13 outubro 2013

Acidez dos oceanos é a maior já registrada e pode aniquilar com 60% da vida marinha

Um relatório do Conselho Nacional de Ciências dos EUA afirma que a poluição produzida pela humanidade, principalmente o dióxido de enxofre, o qual é absorvido em grande parte pelas águas marinhas, está tornando os oceanos cada vez mais ácidos em um nível "sem precedentes", reduzindo drasticamente sua porcentagem de oxigênio e ameaçando toda a vida marinha, já em grande parte afetada e reduzida, e, consequentemente, ameaçando também a existência da humanidade que depende dos mares para sua sobrevivência. 

Afirma o Conselho: "A química do oceano está mudando numa taxa e numa magnitude sem precedentes, devido às emissões antropogênicas de dióxido de carbono. A taxa de mudança excede qualquer uma conhecida que tenha ocorrido nas últimas centenas de milhares de anos."

Um relatório do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos  adverte que "estamos expondo os organismos a uma pressão evolutiva insuportável. A próxima extinção em massa (de espécies) pode ter começado". 

A acidificação dos mares, por exemplo, corrói recifes de coral, interfere na capacidade de algumas espécies de peixe em se localizar e pode prejudicar frutos do mar como mariscos e ostras, impedindo-os de produzir suas conchas. Isso, a princípio. Com o passar do tempo, prosseguindo o crescimento da acidificação, as consequências podem ser muito piores e amplas, ainda não totalmente conhecidas.

Cientistas afirmam que com oceanos mais ácidos e mais quentes, as espécies marinhas tenderão a migrar na direção dos pólos e para águas mais profundas, a diversidade de peixes e invertebrados hoje explorados pode diminuir 60% e os recifes de coral tropicais sofrerão uma redução colossal até 2050. Isso equivaleria a uma aniquilação de quase dois terços da vida marinha.

Alex Rogers, do Somerville College, da Universidade de Oxford, e um dos criadores do Programa Internacional para o Estado dos Oceanos, diz que “a saúde dos oceanos está a piorar mais rapidamente do que se pensava. Esta situação deveria ser motivo de grave preocupação para todos, dado que todos serão afetados pelas alterações na capacidade dos oceanos em suportar a vida na Terra".

Bom, que tal então pegar uma prainha para relaxar? A da foto acima está boa?

Nenhum comentário: