21 novembro 2016

"As mudanças no clima se comparam com os efeitos da guerra nuclear." Noam Chomsky

"Este é o momento mais importante da história da humanidade." É o que afirma o consagrado linguista estadunidense Noam Chomsky, um dos homens mais inteligentes ainda vivos. Ele fala sobre o momento catastrófico que parece se aproximar. Tenho escrito sobre o assunto já há bastante tempo. Mas como não tenho o renome e a autoridade do cara, publico o que ele diz. O texto completo pode ser conferido em Pragmatismo Político. Alguns trechos:

"O aquecimento global é o pior problema que a espécie humana terá pela frente, e estamos nos dirigindo a um completo desastre”. As mudanças no clima têm efeitos comparáveis somente com os da guerra nuclear." 

"Se o nível do mar continuar subindo e se elevar muito mais rápido, poderá engolir países como Bangladesh, afetando a centenas de milhões de pessoas. Os glaciares do Himalaia se derretem rapidamente, pondo em risco o fornecimento de água para o sul da Ásia. O que vai acontecer com essas bilhões de pessoas? As consequências iminentes são horrendas, este é o momento mais importante da história da humanidade”.

"Na Conferência de Paris sobre o aquecimento global foi impossível conseguir um tratado vinculante, somente acordos voluntários. Por quê? Simples: os republicanos não aceitariam. Eles bloquearam a possibilidade de um tratado vinculante que poderia ter feito algo para impedir essa tragédia massiva e iminente, uma tragédia como nenhuma outra na história da humanidade."

"Estamos diante um ponto crucial da história, no qual os seres humanos devem decidir se querem viver ou morrer. Digo isso literalmente, não vamos morrer todos, mas sim se destruiriam as possibilidades de vida digna, e temos uma organização chamada Partido Republicano que quer acelerar o aquecimento global. E não exagero, isso é exatamente o que eles querem fazer”.

"A guerra (nuclear) esteve a ponto de ser deflagrada inumeráveis vezes”. Um exemplo é o sucedido sob o governo de Ronald Reagan, quando o Pentágono decidiu provar as defesas russas através de uma simulação de ataques contra a União Soviética."

"Acontece que os russos levaram a sério. Em 1983 depois que os soviéticos automatizaram seus sistemas de defesa, foi possível detectar um ataque de mísseis estadunidense. Nesses casos, o protocolo é ir direto ao alto mando e lançar um contra-ataque. Havia uma pessoa que tinha que transmitir essa informação, Stanislav Petrov, mas decidiu que era um alarme falso. Graças a isso, podemos estar aqui falando. O sistema de defesa dos EUA possui sérias falhas. Há cada ano são registradas dúzias de alarmes falsos”.

Nenhum comentário: