14 dezembro 2015

Santiago, (Operação) Terra dos Poetas

Nos últimos dias, Santiago não vem tendo seu nome associado à poesia, mas a algo bem diferente. Corrupção? Desvios de verbas? Fraudes? Talvez até fosse mais apropriado mudar o  título de "Terra dos Poetas". É, eu sei, não soaria muito bonito associar a algo negativo como "Santiago, Terra dos Corruptos". Alguns, talvez, até protestassem: "Mas a corrupção, por exemplo, em Santiago não é maior que em outras cidades." Em termos absolutos, claro que não. Mas convenhamos que para o tamanho da cidade, que não é muito populosa, os índices estão até  que bem altos. Além do mais, Santiago tem mais poetas que outras cidades? E acho que nem proporcionalmente falando.

A coisa começou com a intitulada "Operação Terra dos Poetas", deflagrada pela Polícia Federal, que associou nacionalmente o título de Santiago a uma das maiores fraudes recentes contra o INSS. Um dos maiores envolvidos é santiaguense.  Depois veio a "Fraude Rural", que ocasionou a prisão de gente conhecida na cidade. Agora, surge a oposição de entidades federais contra a indicação do santiaguense Marco Peixoto para a presidência do Tribunal de Contas do Estado, com a justificativa de que o mesmo responde por crime de estelionato na justiça e emprega um assessor já condenado por desvio de recursos na Assembleia Legislativa.  Sobre o fato, afirmou a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira: "Um acusado de cometer crime não pode comandar uma corte que investiga fraudes e fiscaliza outros órgãos. Não é algo compatível com o cargo de alguém que dirige um órgão que tem a missão constitucional de fiscalizar a legalidade dos atos de pessoal”. Conferir aqui.

E o que dizer da nota vergonhosa no "Ranking da Transparência" que obteve Santiago, com seus míseros 3,10 - nota que colocou a cidade num dos últimos lugares do RS?
E o que mais falta para ser descoberto na Terra dos Poetas?


Nenhum comentário: