O recente supertufão Haiyan, que devastou as Filipinas e pode ter deixado mais de 10 mil mortos, considerado pelos meteorologistas como o maior tufão já registrado, chegando a ter ventos de absurdos 400km/h, ultrapassando o limite da escala de tufões, que vai até 8 (o Hayan chegou a 8,1), engrossa a lista de recordes catastróficos que vêm assolando nosso planeta neste novo século. Alguns otimistas sorridentes acham que tudo não passa de "acidentes de percurso" e que a humanidade, apesar dos "percalços", caminha muito bem, obrigado. Já eu diria que são sintomas de uma lenta e insidiosa enfermidade planetária que levará a humanidade a um colapso total. Enfermidade obviamente causada pelos próprios humanos e sua civilização altamente evoluída.
Como as pessoas geralmente têm memória curta, vou cometer o ato louvável de lembrar de alguns recordes que nos encherão de orgulho:
1 - Em 2005, o sul dos EUA foi destruído por um dos furacões mais potentes e destrutivos da história, o Katrina.
2 - Em 2004, o tsunami mais mortal já registrado matou quase 300 mil pessoas no Sudeste asiático.
3 - Em 2011, o Japão sofreu o maior terremoto dos últimos dois séculos, chegando ao limite da escala Richter, 9.0, e causando um tsunami gigantesco que originou o desastre nuclear da Usina de Fukushima.
4 - Em 2005, a Amazônia brasileira sofreu a pior seca já registrada em sua história, que chegou a secar rios e regiões alagadas onde até então era considerado impossível a ocorrência de estiagens.
5 - O ano de 2010 é considerado o ano mais quente desde que se iniciariam as medições de temperatura média da Terra. E outros 10 anos do século XXI estão entre os mais quentes já registrados.
6 - Em 2004, o Brasil teve o registro do primeiro furacão a atingir a América do Sul, o furacão Catarina, que atingiu o Sul do Brasil.
7 - Em 2012, a Groenlândia sofreu um degelo recorde em suas geleiras, atingindo os absurdos de 97% de derretimento.
8 - O ano de 2007 é considerado o ano com o maior número de desastres naturais da história da humanidade.
9 - A ocorrência de desastres naturais aumentou 268% no Brasil após o ano 2000.
10 - Neste século, os prejuízos causados por desastre naturais já chegaram a 2,5 trilhões de dólares.
Vou parar por aqui, mas tem mais, muito mais, é só pesquisar. Quem quiser contribuir com algum recorde do tipo, por favor, deixe nos comentários. (Acima, as imagens impressionantes do maior tufão da história.)
Algumas pessoas pensam ascender, mas na real estão afundando a bota e a humanidade na lama. Incabível e lamentável que ainda existam pessoas cegas para a situação do planeta.
ResponderExcluirAbraços!