31 janeiro 2014

A Piada da Nova Era Glacial e a Irresponsabilidade Humana

Circulou na internet, e creio que ainda circula, uma suposta teoria científica formulada por cientistas russos e japoneses onde se afirma que neste ano, 2014, começaria uma nova Era Glacial em nosso planeta. Gostaria de saber em quais fatos tais cientistas se apoiam, ou se confirmando minhas suspeitas com relação à ciência atual, nossos cientistas vivem no "mundo da lua" (ou seria no de Marte?) distantes da realidade de nossa civilização.

Utilizam tais senhores, como uma das "provas" de sua teoria,  o inverno extremamente frio vivido pelos EUA este ano, um dos mais intensos do século. É verdade, o frio é recorde. Porém, esses cientistas esquecem que o inverno norte-americano, apesar de absurdamente frio, demorou a chegar, iniciou mais tarde que o de costume, e que o Alaska, estado americano famoso pelos invernos polares, estava com sua temperatura bem ACIMA da sua média histórica.

Gostaria de saber o que dizem esses "homens de ciência" a respeito do VERÃO RECORDE vivido pelo Cone Sul neste período 2013/2014. A Argentina e o Uruguai suportam o verão mais quente do século, e a situação não é diferente aqui no RS (e nem precisa que eu diga). O próprio jornal Correio do Povo noticiou que as temperaturas máximas e mínimas em Porto Alegre em meados de janeiro deste ano bateram o recorde histórico e tornaram-se as temperaturas mais altas registradas na capital gaúcha desde que se iniciaram as medições oficiais. O verão de 2012/2013 no Brasil também havia sido recorde, como demonstra a imagem acima. 

E, para não ficar somente na América, também a África e a Oceania sofrem este ano com verões tórridos. Na África, a desertificação não cessa de aumentar pelo calor crescente e pelo mau uso da terra. A Austrália também tem registrado recordes de temperaturas máximas, com incêndios florestais frequentes. Da mesma forma, lembro que o verão europeu e norte-americano do ano de 2013 foi extremamente quente, com um sem-número de incêndios florestais, pessoas morrendo de calor e recordes de temperatura máxima em países tradicionalmente frios, como a Inglaterra. 

Um outro FATO que tais cientistas parecem ignorar, é que Ranga Myneni, do Departamento da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de Boston, em um comunicado de imprensa da NASA, afirmou:

 “As latitudes maiores do Norte estão ficando mais quentes, o gelo do mar Ártico e a duração da cobertura de neve estão diminuindo, a estação de crescimento está ficando mais longa e as plantas estão crescendo mais, No Ártico e nas zonas boreais do Norte, as características das estações do ano estão mudando, causando grandes perturbações para plantas e ecossistemas associados. (...) Isso põe em movimento um ciclo de reforço positivo entre o aquecimento e a perda de gelo do mar e da cobertura de neve, que chamamos de efeito estufa ampliado. O efeito estufa poderia ser ainda maior no futuro, enquanto os solos no Norte descongelam, liberando quantidades potencialmente significativas de dióxido de carbono e metano.”  

Já escrevi sobre isso aqui. Poderia citar muitos outros exemplos do tipo, mas deixo para que o leitor pesquise por si próprio.

Então, o que sempre soube, é que a ciência se deve basear em fatos. Os fatos, no meu entender, demonstram que o calor não só continua intenso em nosso planeta, mas vem crescendo gradualmente. De modo que questiono: de um onde eles tiram uma Nova Era Glacial? Farsa? Sensacionalismo? Equívoco mesmo? Ou é simplesmente aquela necessidade que possui o ser humano, todos nós, que é a de FUGIR ÀS NOSSAS RESPONSABILIDADES? Sim, porque creio que é fácil, bastante cômodo para nós, seres poluidores e destrutivos, afirmar que o planeta não está aquecendo e que as alterações climáticas inegáveis não são de responsabilidade humana. Assim como cada um de nós prefere não admitir culpa alguma, também a humanidade, que é a extensão do indivíduo, prefere não assumir as suas. E então podemos continuar consumindo e poluindo com bem menos culpa. Até quando?

Bem, eu não direi que é impossível que essa nova era de gelo não venha a ocorrer. Pode ser que sim. E eu ficaria muito feliz se assim fosse, afinal, amo o frio. Mas não é o que demonstram os fatos. Pode ser que o Aquecimento Global regrida, ou cesse, ou a situação simplesmente se inverta e principie realmente uma era de frio intenso. Pode ser. Mas infelizmente, eu não acredito. 

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Boa tarde! mas o fim do mundo deveria ter sido em 2012! Ou melhor, no ano 2000! Acho que o inconsciente coletivo é o culpado; o mundo está em uma situação tão caótica, que inconscientemente, as pessoas desejam e aguardam ansiosamente pelo fim.