26 janeiro 2015

Noam Chomsky e a iminente Autodestruição da Humanidade

(Nesta imagem, a foto real da primeira explosão nuclear subaquática do mundo, detonado pelos EUA em 1946.)

Escrevi vezes sem conta sobre sobre o caminho autodestrutivo que a humanidade está traçando, e percorrendo rapidamente, seja na forma de poemas, de contos ou de artigos. 


Os otimistas acham que exagero ou que simplesmente não tenho razão. Estão no seu direito. Porém é bom conhecermos o ponto de vista de alguém que é um dos principais intelectuais do mundo, o maior dos EUA nos dias atuais e considerado um dos pensadores mais influentes da contemporaneidade: Noam Chomsky. O texto foi publicado no blog de Leonardo Boff, e pode ser lido na íntegra aqui. Do blog mencionado, retiro os trechos que considerei mais fortes, grifando algumas frases.  Bem poucos lerão. Por motivos como esse, também, caminhamos rumo à autodestruição. Com a palavra, Noam Chomsky:



"O que o futuro trará? Uma postura razoável seria tentar olhar para a espécie humana de fora. Então imagine que você é um extraterrestre observador que está tentando desvendar o que acontece aqui ou, imagine que és um historiador daqui a 100 anos – assumindo que existam historiadores em 100 anos, o que não é óbvio – e você está olhando para o que acontece. Você veria algo impressionante.
Pela primeira vez na história da espécie humana, desenvolvemos claramente a capacidade de nos destruirmos. Isso é verdade desde 1945. Agora está finalmente sendo reconhecido que existem mais processos de longo-prazo como a destruição ambiental liderando na mesma direção, talvez não à destruição total, mas ao menos à destruição da capacidade de uma existência decente.
E existem outros perigos como pandemias, as quais estão relacionadas à globalização e interação. Então, existem processos em curso e instituições em vigor, como sistemas de armas nucleares, os quais podem levar à explosão ou talvez, extermínio, da existência organizada.


Como destruir o planeta sem tentar muito
Têm aqueles que estão tentando ao máximo fazer algo em relação à essas ameaças, e outros que estão agindo para aumentá-las. Se olhar para quem são, esse historiador futurista ou extraterrestre observador veriam algo estranho. As sociedades menos desenvolvidas, incluindo povos indígenas, ou seus remanescentes, sociedades tribais e as primeiras nações do Canadá, que estão tentando mitigar ou superar essas ameaças. Não estão falando sobre guerra nuclear, mas sim desastre ambiental, e estão realmente tentando fazer algo a respeito.


Na Índia, é uma guerra enorme sobre a destruição ambiental direta, com sociedades tribais tentando resistir às operações de extração de recursos que são extremamente prejudiciais localmente, mas também em suas consequências gerais. Em sociedades onde as populações indígenas têm influência, muitos tomam uma posição forte. O mais forte dos países em relação ao aquecimento global é a Bolívia, cuja maioria é indígena e requisitos constitucionais protegem os “direitos da natureza”.
O Equador, o qual também tem uma população indígena ampla, é o único exportador de petróleo que conheço onde o governo está procurando auxílio para ajudar a manter o petróleo no solo, ao invés de produzi-lo e exportá-lo – e no solo é onde deveria estar.
A Venezuela é uma grande produtora de petróleo. O petróleo é praticamente todo seu PIB. Naquele discurso, Hugo Chávez  alertou dos perigos do sobreuso dos combustíveis fóssil e sugeriu aos países produtores e consumidores que se juntassem para tentar manejar formas de diminuir o uso desses combustíveis. Isso foi bem impressionante da parte de um produtor de petróleo. Você sabe, ele era parte índio, com passado indígena. 


Então, em um extremo têm-se os indígenas, sociedades tribais tentando amenizar a corrida ao desastre. No outro extremo, as sociedades mais ricas, poderosas na história da humanidade, como os EUA e o Canadá, que estão correndo em velocidade máxima para destruir o meio ambiente o mais rápido possível. 
O que pensar das crises nucleares Iraniana e Norte-Coreana
Tome o caso do Irã, que é considerado no ocidente – não no mundo árabe, não na Ásia – a maior ameaça à paz mundial. É uma obsessão ocidental, e é interessante investigar as razões disso, mas deixarei isso de lado. Há um jeito de lidar com a suposta maior ameaça à paz mundial? 


No início de novembro, o Irã concordou em comparecer à reunião. Alguns dias depois Obama cancelou a reunião, dizendo que a hora não estava correta. O Parlamento Europeu divulgou uma declaração pedindo que continuasse, assim como os estados árabes. Nada resultou. Então moveremos em direção a sanções mais rígidas contra a população Iraniana – não prejudica o regime – e talvez guerra. Quem sabe o que irá acontecer?

No nordeste da Ásia, é a mesma coisa. A Coréia do Norte pode ser o país mais louco do mundo. É certamente um bom competidor para o título. Mas faz sentido tentar adivinhar o que se passa pela cabeça alheia quando estão agindo feito loucos. Por que se comportariam assim? Nos imagine na situação deles. Imagine o que significou na Guerra da Coréia anos dos 1950’s o seu país ser totalmente nivelado, tudo destruído por uma enorme super potência, a qual estava regozijando sobre o que estava fazendo. Imagine a marca que deixaria para trás.

Tenha em mente que a liderança Norte Coreana possivelmente leu os jornais públicos militares desta super potência na época explicando que, uma vez que todo o resto da Coréia do Norte foi destruído, a força aérea foi enviada para a Coréia do Norte para destruir suas represas, enormes represas que controlavam o fornecimento de água – um crime de guerra, pelo qual pessoas foram enforcadas em Nuremberg. E esses jornais oficiais falavam excitadamente sobre como foi maravilhoso ver a água se esvaindo, e os asiáticos correndo e tentando sobreviver. Os jornais exaltavam com algo que para os asiáticos fora horrores para além da imaginação. Significou a destruição de sua colheita de arroz, o que resultou em fome e morte. Quão maravilhoso! Não está na nossa memória, mas está na deles. (...)


Os EUA e a Coréia do Norte chegaram em 1994 a um acordo que interrompeu seu trabalho nuclear e foi mais ou menos honrado pelos dois lados. Quando George W. Bush tomou posse, a Coréia do Norte tinha talvez uma arma nuclear e verificadamente não produzia mais.
Bush imediatamente lançou seu militarismo agressivo, ameaçando a Coréia do Norte – “machado do mal” e tudo isso – então a Coréia do Norte voltou a trabalhar com seu programa nuclear. Na época que Bush deixou a Casa Branca, tinham de 8 a 10 armas nucleares e um sistema de mísseis, outra grande conquista neoconservadora. 

É bem sabido. Pode-se ler na cultura americana principal. O que dizem é: é um regime bem louco, mas também segue uma política do olho por olho, dente por dente. Você faz um gesto hostil e responderemos com um gesto louco nosso. Você faz um gesto confortável e responderemos da mesma forma.

Ultimamente, por exemplo, existem exercícios militares Sul Coreanos-Americanos na península Coreana a qual, do ponto de vista do Norte, tem que parecer ameaçador. Pensaríamos que estão nos ameaçando se estivessem indo ao Canadá e mirando em nós. No curso disso, os mais avançados bombardeiros na história, Stealth B-2 e B-52, estão travando ataques de bombardeio nuclear simulados nas fronteiras da Coréia do Norte."
Até aqui o texto de Chomsky . Segundo ele, não é só a destruição ambiental, que já é imensa, que ameaça o planeta e a humanidade. É também a destruição nuclear, que está viva, e muito mais do que imaginamos...

2 comentários:

Audrey Andrade disse...

E que Deus tenha piedade da humanidade!

nova utopia disse...

Odeciomendesrocha Mendes Rocha PERMALINK
27/01/2015 9:49
A QUARTA GUERRA MUNDIAL
O Sub-Comandante Marcos, zapatista, Chiapas – México, escreveu um livro muito interessante: “A Revolução Invencível”, quando ele nos diz que já estamos na quarta guerra mundial – a terceira foi a guerra-fria -, onde a bomba-maior é a bomba-financeira.
Jan Baudrillard, diz que o grande perigo nuclear está no empobrecimento iminente das nações: “As nações ficarão tão pobres e, por falta de manutenção, as usinas e arsenais nucleares, explodirão em seus territórios de origem, como aconteceu com a Chernobyl.na Rússia”, ou talvez em Fukushima, no Japão.
Irak já é uma nação nuclear, por isso o recuo dos “States”.
Saiu uma notícia que o Presidente da Coréia do Norte está querendo um diálogo com a Coréia do Sul (?).
Não dá mais tempo – estamos à beira de um Waterloo econômico-financeiro. Esta será a última batalha de sobrevida do capitalismo. Depois desse episódio, a mundialização retornará a sua fase mais bárbara e primitiva da humanidade, caso não se faça alguma coisa para impedir isso.
Não podemos ficar num discurso de vinte anos atrás.
Teremos que abolir de vez e pelas raízes o Mercado Financeiro Mundial, porque ele está servindo de âncora falsa para a sobrevida do capitalismo já morto.
O capitalismo está como as unhas do morto, cresce, mas sem nenhuma importância(Robert Kurtz).
Acabou-se o dinheiro da produção, mas ela continua firma. Firme apenas como excrescência. A excrescência aumenta até mais (Jan Baudrillard).
Noam Chomsky sempre desprezou a revolução eletrônica, como algo que é o pivô de toda transformaçao pela qual passa o planeta Terra.
Em um de sus livros ele diz que a automação sempre existiu. Atualmente ela é usada para amedrontar os operários. Não discute ou não entende que o trabalho abstrato morreu: que a produção perdeu seu valor: e o dinheiro, como sua manifestação, também perdeu o seu valor. Com isto o capitalismo morreu juntamento com sua modernização – que é o socialismo real.
O discurso de Noam Chomsky é de um norte-americanista suspeito.
odécio mendes rocha