I – não se martirize não se sacrifique pelo bem comum: ninguém reconhece o sacrifício pelos outros só se reconhece o sucesso. ponto. e ainda mais se esse sucesso
for em cima do sacrifício dos outros
II – não seja profundo: ser profundo pode fazer com que se sinta e se pense: sentir e pensar pode lhe deixar infeliz: quem é infeliz não aparenta sucesso
III – não cultive seus valores: quem é que o verá pelo que você vale ou deixa de valer? onde será que sua honra dignidade sabedoria o tornarão mais bem visto? melhor dizendo: cultive seus valore$
O Brasil é o enredo de um romance de Kafka, o genial escritor Rei do Absurdo, só assim se entende o Brasil.
Explico: tem gente pressionando publicamente pela volta à "normalidade"... Normalidade???? Voltar a que tipo de normalidade no pior momento da pandemia no país, em que hospitais entram em colapso, em que mais de 1200 pessoas morrem por dia de covid-19, muitas sem atendimento, esperando por uma vaga na UTI, em que as novas variantes se espalham em velocidade crescente e implacável?
E, aqui no RS, o dito governador pede que as pessoas evitem a circulação, mas, ao mesmo tempo, quer a volta das aulas presenciais. Ir para as aulas é um dos maiores motivos de circulação de pessoas, pois envolve o deslocamento de centenas de milhares de alunos, pais, professores, funcionários, de transporte coletivo, de ônibus lotados, sem falar no contato inevitável entre todos eles dentro das escolas.
as pessoas brincam sobre a época antiga do "Deus o livre!" mas vivemos a mesma época do "Deus o livre!" só mudaram os tipos de "Deuses o livrem!" hoje em dia é deus o livre não se sentir feliz deus o livre demonstrar tristeza deus o livre não ser bem sucedido deus o livre não ter sucesso em tudo deus o livre não ser um vencedor deus o livre não seguir um só dos ditames da sociedade e mais deus o livre ainda é não aparentar tudo isso para todos os outros se souberem ou olharem pra ti e tu não corresponder ao que de ti esperam DEUS O LIVRE! tu não vale nada. ninguém te quer. que importa se o sofrimento é a única coisa que faz o ser humano evoluir e que a tristeza nos torna mais profundos e reflexivos? isso não vale nada o que importam são as good vibes prolongadas como um elástico até arrebentarem na cara.
"eles disseram que eu não tinha futuro que era um surdo bêbado acabado um louco um triste um trágico misantropo, grosseiro, antipático a despencar nas valas das sarjetas até eu provar que eu sempre fui Beethoven.
minha música veio do que mais fundo se vive de tudo aquilo que está dentro de todos mas que ninguém percebe de nada eu estive em alma em todas as vidas em todos os tempos em todos os cosmos porque eu sempre fui o que sou: Beethoven.
eu estive na vitória na derrota na morte no amor as nuvens abriam caminho quando eu mandava os relâmpagos sorriam ante a força de meus gritos anjos fechavam os olhos sob o peso dos meus passos eu sempre soube o que tudo e todos sentiam porque através dos séculos eu era Beethoven.
mesmo quem nunca me ouviu, me ouviu dentro de si eu estou em todos sendo vida paixão e mistério eu resisti aos máximos infortúnios fui julgado e condenado e compreendi o que se passa em cada alma em cada coração quando eu morri desabou tremenda tempestade porque, digam o que disserem (e sempre dizem demais) eu sempre serei Beethoven."
é preciso se colocar a culpa em alguém é preciso alguém para se colocar a culpa alguém algo alguma coisa que se foda quem é que quer assumir a culpa que for? e continuar de que jeito depois? tem que ter um bode expiatório para que os outros possam
se olhar no espelho inocentemente (espelho espelho meu existe alguém mais justo
e correto do que eu?) a culpa não é algo que desapareça
que se desintegre assim do nada ela precisa ser deixada para outros ou depositada em algum lugar para que a vida de alguns
possa prosseguir. os que assumem a culpa são os limpadores os urubus da vida.
o outro lado aquilo que não nos é que não vemos não estamos não entendemos interior de floresta jamais pisado profundo absoluto do oceano centro impenetrável dos desertos animais desconhecidos em extinção notas estranhas de uma cantata de Bach
detalhe mínimo de uma pintura de Da Vinci região de onde vieram os melhores versos de Poe autêntica alquimia medieval compêndios proibidos de ocultismo pequeno país longínquo da Ásia lado oculto da lua Júpiter Netuno outras galáxias supernovas buracos negros fantasmas espíritos aparições e Ela a Morte.
não existem desastres pela metade desastres vão até o fim. é como um destino que se cumpre: tu pode tentar o que for não há freio que pare não há reza que salve não há esperança que chegue não o importa o que se diga o que se peça
tudo vai conspirar
para que o desastre aconteça o desastre não olha nem dá ouvidos nem mesmo vira a cabeça e não conhece misericórdia. não há nada que possa ser feito: um desastre é sempre perfeito.
nosso mundo é um ocaso uma tarde que se finda sol que se põe noite que chega tudo anoitece tudo se desfaz nada mais quer mais ser nada mais a não ser destruição não é mais tempo de vida agora é tempo de morte irão me condenar pelo que digo, eu sei nunca ninguém aceitou o fim fosse do que fosse é preciso ter vivido muitos fins (e eu vivi) para se entender a inevitabilidade do fim e de que um dia ele chega. mas não é que ele chegue só de fora ele também chega de dentro de nós (talvez ainda mais) ninguém mais quer viver grandes coisas: nem grandes sonhos nem grandes ideais nem grandes artes nem grandes amores agora tudo se resume ao pequeno: ter emprego dinheiro lazer e tudo isso é ocaso é a morte do que um dia foi grande eu sei que ninguém quer ler isso mas a vez da morte chegou. e meu poema morre aqui.
as pessoas dizem: seja forte como se elas fossem fortes. o que é ser forte? se segurar em um ponto em que deu sorte na vida crendo que fosse mérito? estou cansando de ver pessoas se esforçarem tanto ou mais do que as que conseguiram e não conseguirem nada. o que existe é esforço com sorte (a vida também é jogar dados) ou sem sorte, mas não propriamente mérito. mas voltando, o que é ser forte? é não chorar é não sofrer? ou é negar que se quer chorar e que se sofre? é resistir? mas quem é que chorando não resiste? ser forte é NÃO ser humano? ser forte é dar sorrisos falsos enquanto por dentro a desgraça (sem que se saiba) consome? (nem digo mentindo ao mundo mas a si mesmo) é se afirmar em redes sociais enquanto a vida real está uma merda? Forte é quem assume que sente e vive é quem tem a coragem de confessar sua dor e mesmo assim amar. reconhecer sua fraqueza num mundo de aparências é só para fortes.
cada qual é um tribunal. só há juízes no mundo! onde é que há gente? ou melhor, onde é que há espelho? chegamos a um estágio tão avançado e sublime da humanidade que ninguém mais erra ninguém mais tem fraquezas ninguém mais tem defeitos só o outro ah, se o outro comete um erro oh my god, como pôde? vamos condenar vamos isolar vamos cancelar! se não me engano foi o Cristo que falava sobre a primeira pedra... mas isso foi há muito tempo hoje não há mais humanos só há juízes e robôs.
o que se planeja não é o que vida: viver é não estar nos planos
não esperar é evitar que o vindo não seja o esperado
só espero pelo que não se espera que é o que não depende do inútil do meu esforço mas de um indefinido não pensado paisagem em súbito na estrada susto de inspiração surgida do nada
como pode valer a pena ser alcançado o que sempre esteve ao alcance da mão? a canção que mais nos comove é aquela que canta (em nosso íntimo) o imenso de um não
o que é então que deve ser como deveria? melhor é o que não se espera o que não se vê e nem seria
as mais longínquas estrelas são vistas apenas durante noites sombrias
viver é estar atento é ver o óbvio como sendo óbvio (e olha que não é fácil) se não tivermos antena nada vale a pena
o melhor é que não nos escape nada nem o mínimo movimento que se esconde o como o onde o cada o que não pode o que não há-de como a presa percebe a cobra como a cobra pressente a presa
há que se sentir cada pulsar de veia todo sinal que vibre como o tigre persegue a presa como a presa se esquiva ao tigre
há que se captar o gesto o cheiro a íris o sonho o vago o sem-saída que eu esteja sempre atento no sangrar do crepúsculo do tempo no que está aqui fora e mais ainda ao que está lá dentro
nós somos os doentes de um mundo doente e o mundo está doente porque nós o adoecemos nós somos os doentes e a doença doentes da doença que nós mesmos causamos e tudo adoece ao nosso redor: os rios têm febre alta os animais vomitam sangue as árvores têm hemorragias as aves tossem sem parar os mares estão cobertos de chagas e feridas o céu está pálido e com fadiga as flores não conseguem respirar os campos têm rachaduras na pele as florestas têm tremores e não conseguem se erguer e as cidades têm cancer e nós somos as células cancerígenas
ano-novo? que é que terá de novo nisso? como que as pessoas esperam algo de novo se continuamos sendo os velhos bostas de sempre? como se a mudança viesse de fora e não de dentro como se o que mudasse fosse a humanidade e não o ser humano como se o novo viesse por decreto ou pela simples passagem do tempo que novo que haverá dentro das mesmas regras das mesmas convenções dos mesmos limites dos mesmos padrões? todo mundo pensa em novo mas ninguém muda como pensa todo mundo fala em novo mas segue o modelo que já está pronto e olha com cara feia a quem segue diferente quem quer mudar seus conceitos? olhar pelo olhar do outro? admitir que tem culpa que está errado? quem é que olha pra seu coração e confessa: "eu tenho que ser melhor" quem é que se propõe a amar mais? então até me falem em ano-outro mas não me falem em ano-novo.
