30 junho 2013

É sempre pior do que dizem...

eu acredito
que é sempre pior do que dizem
ou
há sempre mais do que é dito:
a humanidade tem por princípio
não saber
ou não deixar que se saiba

o que é o governo
além de controle?
e controlar é decidir
o que se pode saber ou não

o que é o povo
além de ignorância agradada?
para que o povo não saiba
o que não pode
de vez em quando
se passa a mão na sua cabeça
e dá-se um leitinho quente
para que ele durma
sonhando...

e o que é o gênio
além de develador de verdades
seja em letra em nota em cor...?

ser gênio é saber que há mais
onde não se suspeita de nada
e saber como extrair
o além
do que ali está

ser gênio
não é ser grande na humanidade
é justamente
não ser humanidade

28 junho 2013

O Problema

o problema
é que separaram tudo de tudo
como se o tudo
fosse parte
e não todo
ou como se cada parte
não fosse parte do todo

o problema
é que consideraram diferentes
todos os quase mesmos
ou mesmo mesmos
desligaram as polarizações
desigualizaram os iguais
e que uma coisa
era só uma coisa
e não poderia ser outra
como se a existência de um lado
impedisse a existência do outro
como se o som soado
(sendo Bach)
fosse uma coisa
e a música ouvida
(sendo Bach)
fosse outra
podendo ser cortada
pelo meio

o problema
é que consideraram
o que está abaixo
como sendo só o que está abaixo
inclusive o que está acima...

e então que o todo
venha tudo abaixo

26 junho 2013

da Opinião Unânime

desconfio
de toda opinião unânime
ou quase unânime:
pusilânime
desconfio
de tudo que é tido
como já tido
como aceito
do tipo
“isso é o certo
o correto
e não tem jeito.”

desconfio
de tudo que é dado
para se ficar
do lado
do que é dado
como fato
e ato
do que sensato

porque isso
me cheira
a enfático
a acrítico
midiático
patriótico
idiótico
mecânico
robótico

porque isso
me cheira
a coisas
enfiadas
pela goela
ou mais adiante
com cobertura
de chocolate
ou
com lubrificante

25 junho 2013

Entre as merdas das nossas vidas...

ela se infiltra
pelas ruas e avenidas
e pelos buracos deixados
nos caminhos mesquinhos
do que foram
as merdas das nossas vidas
ela se infiltra
entre os apodrecimentos das metrópoles
rasteja pelos corredores
em silêncios e estertores
da decadência das instituições
entre medos horrores
e alucinações
ela penetra na toca de ratos
que chamamos de tribunais
saindo de pútridas vaginas
e de vácuos sacos escrotais
exala seu cheiro úmido
como o que sai de um túmulo
no gorduroso das autoridades
e de suas supostas
desenvolmentísticas verdades
e se ouve seu mantra hipnótico
perfurando o mecânico-robótico
esclerótico coração humano..,

abrindo caminho
pelos papagaios das universidades
e lambendo com língua lisa lépida
o gosto insosso e igual
da baba de um político
e da teoria de um intelectual
ela vai formando ser círculo cíclico
entre as máquinas das indústrias e usinas
por escolas escritórios igrejas oficinas
quieta e lenta no desastre dos laboratórios

enroscada

ela prepara seu bote
e o fim da picada...

23 junho 2013

Contra a Imbecilidade do "Ato Médico"

Só para não perder o costume, é o Brasil na contramão. Enquanto a tendência mundial é dar mais autonomia às demais profissões da área da saúde, para que os médicos não tenham o monopólio absoluto tornando a área completamente deles, o Brasil retrocede, e o Congresso aprova o "Ato Médico", que coloca nas mãos dos médicos brasileiros o cetro monárquico absoluto. Em outras palavras, é dizer que só eles, médicos, sabem de saúde, e os demais profissionais da área, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, são uns imbecis que não sabem nada. Bem, o que se esperar de políticos dominados pelo lobby dos médicos, em um país culturalmente atrasado onde ainda tem gente que vê um médico como um representante de Deus na terra?

