19 março 2017

Carne Fraca, Lucro Fácil, Vida Frágil

A denúncia da operação policial "Carne Fraca" gerou uma onda de indignação no país. Assim como as fraudes do leite, anos atrás. Isso tudo é uma ponta do iceberg. Crimes como esses, cometidos, em maior ou menor grau, contra a saúde dos brasileiros, são muito  mais comuns do que imaginamos, seja em grandes, em médias e até em pequenas empresas. E não só com alimentos de origem animal, mas com praticamente todos eles. Basta analisarmos a trágica questão dos agrotóxicos e dos transgênicos. 

Em grande parte dos casos, nem ficamos sabendo. Seja porque nem a polícia descobriu, seja porque houve algum tipo de corrupção envolvida que encobriu o caso, seja porque a mídia, muitas vezes de rabo preso com empresários cafajestes, mal divulgou. Eu mesmo soube de um caso em que um frigorífico de uma cidade gaúcha armazenava carne em um estado de conservação impróprio para o consumo humano, e a carne era distribuída de alguma forma. Não vi a mídia divulgando o ocorrido.
Além do mais, todos sabemos o quanto os partidos políticos e seus membros estão ligados, presos, à todas essas empresas que financiam suas campanhas. Muitas vezes, os políticos SÃO os próprios empresários cafajestes. 

Alguns falam em um complô internacional para destruir a indústria brasileira da carne. É possível. Mas todos nós sabemos que quando se trata de lucro fácil, mesmo que seja um lucro sujo, criminoso, mesmo que esse lucro prejudique diretamente milhões de consumidores, grande parte dos empresários, grandes, médios e até pequenos, e não falo só dos brasileiros, não está nem um pouco preocupada em abrir mão dos escrúpulos para lucrar. Essa é a tônica do capitalismo. 

É claro que o lucro é necessário, ninguém vai trabalhar e vender o seu produto pelo preço de custo. Mas, para uma enorme parcela do empresariado, não é suficiente lucrar para se ter uma vida satisfatória, a visão é que se deve lucrar o máximo possível, mesmo que isso signifique destruir pessoas e a vida no planeta. Quanto mais lucros, tanto
melhor, nunca há um limite, nunca se lucra o suficiente. É a doença do capital. E não venham com esse papo furado de que sou comunista, e toda essa baboseira sem argumentos. Não sou, nunca fui e nunca serei comunista, considero tanto comunismo como capitalismo como sistemas falidos. Mas o capitalismo é ainda mais daninho à vida e ao planeta.  Seja como for, a dura verdade é que A HUMANIDADE ESTÁ FALIDA, e seu colapso é uma questão de tempo.


Aproveito para republicar o poema que escrevi em 2015, quando do desastre ambiental em Mariana, MG, causado pela empresa Samarco. No poema, "lucro" deve ser entendido como algo metafórico, é claro que não me refiro ao lucro normal e necessário de qualquer empresa, mas quando ele se torna a aberração que vem sendo decisiva na destruição do planeta e da humanidade.

Enquanto houver Lucro
enquanto houver lucro 
não haverá vida
nem de quem perde
nem de quem lucra

enquanto houver lucro
só haverá o suco
do que é vivo sugado
enquanto houver lucro
não haverá o justo:
só seres e homens
esmagados

enquanto houver lucro
não haverá paz
enquanto houver lucro
só haverá pás a cavar covas
só haverá a sede
insaciável
de quem quer mais
só haverá a sede
insaciada
de quem
não pode
e não tem nada

enquanto houver lucro
o homem será invólucro
de um monstro
o homem será a máscara
de um mundo de faca
à máquina
e soco

e é assim:
enquanto houver lucro
haverá o fim

Nenhum comentário: