17 novembro 2013

A Inutilidade e a Babaquice do Horário de Verão

A humanidade vem tentando estender sua sobrevida através de paliativos inúteis e ridículos. Um deles é o Horário de Verão, adotado não só pelo Brasil, mas também por vários outros países. Muitos não gostam desse horário artificial. Eu sou um deles. A impressão que tenho é que estou sempre com uma hora de minha vida sendo roubada, ou confiscada, e que estou sempre correndo contra o tempo. Sem falar que, sendo um amante da noite, detesto esse prolongamento do dia. Há os que gostam, bom para eles. Mas isso não seria problema se realmente o Horário de Verão solucionasse alguma coisa. Não passa, no entanto, de um engodo, mais uma enganação desta civilização imbecil que adora se enganar.

A economia geral de energia no Brasil por ano com o Horário de Verão gira em torno de 0,5%. É muito pouco, mas até seria alguma coisa, se houvesse outras medidas para economia energética sendo tomadas. No entanto, o que ocorre é que o Brasil e toda a humanidade o que fazem é estimular e promover o "desenvolvimento" e o consumo cada vez mais e mais e mais. "Há que se desenvolver, produzir mais, indústria a todo vapor, deve haver dinheiro para o consumo, o progresso não pode parar...", enfim, todos esses clichês que já estamos exaustos de ouvir. E para produzir, obviamente, é preciso mais energia, cujo consumo cresce todos os anos. E com o consumo de energia, cresce o esgotamento das fontes não renováveis e vamos enchendo nosso país de hidrelétricas com todas as suas catástrofes ambientais. 

 No Brasil, a demanda energética vem crescendo na média de 5% por ano. Ou seja, 10 vezes mais do que a economia com o Horário de Verão. E então? Esse horário não passa de um paliativo incômodo e, no fundo, inútil. Lembra-me o caso daquelas pessoas que dizem que estão fazendo regime, e, no almoço, comem lasanha com molhos, batata frita, maionese, ovo frito, bacon... tudo acompanhado com Coca-Cola light. A Coca light é o o Horário de Verão. 

Mas alguns, ou muitos, querem acreditar que estamos evoluindo.  Só se evolução for chegar a um colapso para o qual não haverá saída. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Percebe-se que este texto é redigido por alguém sem conhecimento técnico e teórico de todas implicações sobre o porque do horário de verão.Bom texto quando tratado de uma pessoa leiga sobre o assunto.