eu não consigo olhar filme dublado não consigo comer comida recém saída do fogo não consigo usar roupas claras não consigo tomar cerveja no inverno frio exige vinho ou destilado não consigo ver um gato sem admirá-lo não consigo gostar de matemática não consigo dormir cedo (a não ser em caso de real necessidade, mas é complicado) não consigo entender quem não gosta de animais não consigo entender gente que não gosta da natureza nem mesmo quem gosta um pouco que negócio é esse de gostar um pouco? natureza é para ser amada adorada idolatrada não consigo ler poesia só mentalmente tem que se usar a voz e sentir a sonoridade das palavras não consigo escutar música baixa não consigo imaginar uma reunião divertida de amigos sem música não consigo ficar um dia sem ouvir música e eu não consigo ter esperanças nesta humanidade (eu disse NESTA) ainda mais agora enquanto escuto as sinfonias de Mahler.
Certo músico escreveu que se Beethoven tivesse composto SOMENTE a Missa Solemnis, já seria considerado um gênio da música. Na partitura da Missa, o seu Opus 123 (ou seja, é da mesma época da 9ª Sinfonia, Opus 125, da sua última fase) Beethoven escreveu "De todo o coração". E de fato o é: música composta de todo o coração, de toda alma, da genialidade mais profunda. Trata-se de uma das maiores obras musicais de todos os tempos, tão alta, tão poderosa, tão imponente, tão revolucionária quanto a Nona Sinfonia, mas bem menos conhecida do grande público. Há obras bem menores de Beethoven, bem menos expressivas, como a bagatelle Für Elise, que são muito mais conhecidas.
Não é música fácil, de se compreender com facilidade, exige uma, duas, três, quatro, várias audições, o que não a torna inacessível, pelo contrário, seu caráter é tão poderoso e impressionate que assombra a qualquer ouvinte já na primeira vez que a escutar. E mesmo sem muita concentração.
Também não é, como muitos devem imaginar, música de caráter meramente religioso, apesar do seu nome (uma missa) e de sua letra (é a letra da tradicional missa do cristianismo antigo, cantada em latim), pois a missa na música já havia se transformado em mais um gênero à serviço dos grandes gênios.
A Missa Solemnis vai muito, muito além. Beethoven não era um homem propriamente religioso. Também não era ateu. Entendia Deus como uma força, uma potência universal que abrangeria a tudo e a todos. Beethoven era um panteísta. E assim é o caráter da Missa Solemnis. Um sobre-humano monumento à essa força universal, uma obra-prima absoluta de expressão do Cosmos, do amor entre todos os seres, advinda do Ser, é a materialização musical da alma do universo.
A 2ª missa de Beethoven, ou seja, a Solemnis, finalizada em 1823, não é a única grande missa da história da música. Bach compôs a sua fenomenal Grande Missa em Si, Mozart tem a Grande Missa em Dó, Schubert, Bruckner, Haydn, entre outros, também criaram nesse gênero obras excepcionais. Mas a Solemnis de Beethoven possui algo que a torna única, inigualável, e não se sabe dizer exatamente o que é. Talvez a força descomunal, a inovadora potência instrumental, a inusitada violência sinfônica, talvez os coros alucinados, dilacerados entre o sofrimento e a glória, entre a angústia e a grandeza, entre o tragédia e o amor. Talvez tudo isso junto e ainda mais.
A Missa Solemnis é Beethoven em seu auge. É o que há de mais elevado no gênio de Bonn. É o que há de mais elevado na Arte. É arte "de todo o coração" para o coração dos homens.
Acima, um trecho da Missa Solemnis, o Gloria, em uma das melhores interpretações dessa obra gigantesca: a da Concertgebouw Orchestra, com o grande Bernstein na regência.