Os hospitais brasileiros, além das parcas verbas, sofrem com intermináveis e às vezes gravíssimos erros médicos. Não que médico não possa errar, todos os profissionais podem. Porém, há erros gritantes, e, pior que o erro, a negligência corre solta. Nem preciso comentar mais sobre isso, todo brasileiro conhece, ao menos, um caso de negligência médica. Alguns, vergonhosos. Ou não é?

O que um médico estuda mais em sua área do que estuda, por exemplo, um enfermeiro na sua? Ambos são profissionais com cursos superiores e que podem especializar-se em qualquer área da saúde. Conheci profissionais da enfermagem que sabiam mais de medicina do que alguns médicos. Isso sem falar na tradicional frieza e até arrogância de alguns destes, tratando o paciente  de forma distante, às vezes até com descaso, ou então como se ele, o paciente, fosse algum ser mecânico insensível, um boneco em que se pode dar um chute na bunda e ele não tem o direito de reclamar. Há muitos que tratam a vida como se fosse território deles. 

E quando o povo precisa de médicos, o que fazem? Abandonam a Saúde Pública, porque o SUS paga mal para o "nível" de um médico, isto é, fogem da luta, e se refugiam em seus consultórios, cobrando 400 reais por 10 minutos de consulta, ou seja, bem de acordo com as condições do povo brasileiro. É claro que existem grandes médicos, profissionais sérios que têm meu respeito. Mas ainda assim, nada justifica o monopólio do "Ato Médico". Este foi mais um dos projetos impopulares aprovados pelo nosso Congresso enquanto as pessoas, desatentas, protestavam nas ruas... Resta a esperança de que a presidente Dilma vete. Irão protestar para que ela o faça?

Já postei aqui, mas vale a pena postar de novo:

"hospitais são onde eles tentam matar você sem explicar por quê. a fria e calculista crueldade dos hospitais não é causada por médicos que estão sobrecarregados de serviços e que estão habituados e entediados com a morte. é causada por médicos QUE GANHAM DEMAIS PRA FAZER TÃO POUCO e que são admirados pelos ignorantes como feiticeiros que curam, quando na maior parte do tempo não sabem diferenciar seus próprios cabelos do cu de barbas de milho."

Charles Bukowski

Sem mais.

22 junho 2013

Cinismo

escrever bem
é como entender
o ser da  mulher:
dificílimo
coisa de louco

e nunca tu sabes
se conseguiste
ou um ou outro

mas tu (quase) sabes
que a entendeste
quando
além dos sorrisos
ela fica puta contigo

e tu (quase) sabes
que algo escreveste
quando
além dos sorrisos
fizeste mais um inimigo

20 junho 2013

Quero ver agora apoiar as Greves, a melhor forma de Protesto

A sociedade brasileira em geral não apoia greves. Quase sempre fica contra os grevistas e favor dos governantes, e exige que os grevistas voltem a trabalhar e negociem sem paralisações. É que a greve não é um protesto festivo e descompromissado. A greve, quando bem feita e organizada, fere profundamente o seio da sociedade. Porque é só neste momento, no da greve, é só nesse momento que todos sentem na pele como determinada categoria trabalhadora faz falta às pessoas.

Mas então, o que ocorre? Por que quase sempre as greves não dão resultado no Brasil? Porque os governos ficam na situação cômoda de ter a sociedade a seu favor. As pessoas, sentindo-se prejudicadas com as paralisações do serviços, não são capazes de se solidarizar com as reivindicações autênticas dos grevistas, daqueles trabalhadores oprimidos pelo mecanismo injusto do sistema. Não saem para as ruas com cartazes e palavras de ordem. Não exigem que o Brasil "acorde". Não saem trancar o trânsito e invadir congressos. Assim, ao invés de pressionar os políticos, pressionam os grevistas e acabam por tirar toda a força do movimento. 

É o que tem acontecido com as greves do magistério. A hipocrisia que reina na sociedade brasileira quando o assunto é educação é gritante. Todos garantem estar a favor da educação, porém, na hora do "pega pra capar", quando a classe dos professores quer se manifestar de forma real e efetiva, não com protestos inofensivos, o que é que faz a sociedade? Indigna-se contra os professores, afirma que estão reclamando de "barriga cheia", que estão prejudicando inocentes, que são os seus filhos, que terão que recuperar aulas, e que não poderão aproveitar direito as férias de verão indo para a praia.

