03 outubro 2016

Eleições 2016: Doria e o Brasil, o País dos Milionários

O poder financeiro mostrou de forma arrasadora toda sua capacidade de como levar consigo o povo, através de engodos e seduções. Fácil, muito fácil! Para isso existe a mídia, existe a propaganda. O Brasil elegeu 23 milionários para prefeitos no 1º turno. Segundo levantamento, das 37 cidades com mais de 200 mil habitantes que elegeram seus prefeitos no 1º turno, em 23 delas, os candidatos eleitos declararam patrimônio superior a 1 milhão de reais. Vittorio Medioli (PHS), de Betim (MG), é o mais rico dos prefeitos, com mais de 352 milhões (!!!) declarado em bens. O segundo lugar fica com João Doria (PSDB), o famoso empresário e apresentador de TV, agora prefeito da maior e mais importante cidade do Brasil, São Paulo. Doria declarou bens no valor de apenas 180 milhões de reais. Aliás, o PSDB é o partido que mais possui milionários entre os eleitos: 10 dos 23. Se todos os milionários que disputam 2º turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes se elegerem, conseguirão chegar ao poder na maioria delas, em 59 das 92. Esses são os homens de bens, os legítimos, que, agora mais do que nunca, estão dominando completamente o Brasil.

O que isso significa? Por que, diabos! um pobre vota em alguém como Doria? O que acreditam que um super milionário (porque certamente sua fortuna é muito maior do que a declarada, só um ingênuo não reconheceria o fato), um megaempresário, um homem que dedica sua vida ao lucro irá realmente fazer para melhorar a vida dos pobres e miseráveis desse país? 

Retiro da Wikipédia o seguinte: Doria "É criador e presidente licenciado do Grupo Doria, que reúne seis grandes organizações, dentre as quais o Lide — Grupo de Líderes Empresariais, uma associação de 1700 empresas nacionais e multinacionais, que, segundo o site do Grupo Doria, respondem por 52% do PIB." Certamente, todos esses senhores sedentos do capitalismo estão preocupadíssimos em tirar da pobreza os milhões de brasileiros que nela se encontram, ou em melhorar socialmente a vida penosa do povo brasileiro, ou em preservar o nosso ameaçado meio ambiente...

Não é à toa que o Brasil é campeão em desigualdade social no mundo. Aqui, pobre vota em quem o explora. Aqui, 1% da população (os mais ricos) detêm 50% das riquezas. E a tendência será essa desigualdade aumentar. E é fato que está aumentando em quase todo o mundo. Lembrando que, entre 2000 e 2010, houve uma redução na nossa assombrosa desigualdade. Pouca, mas houve. Agora, não mais. No Brasil, acontecem coisas absurdas, como um médico cobrar 700 reais por uma consulta de 10 minutos. Isso, aqui, em Santa Maria. Que lei existe para impedir que isso aconteça? Nenhuma, por que são os ricos que fazem as leis. São os médicos (como um médico não ficará rico no Brasil cobrando um absurdo de 700 reais por consulta?), são os grandes empresários, são os senhores do agronegócio, são os pastores das igrejas neo pentecostais, entre outros. Rico apenas se preocupa com rico, quase sempre. A história o tem provado. E, como escreveu Balzac: "Atrás de toda grande fortuna há um crime." 

Doria, e outros milionários valeram-se de dois fatores: dinheiro e mídia. Dinheiro para controlar a mídia, que por sua vez controla o povo, que, ludibriado, concede ainda mais poder a quem tem dinheiro. E prossegue o círculo vicioso. E rumamos a tempos nefastos.

Quem ou quê está por trás de tudo isso?

Nenhum comentário: