22 junho 2015

A Sexta Extinção em Massa do Planeta

Bem, são coisas do tipo que venho dizendo aqui no blog desde a sua criação em 2006. Agora, temos um estudo científico. Como já escrevi dizer, a ciência tem a brilhante capacidade de dizer o óbvio. Qualquer pessoa que não seja um tolo completo percebe que caminhamos para o fim desta civilização a passos rápidos e decididos. Mesmo assim, existem "otimistas" ingênuos, ou preguiçosos mesmo, que se recusam a aceitar. Talvez, porque não querem admitir suas culpas,suas responsabilidades.


A notícia abaixo foi publicada no jornal Correio do Povo em 19/06 e pode ser conferida na íntegra aqui.

Um estudo das universidades de Stanford, Princeton e Califórnia, publicado nesta sexta-feira, afirmou que o mundo está começando a sofrer a sexta extinção em massa de sua história. Atualmente, os animais desaparecem numa taxa 100 vezes maior do que costumavam, alertaram os cientistas. E os seres humanos podem estar entre eles.


Desde o fim da era dos dinossauros, há 66 milhões de anos, o planeta não perdia espécies a uma taxa tão elevada como agora, de acordo com o trabalho. O estudo "mostra sem sombra de dúvidas que estamos entrando na sexta maior extinção em massa", disse o co-autor Paul Ehrlich, professor de biologia na Universidade de Stanford.

E a espécie humana é, provavelmente, uma das espécies perdidas, informou o estudo - chamado por seus autores de "conservador" - divulgado na revista Science Advances. "Se permitirmos que isso continue, a vida vai levar milhões de anos para se recuperar e nossa própria espécie provavelmente se tornará extinta em breve", alertou o coordenador do projeto, Gerardo Ceballos, da Universidade Autônoma do México.

Se a taxa passada - ou ritmo natural - era de duas extinções de mamíferos para cada 10 mil espécies com mais de 100 anos, então a "taxa média de desaparecimento de espécies de vertebrados no século passado é 114 vezes maior do que teria sido se não tivesse havido a atividade humana", argumentaram os pesquisadores. "Nós insistimos que nossos cálculos provavelmente subestimam a gravidade da crise de extinção, pois nosso objetivo era colocar um limite realista, mas limitar o impacto humano sobre sobre biodiversidade".

As causas da extinção atual de espécies são, entre outras, alterações climáticas, poluição e desmatamento. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), cerca de 41% de todos os anfíbios e 26% das espécies de mamíferos estão ameaçadas de extinção. "Há exemplares de espécies ao redor do mundo que são basicamente mortos vivos", explicou Ehrlich.


Um comentário:

Ana Bailune disse...

Que excelente notícia para o planeta: a extinção da raça humana.