Quero ver agora todos esses manifestantes que protestam por educação apoiar a primeira greve de professores que surgir em qualquer canto deste país. Quero ver a sociedade ficar a favor dos professores, como tem ficado com relação às atuais manifestações.

Sinceramente, eu duvido. Insisto no que afirma o trecho de Fernando Pessoa publicado no texto abaixo. As pessoas querem revolucionar o país, o mundo externo, sem revolucionar a si próprios. Não se apercebem de que o todo é a extensão da parte. De que a massa é a extensão do indivíduo. O que é nossa nação é o que é cada um de nós. Se o país ou o mundo estão mal, é porque nós, interiormente, estamos mal. Mas mudar a si próprio é dificílimo. Melhor protestar para que os outros mudem. 

18 junho 2013

A Onda de Protestos. Protestos ou Onda?

Os protestos e manifestações que se proliferam pelo Brasil é algo a se aplaudir e apoiar. Sem dúvida, sou inteiramente a favor de que se proteste. Mas não sou alguém que se deixa levar por entusiasmos. Todo entusiasmo tem algo de ingenuidade. Estou ciente de que sou um chato pessimista desmancha-prazeres. Principalmente quando o assunto é “evolução” da humanidade. Não sou dos partidários de que esses protestos são um real começo de mudança no Brasil. Para mim, constituem muito mais uma moda, uma onda, algo como “maria-vai-com-as-outras”, não vejo tais manifestações como uma verdadeira consequência de evolução da consciência do brasileiro. Pode ser que eu esteja errado, é claro, mas deixarei meus argumentos.

Não consigo ver nesses protestos um amadurecimento de consciência e de visão sociopolítica. Começa que não há um direcionamento consciente às manifestações. Pelo que estão protestando mesmo? Por tudo? Mas tudo o quê? Por exemplo: há protestos de pessoas a favor PT e protestos de pessoas contra o PT. Não há nenhuma coerência nos manifestantes. Não que tenham que ser 100% coerentes, mas deve, ou deveria haver algum direcionamento, um sentido de combate. Será que todos sabem os motivos dos seus protestos?

Parece-me que cada um protesta por algo diferente, muitas vezes em sentidos opostos. Será que não há manifestantes que estão ali apenas pela diversão de protestar, em fazer um novo tipo de “festa”, para “dar uma mão à galera”, para fazer uma bagunça que apareça na mídia, seja pela lado que for? Bem, ainda que os motivos sejam esses, não deixa de ser válido, ainda assim é um protesto, e só o fato de enfrentar as autoridades e os abusos dos policiais já é alguma coisa. Porém, parece-me que falta algo, e algo essencial. Falta a consciência individual. Falta algo semelhante ao que afirmou Fernando Pessoa, como Bernardo Soares, em seu polêmico “O Livro do Desassossego”:

“Revolucionário ou reformador - o erro é o mesmo. Impotente para dominar e reformar a sua própria atitude para com a vida, que é tudo, ou o seu próprio ser, que é quase tudo, o homem foge para querer modificar os outros e o mundo externo. Todo revolucionário, todo o reformador, é um evadido. Combater é não ser capaz de combater-se. Reformar é não ter emenda possível."

Não digo para se concordar necessariamente com Fernando Pessoa, mas não há dúvida que aí está um sério ponto a se refletir. Fora isso, creio ser interessante deixar algumas questões:

- Há pessoas protestando contra o governo do PT. Tudo bem, mas querem tirar o PT e seus aliados para colocar o PSDB e seus aliados? Ou será que alguém tem alguma ilusão de que saindo PT e Cia entrará qualquer outro partido que não PSDB e Cia? E dos males o menor. O governo do PT é ruim? Tem muita merda nele, sem dúvida, mas havia ainda mais no de FHC. Para não se dar conta disso só sendo ou um desmemoriado ou um alienado completo alienado ou um direitista babaca endinheirado. O PSDB e Cia representam da maneira mais perfeita todo o ranço das elites brasileiras, o apoio à ditadura, ao colonialismo. Aqui em Santiago, representado pelo PP. Sempre apoiados pelo poder financeiro e pela grande mídia.

- Por que, então, não votam em outros partidos, nos partidos pequenos, que não têm dinheiro nem apoio da mídia? É o que eu sempre fiz, muitos antes desses protestos. O problema é que a garotada quer só votar “em quem pode ganhar”. Essa é a verdade. Protestam, protestam, mas na hora de votar, votam sempre nos mesmos. Querem o novo votando no velho. Acabam sempre convencidos pela mídia. Depois reclamam. E protestam contra a mídia.

- Os que estão protestando contra a Copa do Mundo irão depois assistir e vibrar com os jogos tomando uma cervejinha?

- Por que também não protestam contra os grupos de funk, contra o Michel Teló, contra o sertanejo universitário? Será que ninguém percebe que são merdas desse tipo as responsáveis pela atrofia mental e emocional dos brasileiros?

- Será que os que protestam para que o governo dê mais verba para educação irão depois apoiar os professores quando estes fazem greve, ou ficarão do lado da sociedade em geral, que julga que os professores fazem greve “de barriga cheia” e que é um crime contra seus filhinhos paralisar as aulas?

- E grande parte desse pessoal todo que agora está se manifestando, daqui a algum tempo estará onde? Lendo um livro, por exemplo, ou tomando cerveja na praia, ouvindo sertanejo universitário, discutindo os novos modelos de carro, atropelando animais nas estradas e planejando a próxima balada?

É por essas e outras que não me deixo levar por entusiasmos. Como diria Machado de Assis,  “a esperança, esse demônio de olhos verdes...”

Além do mais, governos sempre existirão, e governos quase sempre servem para oprimir. Aproveito para publicar um dos meus poemas sobre o assunto:


Contra Governos e Leis e Autoridades

I

governo
é o empregado
pago e autorizado
por todo o povo
para mandar no povo
em benefício de alguns
que fazem do povo
um bando de nadas
e de nenhuns

II

lei
é estabelecer
que todos são iguais
desde que não 
sejam os alguns
para que o povo
se iguale sempre ao povo
e jamais
se desiguale do seu nada
a lei é a ordem
e a ordem
é sempre se manter
dentro dos limitados
limites da estrada

III

autoridade
é o imbecil
escolhido entre imbecis
amparado por imbecis
aplaudido por imbecis
para tentar impedir 
que os grandes
combatam os imbecis
(e acima de governo e lei)
ponham os pingos nos is


17 junho 2013

Sem Encilho

que minha poesia
se funda
ou vazia
não tenha nenhum compromisso
nem com compra
nem com missa

que minha poesia
se foda
ou vadia
seja qualquer vão de hospício
faz de conta
só preguiça

poesia
não é cela
não é sela
é só sê-la


14 junho 2013

O que é Literatura? - Semana Literária em Santiago

O amigo Giovani Pasini convidou-me para ser debatedor na Semana Literária realizada pela Casa do Poeta de Santiago. Eu havia aceito o convite, porém, como a data original do evento foi modificada (ela realiza-se hoje, dia 14/6, e amanhã) cancelei minha participação, pois deverei ir, hoje, para Santa Maria, onde tenho compromissos inadiáveis, somente retornando no domingo. No entanto, prometi ao Pasini que daria alguma contribuição à Semana. Decidi, então, pela elaboração do poema abaixo. Desejo sucesso à Semana Literária de Santiago e que atinja seus propósitos.

O que é Literatura?

Literatura
é saber a arte forte
e o homem fraco
e pode ser desde o beijo
dado em ambos
os lábios
ou o bater num político
com a ponta
de aço
de um taco
pode ser tiro
troco
truco
de bala
um buraco
ou um brinde
e um acinte
junto
ao deus Baco

talvez abraço
um laço
um frasco
de flores
derramado
no espaço
ou talvez tristeza
desprezo
cansaço
sem nenhuma
(anos) luz acesa
pelo mundo aos cacos

pode ser sublime
ou crime
envolvido em névoa
de fatal tabaco
pode ser tragédia
ou tédio
ou trago
ou talvez um lago
ensolarado e frio
dedicado ao vago

pode ser um bolso
vazio
sob infeliz casaco
ou pode ser droga
coca
sexo
mesmo
só tendo a noite
mesmo
não tendo nexo

pode ser chute
na bunda
de algum ricaço
palhaço
velhaco
pode ser sangue
pode ser sopro
vento
correndo alado

pode ser música
pode ser cósmico
ou túmulo
ou tóxico
pode ser alto
ou muito baixo
desde sorriso
até risada
de algum macaco
em fim
Literatura
pode ser tudo
só não pode
puxar o saco

13 junho 2013

Conto cujo Final é de Fernando Pessoa*

Em homenagem aos 125 de Fernando Pessoa, poeta maior da nossa língua, republico o poema escrito em 2012, tendo por mote versos do gênio português.

quem só percebe a parte
percebe a parte como sendo o todo
e não parte do todo
e então parte dessa parte
como se ela fosse o todo do todo

quem percebe somente a parte
percebe a sua parte
e não a parte do outro
e para o outro
a sua parte que é o todo
mas para um
a parte do outro não pode ser parte
pois a sua parte é que é o todo
logo, a outra parte está fora do todo
e então é um erro
a verdade só estaria em sua parte
que é o todo para ele
e não pode haver outro todo
logo, não pode haver verdade em outra parte
e vice-versa

aquele que percebe o todo como todo
de longe
contempla as ligações das partes
e conhece que uma parte é uma parte
e que cada parte tem uma parte do todo
mas como a parte não é todo
não pode apresentar-se como sendo
logo, sempre faltará algo em toda parte
que será completa
quando se alertar do todo que a inclui

mas é inútil falar do todo
para quem só percebe a parte
porque se para ele a parte é que é todo
não pode haver um todo que inclua outra parte
porque para ele outra parte
não é outra parte
é um nada sem nada de verdade

e assim quem só percebe a parte
combate a outra parte
não se alertando que a outra parte
também faz parte do todo
e que traz uma parcela
(e só uma parcela)
do que verdade

logo, quem percebe o todo como todo
vê a verdade sendo uma parte em cada parte
e o ponto e a linha
(de um ponto ao outro
e de linha em linha)
que ligam uma parte a outra
e o todo formado entre uma e outra
onde
“Deus é um grande Intervalo, 
Mas entre quê e quê?..."

* Os dois últimos versos (entre aspas) são de Fernando Pessoa

12 junho 2013

O que há a ser dito

dizem
que nada mais
há a ser dito
que tudo já o foi
ou que tudo já se foi

e o que é inaudito
será inaudito
para sempre

dizem
que já disseram
todas as coisas
de todas as formas
para todos os homens
e que ouviram tudo
ou não ouviram nada

os que ouviram
ouviram e fizeram
ou ouviram e não fizeram
se fizeram
nada mais há a fazer
por eles
se não fizeram
já não farão mais

e aqueles que nunca ouviram
é porque definitivamente
jamais ouvirão

então
para quê dizer?

é o que dizem...

e talvez realmente
o que vale a pena dizer
para o futuro humano?

mas uma coisa
ainda há a ser dita:
vale a pena
que eu diga,
Patrícia,
que eu te amo.

*dedicado a Patrícia Almeida

10 junho 2013

Fome Saciada

estar com fome
durante muito tempo...

contar as horas
os minutos
para poder preparar
aquela refeição perfeita
intensamente desejada
constantemente imaginada...

enfim
poder preparar a refeição:
mais de hora
para finalizá-la
feita com trabalho minucioso
cuidadoso
paciencioso
para que fique
o mais saborosa possível
enquanto a vontade de comê-la
transforma-se em funda
ansiedade...

finalmente
refeição pronta:
as horas e horas
de desejo espera e trabalho
consumidas em 15 minutos
desejo satisfeito
fome saciada
nem se pensa mais na refeição
e os restos
serão guardados
talvez esquecidos...

em algum tempo mais
se pensará
na refeição seguinte...

eis o que chamam os humanos
de felicidade