24 maio 2019

Para proteger e aumentar o número de Tigres, Bangladesh mata bandidos caçadores. O contrário do Brasil de Bolsonaro.

A destruição na Amazônia está atingindo níveis catastróficos com o desgoverno bolsonaro. Uma tragédia anunciada. A floresta está perdendo 19 HECTARES POR HORA. Em 15 dias de maio, a devastação corresponde à dos 9 meses anteriores, mas as multas do IBAMA caíram 35%, segundo divulgaram diversas ONGs. Enquanto isso, o número de agrotóxicos liberados até agora este ano já é maior do que foi liberado em qualquer ano COMPLETO anterior. Ou se tira Bolsonaro do poder, ou o nosso país será literalmente destruído. Não vou cansar de postar o meu texto de outubro de 2018, em que "cantei a pedra". Não porque sou um gênio, mas porque era o óbvio dos óbvios. Um trecho:

"O egoísmo também nos fala do lucro a qualquer custo. O custo é mais e mais destruição ambiental e exploração do trabalho humano. Voltamos à era da redução das áreas de preservação ambiental, do massacre dos povos nativos, da liberação da caça e da aniquilação da vida selvagem, pois isso não tem valor para o neoliberalismo, a não ser o valor financeiro. A poluição desenfreada não terá limites, a vida será cada vez mais subjugada pelos meios de produção. Vivemos a era em que os recursos naturais, desde campos, florestas, até a água ficarão nas mãos de muito poucos, assustadoramente poucos."

Enquanto isso, no meio do caos em que se encontra nosso planeta, de vez em quando, surge alguma boa notícia, como a de que a população de tigres de Bangladesh voltou a crescer depois de décadas de quedas devido à caça e à destruição do habitat. 

Como que isso aconteceu? O trecho a seguir, retirado do site O Grito do Bicho, explica claramente:

"As autoridades adotaram uma série de medidas para aumentar o número de tigres de bengala na floresta - um dos últimos habitats silvestres remanescentes do mundo para os grandes felinos.

Como parte das medidas, o tamanho do santuário da vida selvagem na floresta foi a mais do que o dobro, enquanto uma força de segurança de elite lançou uma grande repressão contra os piratas que se tornaram caçadores ativos na rede de rios e canais da floresta.

Anteriormente, o santuário da vida selvagem estava limitado a 23% da cobertura florestal, e os moradores e turistas tinham acesso irrestrito ao restante da floresta de mangue.

Um esquema de recompra de armas fez com que quase 200 caçadores piratas entregassem suas armas e munições à polícia em troca de dinheiro, ajuda legal e telefones celulares.

Dezenas de outros caçadores piratas foram mortos a tiros como parte da repressão. Em um dos piores tiroteios, a polícia matou seis caçadores furtivos em agosto de 2015 em um canal da floresta e encontrou as peles de três tigres de Bengala adultos.

A polícia alegou que o esquema de rendição praticamente erradicou a ilegalidade que já existiu nos mangues. "A caça furtiva é uma das principais razões para o declínio da população de tigres", disse Alam, acrescentando que as autoridades já lançaram um projeto de patrulhamento "inteligente" na floresta para reduzir o número de casos de caça furtiva a zero."

Mas no Brasil deprimente do pior presidente da história, seguimos o caminho contrário.

(Na imagem, um dos 114 tigres da reserva de Sundarbans, em Bangladesh.)






Nenhum comentário: