eu não consigo olhar filme dublado não consigo comer comida recém saída do fogo não consigo usar roupas claras não consigo tomar cerveja no inverno frio exige vinho ou destilado não consigo ver um gato sem admirá-lo não consigo gostar de matemática não consigo dormir cedo (a não ser em caso de real necessidade, mas é complicado) não consigo entender quem não gosta de animais não consigo entender gente que não gosta da natureza nem mesmo quem gosta um pouco que negócio é esse de gostar um pouco? natureza é para ser amada adorada idolatrada não consigo ler poesia só mentalmente tem que se usar a voz e sentir a sonoridade das palavras não consigo escutar música baixa não consigo imaginar uma reunião divertida de amigos sem música não consigo ficar um dia sem ouvir música e eu não consigo ter esperanças nesta humanidade (eu disse NESTA) ainda mais agora enquanto escuto as sinfonias de Mahler.
Certo músico escreveu que se Beethoven tivesse composto SOMENTE a Missa Solemnis, já seria considerado um gênio da música. Na partitura da Missa, o seu Opus 123 (ou seja, é da mesma época da 9ª Sinfonia, Opus 125, da sua última fase) Beethoven escreveu "De todo o coração". E de fato o é: música composta de todo o coração, de toda alma, da genialidade mais profunda. Trata-se de uma das maiores obras musicais de todos os tempos, tão alta, tão poderosa, tão imponente, tão revolucionária quanto a Nona Sinfonia, mas bem menos conhecida do grande público. Há obras bem menores de Beethoven, bem menos expressivas, como a bagatelle Für Elise, que são muito mais conhecidas.
Não é música fácil, de se compreender com facilidade, exige uma, duas, três, quatro, várias audições, o que não a torna inacessível, pelo contrário, seu caráter é tão poderoso e impressionate que assombra a qualquer ouvinte já na primeira vez que a escutar. E mesmo sem muita concentração.
Também não é, como muitos devem imaginar, música de caráter meramente religioso, apesar do seu nome (uma missa) e de sua letra (é a letra da tradicional missa do cristianismo antigo, cantada em latim), pois a missa na música já havia se transformado em mais um gênero à serviço dos grandes gênios.
A Missa Solemnis vai muito, muito além. Beethoven não era um homem propriamente religioso. Também não era ateu. Entendia Deus como uma força, uma potência universal que abrangeria a tudo e a todos. Beethoven era um panteísta. E assim é o caráter da Missa Solemnis. Um sobre-humano monumento à essa força universal, uma obra-prima absoluta de expressão do Cosmos, do amor entre todos os seres, advinda do Ser, é a materialização musical da alma do universo.
A 2ª missa de Beethoven, ou seja, a Solemnis, finalizada em 1823, não é a única grande missa da história da música. Bach compôs a sua fenomenal Grande Missa em Si, Mozart tem a Grande Missa em Dó, Schubert, Bruckner, Haydn, entre outros, também criaram nesse gênero obras excepcionais. Mas a Solemnis de Beethoven possui algo que a torna única, inigualável, e não se sabe dizer exatamente o que é. Talvez a força descomunal, a inovadora potência instrumental, a inusitada violência sinfônica, talvez os coros alucinados, dilacerados entre o sofrimento e a glória, entre a angústia e a grandeza, entre o tragédia e o amor. Talvez tudo isso junto e ainda mais.
A Missa Solemnis é Beethoven em seu auge. É o que há de mais elevado no gênio de Bonn. É o que há de mais elevado na Arte. É arte "de todo o coração" para o coração dos homens.
Acima, um trecho da Missa Solemnis, o Gloria, em uma das melhores interpretações dessa obra gigantesca: a da Concertgebouw Orchestra, com o grande Bernstein na regência.
não precisamos de mais mente precisamos de mais coração. inteligência sem coração se transforma em vazio em maldade em destruição. desconfia de toda pessoa que despreza o coração e o sentimento: é ou será um perverso um tirano.
precisamos de mais coração: quem ama um árvore não corta uma árvore quem ama um animal não caça ou maltrata um animal quem ama um rio um mar não joga lixo nas águas quem ama sua terra não destrói sua terra.
quem mantém o seu coração entende e sente compaixão pelo sofrimento e evita o sofrimento dos outros busca aliviar as dores e reduzir as injustiças só o coração traz, ao menos, a empatia (eu nem vou falar de amor).
inteligência não significa sabedoria.
não é inteligência que falta: o que falta é sensibilidade. a ausência de coração está destruindo nosso planeta
tu serás tu mesmo: enquanto os homens se mostram tu te escondes como se nem fosses.
tu não estás nem aí
para o que os homens fizeram de 2020
ou de todos os anos que passaram
tu és pássaro
és noite e oculto tu existes no teu não estar não sendo nada além de Ser
és um verbo que se fantasma grito do não-dito és um lamento-punhal és toda a Dor
de uma era final quem te vê quando cantas?
quem te sente quando choras? o que cantas é um susto que não nos deixa sinal por isso este poema
ninguém te vê ninguém te quer por perto
porque dizem que és ave-funeral
mas tu sabes, Urutau que ninguém também
vê o Natal.
