01 julho 2019

Governo Eduardo Leite: seis meses de Sartori

Eduardo Leite, do PSDB, é o novo Sartori. Ou melhor, é um Sartori piorado, por ser mais hipócrita. Elegeu-se através do conceito subjetivo de "Oposição Consciente" ao governo Sartori, criticando, durante a campanha de 2018, principalmente,  a política contra os serviços e servidores públicos exercida de forma impiedosa pelo governo PMDB durante seus quatro anos de desmonte do Estado e de venda do patrimônio público. Leite, na campanha, declarou: "Não é preciso parcelar salários. Dinheiro não falta. O que falta é um bom gerenciamento e reorganização do fluxo de caixa."

No entanto, uma vez eleito, o governador pelo PSBD, na prática, traiu seu discurso e os que nele votaram com a esperança de que a situação fosse alterada. Mantém exatamente a mesma política de Sartori: opressão e descaso com os servidores públicos, arrocho salarial, autoritarismo, sucateamento dos serviços oferecidos à população gaúcha, ausência de combate às regalias e à sonegação,  renúncia fiscal, privatizações e entrega do patrimônio do Estado etc.

Na verdade, assim, como os quatro anos do governo Sartori, esses seis meses de Eduardo Leite não são propriamente um governo, mas um desgoverno de desconstrução e desmonte, no que se alinha ao desgoverno federal de Jair Bolsonaro. São seis meses de um oceano de nada, de confusão e desorientação, em que o preço é pago, principalmente, pelos servidores públicos e pela população em geral que não tem o devido retorno dos impostos que paga.

No caso específico da Educação, a situação é ainda mais grave. Além dos atrasos e parcelamentos salariais que atingem todo o funcionalismo público, e já entraram no seu 43º mês, o Magistério gaúcho sofre com uma ausência absoluta de reposição salarial desde o início do governo Sartori. Já são 4 anos e 6 meses sem reajuste. Não fosse isso o bastante, escolas sofrem por falta de verbas, professores contratados são demitidos durante licença-saúde, a lei do piso continua a não ser respeitada e não há nenhum tipo de diálogo ou negociação com os professores.

Dessa forma, a paralisação desta segunda, dia 1º de julho, é um sinal claro de que, para os professores estaduais, a situação está insustentável, e que se não houver algum tipo de sinalização por parte do governo Eduardo Leite de que de fato negociará, medidas mais drásticas deverão ser tomadas pelo Magistério do RS.

Nenhum comentário: