don AFoerster.


Poema para o Dia Internacional da Mulher

senhoras e senhores
respeitáveis expectadores
deste  espetáculo pós-pós-moderno!

quem vencerá
esta sensacional disputa?...

uma Mulher
ou uma puta?

O Poema Antipático para o Carnaval é divulgado até na praia...

O blog Praia de Xangri-lá, de Jorge Loeffler, publicou o Poema Antipático para o Carnaval:
http://praiadexangrila.com.br/poema-antipatico-para-o-carnaval/
Fico contente, talvez o poema não seja tão antipático assim.

07 março 2011

Villa-Lobos: Música Autêntica Autenticamente Brasileira

Muito, mas muuuito melhor que carnaval é Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Porém, a maioria dos brasileiros não conhece suas músicas. No máximo, ouviu alguma melodia perdida, sem saber e sem querer, em alguma propaganda ou programa de TV. A mídia apoia o carnaval, porque o carnaval é, quase sempre, algo medíocre, e o que é medíocre é adorado pelo povo e dá retorno financeiro. Villa-Lobos é esquecido, porque é um gênio. Assim é o Brasil. Não direi que o carnaval deve ser esquecido pelo brasileiros, isso nem seria possível, obviamente. Porém, Villa-Lobos mereceria ser bem mais lembrado.  

Anteontem, dia 5/03, completaram-se 124 anos de nosso maior compositor. Quem é que sabia? Há pessoas que pensam que música erudita nada tem a ver com Brasil, que é algo da cultura europeia, essas bobagens de ignorantes. É claro que a música erudita tem sua origem e seu desenvolvimento na Europa. Mas e o carnaval tem origem onde? No Brasil é que não é. Pois Villa-Lobos compunha música erudita genuinamente brasileira, incorporando coerentemente aos padrões europeus (muito bem assimilados e perfeitamente dominados por ele, diga-se de passagem) a música do nosso folclore nacional, dos ritmos e canções populares, da música indígena, a imitação do canto de nossos pássaros, a expressão de nossa colossal natureza, criando uma obra nacionalista e universal ao mesmo tempo. Basta ouvir algumas de suas obras mais conhecidos para verificarmos esse fato, como O Trenzinho do Caipira, as Bachianas Brasileiras, os Choros, as Serestas, as Modinhas e Canções, a Floresta do Amazonas, enfim, há muita coisa, a obra de Villa-Lobos é imensa. E pelo próprio título de muitas de suas composições já identificamos seu caráter nacional.

Compôs inúmeras obras para violão, impregnadas do verdadeiro espírito do interior brasileiro, música de verdade nascida na alma, não era para fazer sucesso imediato com qualquer lixo, como essas ridículas duplinhas sertanejas que abundam por aí como erva-daninha, ou como esses rançosos e insuportáveis grupos de samba/pagode que fazem sucesso num ano, enchem os bolsos,  e no outro desaparecem no nada. Grupinhos que são uma vergonha e uma ofensa ao verdadeiro samba de raiz. 

A obra de Villa-Lobos é verdadeiramente brasileira e foi reconhecida em toda a Europa como música de altíssimo nível. Enquanto aqui no Brasil era duramente criticado, na Europa era reconhecido como um gênio da música erudita moderna. Já disseram que se Villa-Lobos fosse europeu, seria tão importante como o foi o russo Stravinsky, um dos maiores nomes da música do século XX. Querem conhecer cultura brasileira de alto nível? Vão lá, escutem Villa-Lobos, sua vasta obra para piano, seus quartetos para cordas, seus concertos, seus trios, suas sinfonias, suas canções... E aproveitem e escutem também outros compositores brasileiros como Francisco Mignone e o gaúcho Radamés Gnattalli. Se ficam uma semana de carnaval, que que custa dedicar uma horinha a esses gênios da música brasileira?