25 setembro 2014

Escola Thomás Fortes é a 3ª Melhor do RS


Para mim, é um prazer, uma honra e um orgulho trabalhar na escola Thomás Fortes, lecionando principalmente Literatura para todo o Ensino Médio. Conheço o magnífico trabalho realizado pela direção, professores, funcionários, e conheço também a qualidade e os méritos dos alunos do Thomás. Por isso, sou testemunha de que essa conquista é absolutamente merecida. Parabenizo a escola Thomás Fortes por ter sido apontada pelo Ideb como a 3ª melhor escola do Rio Grande do Sul. Abaixo, reproduzo trechos da matéria publicada no jornal A Razão, matéria de responsabilidade de Jones Diniz:

"A Escola Estadual Thomaz Fortes está entre as três melhores no Estado, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O diretor, professor Aldemir Martins Machado, disse que a conquista vem sendo construída ao longo dos anos graças ao engajamento de todos os professores e alunos, num trabalho conjunto.

O diferencial, segundo o diretor, está na forma como a escola encara a parte pedagógica e a atividade desenvolvida direta com o aluno, destacando também parcerias, entre elas o Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, através da URI-Santiago e reforço escolar trabalhando realmente aquilo que tem significado para o aluno. A questão da repetência, que não é uma coisa boa para a escola, também é bastante observada, pois influencia bastante na pontuação do Ideb que não é medida somente pela eficiência do aluno, mas também leva em consideração evasão, repetência, aparato oferecido pela escola, qualificação dos profissionais e dos professores, pontos de preocupação permanentes da Escola Thomaz Fortes.

Sobre a posição no ranking, Aldemir disse que não costuma comparar índices com outras escolas, mas sim usá-los internamente para melhorar o índice do Ideb que passou 6.6 para 7.2, sempre levando em conta aquilo que é desenvolvido por todo o seguimento escolar. a Escola Thomaz Fortes possui atualmente cerca de 1.050 alunos desde o primeiro ano até o 3º ano do Ensino Médio Politécnico, 80 professores lotados (73 em atividades) e 34 servidores."

3 comentários:

Milton Ribeiro disse...

Parabéns a todos vocês !!!

Al Reiffer disse...

Agradeço, Milton,em nome da escola.

Weimar Donini disse...

Parabéns pela brilhante conquista. Imagine uma escola do interiorzão do RS conquistar esta baita classificação.
É um motivo de muito orgulho para todos nós santiaguenses.