25 novembro 2016

"...prefeitos, governadores, generais, presidentes têm tanto juízo quanto as lesmas colhidas por teias de aranhas."

Quando se trata de dar um chute na bunda na mediocridade, no caos, no vazio e no sem sentido da vida contemporânea, ninguém melhor do que Bukowski. Isso que ele morreu em 1994. O que ele escreveria se estivesse vivo hoje? 


No seu avassalador livro de contos, "Fabulário Geral do Delírio Cotidiano", a metralhadora ferina e sem papas na língua do escritor alemão, naturalizado estadunidense, desconstrói todos os delírios de uma sociedade hipócrita e falida, não só a americana, mas a de qualquer parte deste mundo miserável. A seguir, alguns trechos selecionados por mim:



"...os bolsões de miséria vivem cheio de desiludidos e rejeitados. os pobres morrem em enfermarias de indigentes em meio à falta de médicos; obter alívio é um ato de misericórdia que nem sempre dura e os hospícios têm paredes acolchoadas por causa de uma sociedade que usa as pessoas como se fossem peões de uma partida de xadrez... é agradável pra caralho ser intelectual ou escritor e ficar observando essas amenidades desde que não seja o nosso PRÓPRIO rabo que esteja em jogo."


"...prefeitos, governadores, generais, presidentes têm tanto juízo quanto as lesmas colhidas por teias de aranhas."


"As duas maiores invenções da humanidade foram a cama e a bomba atômica; não saindo da primeira a gente se salva, e, soltando a segunda, se acaba com tudo."



"...a poesia de maior aceitação hoje ocupa uma redoma de vidro, vistosa e escorregadia, e aquecida pelo sol ali dentro existe uma junção de palavras formando um todo meio metálico e desumano ou um ângulo semiescondido. é uma poesia para milionários e gordos desocupados... uma poesia sem vida, chatérrima, sem culhões, a tal ponto que a sua insipidez é interpretada como possuindo um significado oculto..."


"... a maior parte dos seres humanos já está capturada e domada, por completo, por volta dos 7 ou 8 anos. muitos jovens PARECEM livres, mas se trata apenas de um fenômeno químico do corpo e da energia, não uma manifestação realista do espírito... é muito raro encontrar almas livres, mas logo se vê quando são..."

"se se fosse proibir tudo o que provoca a loucura, a estrutura social cairia por terra: o casamento, a guerra, o serviço de transportes coletivos, os matadouros, a apicultura, a cirurgia, o que se queira incluir, qualquer coisa pode levar o homem à loucura, pois a sociedade está estruturada sobre estacas falsas."





Nenhum comentário: