17 agosto 2011

A Genialidade dos Buracos, Desníveis e Lombadas das Ruas de Santiago

Abro um pequeno parênteses aqui no blog para elogiar as ruas da minha cidade. As pessoas geralmente reclamam, mas é porque não percebem a genialidade incompreendida que as ruas de Santiago ostentam, encontrando-se cheias de buracos, com valas e desníveis absurdos e enfeitadas de lombadas involuntárias por todos os cantos. 

Para que querem ruas lisinhas e arrumadas? Para correrem com seus veículos e ainda se acidentarem? Para atropelar pedestres incautos? Ou para dirigir de forma absolutamente despreocupada, tediosa até, sem ter que realizar nenhum desvio, sem necessitar utilizar-se de nossa faculdade da concentração, que tenderá, dessa forma, a se atrofiar?

Pense bem, o estado de nossas ruas é a forma mais eficiente e mais barata de evitar acidentes de trânsito. Por isso que cada vez que é necessário abri-las, o calçamento que é recolado fica daquela forma horrível, completamente mau feita. É proposital, é para que os motoristas redobrem sua atenção e não fiquem dormindo enquanto dirigem. Se ele sentir um forte solavanco capaz de quebrar o carro, vai aprender a lição. Dirija devagar, a 20, 30km/h no máximo. Ou nem dirija, saia a pé, estará evitando poluir ainda mais.

E convenhamos, não é muito mais emocionante dirigir realizando desvios, dando freadas aqui e acolá, tendo um solavanquinho de vez em quando, furando um pneu? Sim, isso é a vida. Queriam o quê? Um tedioso mar-de-rosas? Além do mais, dirigir atento é uma forma não só de evitar acidentes, mas também de manter o cérebro ativo. Não é genial?

3 comentários:

Weimar Donini disse...

Tem mais uma série de vantagens não abordadas.
Economiza recursos municipais. Recursos que poderão ser redirecionados às áreas da educação, à arborização de vias (cidade educadora!), à segurança pública, à saúde. Se sobrar, à contratação de alguns aspones.
Alimenta o pleno emprego. Mantém as oficinas mecânicas, as de pneus, as de amortecedores, as de escapamentos. Toda esta gama de serviços. Também as farmacêuticas, os hospitais e profissionais da área da saúde.
A lista de vantagens é enorme. Se pensarmos um pouco encontraremos mais algumas.
Pensemos, pois!

Paulinha Barreto disse...

É bem verdade hihi
abraço

Luiz Paulo Milani disse...

É verdade.

Mas tenho pra mim que o melhoramento não acontece pelo fato de as principais ruas de Santiago necessitarem da passagem de caminhões carregados (mais do que o limite). Afinal, se trancarem as ruas os caras vão ser obrigados a transitar na BR/RS, coisa que parece não ser viável (pra alguns).

E viva a busca pela prenitude! Haha!

Abraço, irmão.