05 março 2016

Nível dos mares está subindo e pode elevar-se em mais de 1 metro nas próximas décadas

A notícia divulgada em fins de fevereiro sobre os estudos de cientistas norte-americanos sobre a recente elevação do nível dos oceanos e publicados em revistas científicas dos EUA parece não ter chamado muito a atenção dos brasileiros, preocupados que estão em prender o Lula e deixar o Aécio solto. 

Sou um dos caras que mais enche o saco dos otimistas sorridentes bem-sucedidos, dos crentes na inocência e sublimidade do nossa magnífica e avançadíssima civilização. Agora tenho mais uma postagem para incomodá-los. Claro, eles vão dizer que é tudo mentira, um complô de alguns que estão interessados em acabar com a inocente indústria do petróleo e em denegrir a imagem humana para dar motivos à invasão dos alienígenas.


Bem, a seguir, alguns trechos da mentira deslavada (ou melhor, muito bem lavada nas águas dos oceanos):


"O nível dos oceanos subiu mais rapidamente ao longo do século XX do que nos três últimos milênios, devido às alterações climáticas, indica um estudo publicado na segunda-feira.

Entre  1900 e 2000, os oceanos e os mares do planeta subiram cerca de 14 centímetros, por causa do degelo, principalmente no Ártico, revelaram os autores de estudos publicados na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os climatólogos estimaram que, sem a elevação da temperatura do planeta observada desde o início da era industrial, a subida do nível dos oceanos teria correspondido a menos da metade observada nos últimos cem anos.

O século passado “foi excepcional em comparação com os últimos três milênios e a elevação no nível dos oceanos acelerou nos últimos 20 anos”, disse Robert Kopp, professor do departamento de Ciências da Terra da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos.


Os investigadores também calculam que o nível dos oceanos pode aumentar “muito provavelmente" de 51 centímetros para 1,3 metro durante este século "caso o mundo continue a ser tão dependente de energias fósseis'."

Aqui, a notícia completa.


Nenhum comentário: