11 março 2016

Lula e a Justiça Brasileira



A Justiça Brasileira é permeada de momentos vergonhosos. Vergonhas que datam de séculos. A condenação de Tiradentes, por exemplo, no século XVIII, salta aos olhos pelo absurdo da sentença, que condenou até mesmo seus netos. No século XX, salvo algumas louváveis exceções, nosso Judiciário não passava da rameira da ditadura militar, subserviente, covarde e conivente com os crimes cometidos em nome da “ordem”. Recentemente, juristas escandinavos tacharam de “inaceitável e absurdo” que magistrados brasileiros estivessem obtendo e “achando bom” tantas regalias, como o infame auxílio moradia, em um país onde a desigualdade social é revoltante.  E a desigualdade social é a origem de quase todos os problemas de uma sociedade. Logo eles, os magistrados, que deveriam dar exemplo de retidão e dignidade. Aqui em Santa Maria, no RS, temos o caso da boate Kiss, cujas decisões da justiça vêm causando uma onda de indignação.


Uma justiça em que não se confia , que não é imparcial, onde um lado da balança pesa mais do que o outro, não pode ser chamada de justiça. Ninguém, em sã consciência, vai levá-la a sério.
Agora, quando o assunto é Lava-Jato, até mesmo uma criança de 3 anos percebe a magnitude da parcialidade do que chamamos de Justiça Brasileira. Está claro, ostensível, escancarado, que a balança só pesa para um lado. Para agradar a opinião das elites e da grande mídia, condena-se de antemão somente uma pessoa, o ex-presidente Lula, como uma forma de se dizer: “Viu, eu não disse? Toda a culpa é de Lula e do PT.”

Obviamente, irão dizer que estou defendendo Lula e seu partido. É que vivemos um momento em que toda análise ou opinião que não diga “Toda a culpa é do Lula e do PT” é vista como defesa dos mesmos. Nunca votei no Lula, nem na Dilma, em um 1ºturno de eleições. Sempre votei em partidos menores e mais radicais. Votei no PT em segundos turnos, onde as opções eram, geralmente, PT contra PSDB. Nesse caso, não tenho a mínima dúvida de em quem votar.  E para falar a verdade, sou contra governos. Sou um anarquista, na minha visão, governos não deveriam existir, nem grandes empresas, nem grandes extensões particulares de terra. E quem acompanha meus escritos já deve ter se dado conta.

Portanto, não tenho porque defender o PT. Julgo, com o direito que tenho de opinar, o governo Lula como o melhor, ou menos ruim, governo que o Brasil teve após o golpe de 64. Teve erros? Muitos. Fez tudo o que se propôs a fazer? Não. Decepcionou? Sim. Houve corrupção? Óbvio. Mesmo assim, foi o melhor. E o motivo é muito simples: ninguém fez mais do que o governo Lula pelas questões sociais, pela redução da desigualdade, no Brasil, desde o governo de Jango. Até porque os demais fizeram muito pouco ou quase nada. Alguns não querem admitir o fato. Mas não deixa de ser fato.


Dito isso, vamos a outros fatos. Lula deve ser investigado? É ostensível que sim. Se for provada sua culpa, deve ir para a cadeia? Só um idiota diria que não. O PT tem culpa no cartório?  Acreditar no contrário é, no mínimo, uma ingenuidade. Só o PT? Todo mundo sabe que todos os grandes partidos estão envolvidos em corrupção, e não é pouca coisa, e não é de hoje. A corrupção nunca foi tão grande com o PT? Não sei. Porque a corrupção durante a ditadura era totalmente acobertada pelo próprio governo e pela mídia. E pior que acobertada: foi mantida às escuras pela censura, pela tortura, pela extradição, pela morte. E os escândalos de corrupção de outros governos, como o de FHC, Collor, Sarney já estão completamente esquecidos, as investigações não foram levadas até o fim, ou foram abafadas, a divulgação pela grande mídia sempre foi bem menor do que está sendo agora. Porque a grande mídia, somente um débil mental não sabe, defende os interesses das elites, pois a grande mídia é da elite. E as elites estão vibrando em ver o PT metido em corrupção, como elas, as elites, sempre estiveram. Foi assim que enriqueceram e se mantiveram no poder. As direitas, que defendem os interesses dos ricos (e que convencem muitos pobres a defendê-las), das grandes empresas, dos latifundiários, dos conservadores, daqueles que querem manter o status quo, porque esse status quo lhes favorece, sempre odiaram o PT. Porque afirmam, entre outras coisas, que o PT “dá” dinheiro para pobres. Não aceitaram perder o poder, que era seu desde a ditadura. 


Não que o PT tenha sido um exemplo de esquerda. Mas foi melhor que qualquer governo direitista, com sua fachada de “ordem e progresso”, que tenha governado o Brasil nos últimos 50 anos. Por essas e outras é que a nossa justiça, que sempre foi elitista, direitista e conservadora, com raras exceções, quer agora colocar a culpa de tudo somente no PT. Que necessidade havia de Lula ser algemado para depor? Só a necessidade da mídia de mostrar um showzinho para os que não querem saber de justiça, querem saber de ver o Lula preso. Lula foi citado por delatores uma única vez. O que já é muito. Mas Aécio, apenas para ficar no “heroí” de muitos que dizem “lutar contra a corrupção”, já foi citado 5 vezes. Onde está o showzinho da “prisão” de Aécio? Eduardo Cunha, que queria o impeachment da Dilma, usando um termo popular, está mais sujo do que pau de galinheiro. Ainda não vi Cunha sendo levado a força e algemado para depor. A quase totalidade da bancada do PP gaúcho na Câmara foi citada na Lava-Jato. Alguém viu algum mandado de prisão preventiva contra algum desses nobres políticos? De modo que repito: a balança está pesando só para um lado. Nossa justiça continua fazendo seus fiascos. 



Um comentário:

Nadine Granad disse...

Eu não aguento mais tantas mensagens sobre isso...
Seu texto veio muito a calhar!

*aplausos*