Obs.: o urutau é uma ave noturna que se utiliza muito bem da sua incrível capacidade de camuflagem. Por isso, raramente é vista. Vive da Costa Rica até a Argentina. Seu nome, urutau, em tupi-guarani significa "Ave-Fantasma". O motivo do nome, além de sua quase "invisibilidade", é que o seu canto melancólico é uma espécie de gemido muito triste, que lembra um lamento humano.
Beethoven, tu faz hoje dois séculos e meio de eternidade um gênio e um ser humano e emocionante pra caralho. (alguns vão reclamar do meu palavrão, foda-se.) tua música é profunda e é sincera é imensa e é simples: é simples fala direto ao coração: basta sentir. não é difícil como pensam aqueles que nunca pararam para te ouvir: é música de alma para alma é música para quem ama música (ou só pra quem gosta, nem precisa amar) é MÚSICA. ponto. é música para quem tem olhos para quem tem boca
para quem tem peito para quem sofre para quem luta para os vitoriosos para os derrotados para quem vive para quem morre para as lágrimas para os sorrisos é música para quem ama
é sangue para quem ama.
Beethoven, tu sofreu como um filhodaputa
e quase te matou mas decidiu viver putodacara para nos ensinar a amar. Beethoven, obrigado por resistir
e por sentir por todos nós.
eu teria sido pior (ainda pior) se não fosse tu. então, bêbados, como tu gostava, vamos comemorar! Salud!
há uma vida que não a vivida onde deveríamos estar mas os caras querem nos convencer de que a vida é só isso que esta aí esse rastejar cego de vermes que sempre seguem a mesma linha sempre na mesma fôrma no mesmo molde
esses caras querem que a vida seja só os meios de se viver: trabalhar comer cagar trabalhar dormir levantar trabalhar morrer e nas horas de folga se preocupar em ter que trabalhar para pagar o que nem se pode viver e não se chegar a fim nenhum a não ser chegar ao fim mas eles querem que isso seja a nossa vida e que agradeçamos com um sorriso a chance de sobreviver sem sentido para deixar uns poucos mais ricos (que por coincidência são eles) sendo só mais um entre um monte de uns
para eles o sonho a natureza a arte o amor pensar sentir passear e ver são só coisas fúteis que não valem nada (mas só quando é para os outros)
e se você mandar eles à puta que pariu eles vão ficar horrorizados enquanto eles é que são o horror.
entre o sim e o sol silencia o segredo calma de alma que nunca passa teu sempre sábio som de sonata calma da água que nada (a)tinge que pedra alguma nem mancha nenhuma perturba (a)funda infringe. olhar de fogo frieza lâmina adaga que ninguém enfrenta ou afaga sangra teu sopro sereno em veneno saga teu sonho em cosmos distantes teu silvo hipnótico a que tudo se rende e teme teu dente para sempre serpente.
um gato pode sofrer mas não se desespera pode estar triste mas nunca abatido pode perder tudo mas nunca fica sem nada um gato, se não tiver quem lhe ampare ele se vira se não tiver quem lhe alimente ele caça se não tiver quem lhe ame ele se ama um gato pode ser humilhado mas nunca perde a majestade pode estar faminto sem perder a presença de espírito pode estar um farrapo mas sua graça leveza agilidade inteligência sentidos elegância permanecem. um gato é uma obra prima enquanto o homem é uma vergonha. e aí está a Sophie que não me deixe mentir como um homem.
minha poesia não dá concessões não suaviza não ouve opiniões minha poesia é como um basta que não agrada não dá o braço não busca a paz (não mais) não se retrata não retrocede não se arrepende não volta atrás não dá ouvidos radicaliza definitiva poucos sorrisos quando ironiza.
minha poesia está cansada já não perdoa não alivia. minha poesia é de tristeza dilacerada angústia extrema é de um luto absoluto quase divino. é só um aviso que não dá chances não acredita e faz miséria e mau poema.
nem sente pena.
é a minha poesia não sou eu
não é o que eu sou. mas ela fica e eu logo me vou.
alguém poderia questionar: "por que tu escreve? ou pra quê? quase ninguém mais lê muito menos poesia e se lê entende muito pouco se é que entende e mesmo que entenda não dá muita atenção entra por um olho e sai pelo outro"
eu responderia que isso é escrever pelos outros mas eu escrevo por mim e para mim é para o meu bem
(com amáveis exceções) se for bom para os outros, melhor se não for, eu escrevi bem ou mal aí está: obra feita.
mas outros ainda poderiam argumentar: "não há mais nada a ser dito tudo o que se diz hoje já foi dito antes e de forma melhor por gente melhor."
eu responderia que não deixa de ser verdade mas completaria dizendo que ainda há algo a ser dito: o Adeus.
é a palavra que fala é a palavra que diz é a palavra que escreve é com a palavra que se pensa é com a palavra que se sente é a palavra que pede que manda que ora que sonha que sofre que chora que cria convida aconselha emociona
ninguém pode saber nada sem a palavra ninguém pode viver nada sem a palavra ninguém pode SER nada sem a palavra ninguém diz que ama sem a palavra ninguém diz que morre sem a palavra
"me liga", "falamos", "me manda mensagem":
é tudo palavra.
é a palavra que deixa o rastro é ela que diz o Faça-se e o Acabe-se em tudo o que se faz ou se deixa de fazer há uma palavra por trás antes da palavra ser dada não há nada e chega de conversinhas e me perdoem o palavrão mas a porra da palavra tem que ser respeitada.
eu disse às flores que só emitissem perfumes e só irradiassem suas cores quando tu passares muito perto delas eu disse às flores eu disse às árvores que só ficassem verdes e as que dão frutos que só dessem seus frutos quando tu estiveres entre as sombras delas eu disse às árvores eu disse às dores que só sofressem tanto e aos sofrimentos que só pudessem ser quanto tu fugires para longe deles eu disse às dores eu disse às onças que estivessem longe para vir bem perto de ti quando tu passeares não para te assustar com seus terrores mas para te proteger dos teus temores eu disse às onças eu disse aos rios que corressem mais limpos e às suas águas que fossem mais puras quando tu tocares os teus lábios neles eu disse aos rios eu disse às águas eu disse à chuva que só caísse forte e ao raio que só assombrasse a noite quando tu sonhares pelos astrais mundos descuidada por entre sóis e luas eu disse à chuva eu disse ao raio eu disse às nuvens que se abrissem todas quando tu sorrires para o céu com os olhos eu disse às nuvens e para o céu eu disse que te mostrasse os anjos quando tu pensares no amor mais fundo eu disse ao céu e eu disse aos anjos... aos anjos eu disse que eu te disse tudo.
as pessoas não querem mais ser gente não querem sentir nem pensar nem viver nem querem saber suas vidas são só vitrines é só o que o outro vai achar: que agora são todos fortes e vitoriosos todos de sucesso e todos de bem todos justos e saudáveis todos felizes com sorrisos constantes todos amantes e amados todos ricos e bonitos todos certos e espertos chorar é coisa do passado sofrer é coisa de fracasso ninguém mais chora ninguém mais sofre ninguém mais sente como diria Fernando Pessoa: "onde é que há gente?" ninguém mais erra ninguém mais falha ninguém mais se fode agora são só robôs sem defeitos feitos em fábrica e linhas de série autômatos pré-programados todos perfeitos e todos iguais... e nenhum presta. é preciso acabar esta humanidade para que volte a Humanidade.
quero ser aquele gato negro bicho tão noturno que não tem culpa de nada que com nada mais se importa que não tem seu rabo preso pra fugir da humanidade me ocultar entre o oculto e miar para o infinito pra ser sempre vagabundo vendo almas e fantasmas sem provar pra todo mundo pra sonhar sem ter os sonhos e dormir por entre a lua quero ser aquele gato ser sagrado e ser profano ser um deus ser um demônio e no fundo bem no fundo... desprezar o ser humano
chegamos a um ponto tão absurdamente absurdo de tudo que é absurdo que o absurdo nem traz susto estamos surdos aos absurdos vivemos surtos após surtos e são tantos os horrores e os mortos que o absurdo nem é mais a exceção: é a própria absurda instituição.
como se houvesse tempo estão lá com sede de progresso como se evoluíssem ceifando paraísos para semear infernos lucram como se fossem eternos a transformar vidas em desertos e é como se nunca bastasse mentindo como se fosse para matar a fome sem ter que distribuir a renda como se fosse em nome do que fosse justo como se não fosse pra colher ganâncias como se fosse ser herói se enriquecer à custa do que morre existir à custa do que some
e ainda se acham fortes e ainda se dizem homens como se não passassem de parasitas mais fracos do que cacos mais fiascos que palhaços como se não viesse a volta pelo horror do que plantaram como se não tivesse preço todo a beleza desfigurada como se ficasse por isso mesmo todo o amor que foi corrompido e como se não viesse o Tempo bater no seu endereço
fazem tudo como se o tudo ficasse mesmo assim: como se não houvesse o Fim.
um outro sol um outro sol mais ao alto se erguerá sobre o sol derradeiro vitorioso em som sonho e pesadelo e um outro som mais alto e vermelho se erguerá em de cada perdido instante em teu vasto sim de guerra e mais adiante um outro sou se erguerá em que vai avante mais alta em larga prata e mortífera espada de ponta adiante e ainda mais e mais elevada de ultra e além lâmina e mais afiada em adaga e um outro canto em soprano surgirá mais além de sublime em sublime e mais ainda em quem vem se erguerá mais acima e acima em que nunca ninguém e se erguerá mais um passo ao alto do horizonte que espanta e um outro verbo mais grave com fúria aguda venta e se lança e outro olho mais fundo e avante em outra Força mais alta levanta