31 julho 2018

O Começo do Fim de Bolsonaro

Infelizmente, o assunto de hoje é a participação de Bolsonaro no programa Roda Viva da TV Cultura.

Há dois tipos de pessoas que chamam a atenção. As grandes pessoas, por seus grandes feitos, criações, realizações e\ou pensamentos e os grandes medíocres, por seus enormes absurdos e imensas tolices. Este último é o caso de Jair Bolsonaro. Tanto que conseguiu uma legião de seguidores, uns por serem como ele, outros por estarem iludidos e não procurarem sair da ilusão. E é isso que preocupa e deve ser analisado, ainda que Bolsonaro não vença as eleições. E é quase certo que não vencerá, devido a sua flagrante ausência de inteligência. Vejam bem, ele perderá não tanto pelo que defende, mas porque é burro. E isso é o mais perigoso.

Ontem, assisti de 10 a 15 minutos à sabatina de Bolsonaro. Foi ao mesmo tempo hilário e deprimente a quantidade de bobagens e absurdos pronunciados por um só homem em tão pouco tempo. Nunca vi coisa igual. Nesses menos de 15 minutos,  escutei de Bolsonaro (paráfrases):

1) "É preciso, nas favelas, separar quem é bandido pra um lado e quem é povo pra o outro e atirar nos bandidos". Meu Deus, como alguém pode ter uma ideia dessas? Já estou imaginando os policiais: "O senhor é bandido? Passa pra ali que vamos lhe matar. E o senhor, é povo? Então vai pro outro. E fique aí."

2) Bolsonaro: "Eu tenho mais de 500 projetos!" 
 Jornalista: "Não, são 170, e só 2 foram aprovados." Bolsonaro: "Que seja!" . 
A isso, eu chamo de fanfarronice. Um fanfarrão é um cara que acha que faz e acontece, e todo mundo acredita, e, na verdade, não faz nada.

3) Jornalista: "O senhor é contra, e até agressivo, nas suas posições contra determinados grupos sociais, mas tem um grupo social que o senhor nunca é contra e nunca fala nada: os banqueiros."

Bolsonaro: "Eu não sou contra banqueiros, eles são trabalhadores". 
Aham, claro, vamos dizer isso para os milhares de pequenos agricultores brasileiros que perderam plantação, terra, casa, tudo, por dívidas com bancos, só para dar um exemplo. Com essa declaração, Bolsonaro quer dizer que é contra grupos sociais pobres e a favor dos ricos, e NADA fará para combater a desigualdade social, que é o pior problema brasileiro.

4) Jornalista: o senhor se queixa muito das fake news, mas é um dos que mais as espalham. O senhor espalhou que o jornalista (não lembro o nome) era um guerrilheiro, quando na verdade ele nunca foi, e está provado que não.
Reação do Bolsonaro: cara de nojo.

5) Jornalista: está na Wikipédia que o senhor não foi promovido no exército por que era muito autoritário, agressivo, intolerante, arrogante (e outras coisas que não lembro) com seus subordinados. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
"Ah, alguém deve ter botado lá."

6) Bolsonaro: "A solução para o desemprego no campo é os camponeses acharem outra coisa pra fazer."

E isso foi o que vi em menos de 15 minutos. Óbvio que há muitas outras barbaridades expelidas por Bolsonaro ao longo da fatídica 1 hora e meia do programa.  Como a da escravidão, em que afirmou que os portugueses "nunca pisaram na África" e que os africanos se entregavam para a escravidão por livre e espontânea vontade. E esse cara quer ser presidente. E, pior,  há quem vote. Felizmente, Bolsonaro começou a se enforcar com a própria corda.

Nenhum comentário: