10 novembro 2013

Planeta Terra no Séc. XXI: são recordes atrás de recordes (pena, que negativos)

O recente supertufão Haiyan, que devastou as Filipinas e pode ter deixado mais de 10 mil mortos, considerado pelos meteorologistas como o maior tufão já registrado, chegando a ter ventos de absurdos 400km/h, ultrapassando o limite da escala de tufões, que vai até 8 (o Hayan chegou a 8,1), engrossa a lista de recordes catastróficos que vêm assolando nosso planeta neste novo século. Alguns otimistas sorridentes acham que tudo não passa de "acidentes de percurso" e que a humanidade, apesar dos "percalços", caminha muito bem, obrigado. Já eu diria que são sintomas de uma lenta e insidiosa enfermidade planetária que levará a humanidade a um colapso total. Enfermidade obviamente causada pelos próprios humanos e sua civilização altamente evoluída. 

Como as pessoas geralmente têm memória curta, vou cometer o ato louvável de lembrar de alguns recordes que nos encherão de orgulho:

1 - Em 2005, o sul dos EUA foi destruído por um dos furacões mais potentes e destrutivos da história, o Katrina.

2 - Em 2004, o tsunami mais mortal já registrado matou quase 300 mil pessoas no Sudeste asiático.

3 - Em 2011, o Japão sofreu o maior terremoto dos últimos dois séculos, chegando ao limite da escala Richter, 9.0, e causando um tsunami gigantesco que originou o desastre nuclear da Usina de Fukushima.

4 - Em 2005, a Amazônia brasileira sofreu a pior seca já registrada em sua história, que chegou a secar rios e regiões alagadas onde até então era considerado impossível a ocorrência de estiagens.

5 - O ano de 2010 é considerado o ano mais quente desde que se iniciariam as medições de temperatura média da Terra. E outros 10 anos do século XXI estão entre os mais quentes já registrados. 

6 - Em 2004, o Brasil teve o registro do primeiro furacão a atingir a América do Sul, o furacão Catarina, que atingiu o Sul do Brasil.

7 - Em 2012, a Groenlândia sofreu um degelo recorde em suas geleiras, atingindo os absurdos de 97% de derretimento. 

8 - O ano de 2007 é considerado o ano com o maior número de desastres naturais da história da humanidade.


9  - A ocorrência de desastres naturais aumentou 268% no Brasil após o ano 2000.

10 - Neste século, os prejuízos causados por desastre naturais já chegaram a 2,5 trilhões de dólares.


Vou parar por aqui, mas tem mais, muito mais, é só pesquisar. Quem quiser contribuir com algum recorde do tipo, por favor, deixe nos comentários. (Acima, as imagens impressionantes do maior tufão da história.)

Um comentário:

Luís Fellipe Alves disse...

Algumas pessoas pensam ascender, mas na real estão afundando a bota e a humanidade na lama. Incabível e lamentável que ainda existam pessoas cegas para a situação do planeta.

Abraços!