02 abril 2011

Decadência da Educação - Colapso da Água

O título desta postagem refere-se a dois editoriais do jornal Correio do Povo. Dias atrás escrevi aqui no blog que as estatísticas afirmam que a educação brasileira está melhorando, mas que na prática eu não vejo nada disso, muito pelo contrário, parece-me cada vez pior. Pois o editorial publicado em 28/03/2011 sob o título de "A degradação do espaço escolar" reforça minha visão. Eis alguns trechos:

"Têm-se tornado cada vez mais comuns as notícias sobre agressões entre colegas e até mesmo contra professores e membros do corpo diretivo. Em Porto Alegre, foi bastante divulgado o caso de um estudante que agrediu violentamente a professora por causa de uma nota baixa.(...)

São muitos os motivos que levaram a que chegássemos ao atual estágio. Os professores estão cada vez mais desmotivados pelo estresse dos baixos salários e das condições de trabalho, com a autoestima em baixa. Além disso, sofrem um processo de desmoralização constante com a perda da autoridade na sala de aula, tendo que se submeter a uma tirania hierárquica que os transforma em peça sem valor de uma engrenagem obsoleta. Também a aprovação automática, que virou rotina, faz com que os mestres sejam obrigados a aprovar alunos sem condições de avançar". 

Quanto ao colapso da água, com o título Um bilhão sem água, o editorial do Correio do Povo de 30/03/2011 afirma o seguinte: 

"De acordo com um  estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, até 2050 mais de 1 bilhão de pessoas deverão ficar sem acesso à agua, principalmente as que vivem nas grandes cidades. (...) As péssimas condições sanitárias nesses grandes conglomerados urbanos tornam ainda mais graves os riscos para a fauna e a flora".

Será que só em 2050? Eu acho que antes, hein...

"E assim caminha a humanidade..."

4 comentários:

  1. ...a passos largosssss....
    Um grande bj querido amigo

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  2. Já não há alunos nas escolas e, sim, consumidores. O professor foi reduzido a um mero prestador de serviços. E, como tal, depende da aprovação de seu público consumidor. O poder em sala de aula mudou de mãos. Não se democratizou, como sonhávamos. Apenas multiplicou o contingente de tiranos.

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  3. Isso é só uma pontinha do Iceberg, o problema da educação é bem maior.
    E devemos tomar cuidado para não cair em generalizações, pois há alunos interessados e afim de absorver conhecimento sim, e professores respeitados pois conquistam sua autoridade na sala de aula.

    Derrubar o Iceberg, não é nem um pouco fácil, mas vamos tentando na medida do possível!

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  4. Há muito tempo atrás, no final dos anos 90. fui repreendida pela diretora da escola em que ensinava por não me submeter à vontade de um "filhinho de papai".
    Disse a diretora: "Precisamos de professores que cumpram o papel que EU quero. Quem educa são os pais, Se precisar apanhar, apanhe, mas o Curso não pode perder dinheiro.

    Claro que nunca mais voltei e saí sem meus direitos trabalhistas, tão revoltada estava. Agora com o "bullyiing" nem entro mais em sala de aula. E tem o DDA etc etc...

    Quanto a água, porque temos rios e mares, para mim muito antes de 2050, estaremos como na Índia e algumas partes da África onde se escava o chão para tomar um pingo de uma poça, através de um micro canudo.

    Belo alerta, Reiffer!

    Parabéns!

    Beijos, poeta!

    Mirze

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