26 agosto 2017

Beethoven contra a Tirania

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) compôs entre 1803 e 1804 uma das maiores e mais revolucionárias obras musicais de todos os tempos, a Terceira Sinfonia, que, quebrando os rígidos conceitos do Classicismo, deu início ao tempestuoso período romântico na música. A 3ª Sinfonia, com quase 1h de duração, superava em muito, seja em forma seja em conteúdo, todas as sinfonias até então  realizadas, incluindo as de Mozart, Haydn e as duas anteriores do próprio Beethoven. Sua estreia foi um escândalo. Os críticos da época, em geral, diziam que a sinfonia era "barulhenta e exagerada", e que "não terá  futuro".  Nunca alguém esteve tão errado.

Beethoven era um admirador dos ideais de liberdade da Revolução Francesa. Via Napoleão Bonaparte como um símbolo dessa revolução. Na época, Bonaparte era um general que parecia lutar pelos mesmos ideais de liberdade nos quais o compositor acreditava. Antes da estreia da Sinfonia nº3, Beethoven pensou em dedicá-la a Napoleão, chegou a escrever a dedicatória na partitura da sinfonia. No entanto, em maio de 1804, Napoleão cuspiu e pisou nos ideais de liberdade da Revolução Francesa e se autoproclamou imperador. 


Quando soube da notícia, em acesso de revolta, fúria e indignação, tão comuns no gênio da música, Beethoven dirigiu-se à partitura e riscou a dedicatória a Napoleão com tanta força que chegou a rasgar a folha. Napoleão era apenas mais um tirano. E tiranos, ditadores, nobres, Beethoven, em geral, não os suportava. Ele escreveu sobre o tirano Napoleão:



"Então ele não é mais do que um mortal comum! Agora, também, ele vai pisar no pé de todos os direitos do homem, saciando somente a sua vontade; agora ele vai pensar que é superior a todos os homens, se tornando um tirano!" 


Beethoven decide então dedicar a Terceira Sinfonia "À Memória de um Grande Homem", que não era Napoleão, e chamou-a de Sinfonia Eroica. O 2º movimento da obra traz uma trágica e titânica Marcha Fúnebre. A Sinfonia, como um todo, como toda a obra de Beethoven, como o próprio Beethoven, é, no mínimo,   um monumento à Liberdade Universal.


Nenhum comentário: