30 abril 2021

Carta de Despedida à Minha Amada Irmã Elisandra

 


Tudo passa nesta vida, cedo ou tarde. É uma lei que não pode ser infringida. Triste é quando o que passa, passa antes do que deveria ter sido. Mas nós nunca sabemos, nem nunca saberemos, quando é que as coisas da vida devem ser ou não devem ser. 

Elisandra, tu não estás mais no nosso mundo, já passaste dessa fase de nossas existências, por motivos a nós desconhecidos. Mas ficam aqui entre nós não só a tua memória e a saudade infinita de todas aqueles que te amam e para sempre te amarão. Ficam a tua grandeza como pessoa, o teu imenso coração e bondade, a tua sensibilidade incomum, o teu amor sincero pelas pessoas e por todos os seres vivos, o teu amor gigantesco pelos animais, em especial pelos gatos, os quais tu entendias como raras pessoas.

Ficam entre nós a tua sinceridade, a tua honestidade, a mulher de princípios, de ideais, de inteligência, de profundidade, de espiritualidade, de força interior que sempre foste. 

Ficam a beleza e a profundidade do teu olhar e a espontaneidade e a ternura do teu sorriso. Sempre foste muito pura e inocente para este mundo de maldades, de hipocrisias, de vidas vazias e supérfluas.

Minha querida irmã, de pulmões frágeis e de alma forte, agora és só alma. Pertences agora ao mistério universal, ao insondável, a tudo aquilo que não compreendemos, que não atingimos conhecer nem com as ciências nem com as religiões nem com as filosofias. Estás unida ao mistério cósmico junto com nossa mãe, a quem tu amavas infinitamente. 

As pessoas dizem que a morte é triste e dolorosa, e, sem dúvida, todo o processo da morte é algo de um sofrimento intraduzível, assim como é doloroso todo o processo da vida. Mas nenhuma pessoa sabe dizer se o após a morte não é, talvez, menos doloroso que o durante a vida. Quem garante que o após a morte não é melhor e mais feliz que este vale de lágrimas e de horrores em que vivemos? A morte é o desconhecido, e tudo pode no que é desconhecido. Se o universo é infinito, também são infinitas todas as suas possibilidades. Dizem que morrer é triste, mas, talvez, mais triste seja continuar vivo.

Fernando Pessoa escreveu que "A morte é a curva da estrada/ Morrer é só não ser visto." Agora, tu fizeste a curva na estrada, e nós não mais te vemos. Mas te sentimos viva em nossos corações. Tu segues o teu caminho, iluminado, como o é teu espírito.

Do teu irmão Alessandro Reiffer, e em nome de todos aqueles que te admiram e te amam.


Nenhum comentário: