07 janeiro 2013

Aquecimento Global: 11 dos 12 anos mais quentes ocorreram neste século

Alguns acreditam que não há Aquecimento Global. Nada de surpreendente no fato, uma vez que muitos não acreditam em coisas que estão a um palmo do nariz, muito embora julguem manter os olhos sempre abertos...

A própria coluna "Tempo e Clima" do jornal Correio do Povo já deu várias provas de que não está convencida do Aquecimento Global, muito pelo contrário.  No entanto, diante dos fatos, não há argumentos.  Em 6 de janeiro, não havendo como esconder, a coluna publicou o seguinte:

"Segundo a Universidade do Alabama, 2012 foi o nono ano mais quente desde que foram iniciadas as análises por satélite em 1979. No ano passado, o globo ficou 0,16ºC acima da média de temperatura das últimas três décadas. Onze dos 12 anos mais quentes do período de observação por satélite ocorreram desde 2001, exceto 2008. Nos Estados Unidos, 2012 foi o ano mais quente até hoje registrado."

Ainda segundo a coluna, as anomalias anuais da temperatura global: em 2012, +0,16, em 2011, +0,13, em 2010, +0,39, em 2009, +0,21, em 2007, +0,20, em 2006, +0,18 e em 2005, +0,26.

Para encerrar, uma frase de La Fontaine: "As pessoas que não fazem barulho são perigosas." Podemos afirmar o mesmo da temperatura. Sua alteração não faz barulho, nem percebemos, nem damos atenção. Por isso, é perigosa.

(O gráfico acima mostra a anomalia da temperatura desde 1860.)


4 comentários:

Milene Lima disse...

Mesmo não havendo pesquisas, discordâncias e concordâncias, sentimos literalmente na pele os efeitos do aquecimento global. Cada ano o verão está mais quente, cada ano as outras estações perdem mais das suas características. O Nordeste que o diga.

Abraços.

Ana Bailune disse...

Bem, esse pessoal deve morar dentro de geladeiras, porque aqui em Petrópolis, costumávamos ter um clima bem mais ameno. Lembro-me que éramos chamados de Cidade das Hortênsias, e hoje, as coitadinhas estão raras por aqui... também não se veem mais as lendárias 'Marias Sem vergonha,' florezinhas bem comuns que adoram o frio. Tento cultivá-las em casa, e não brotam- olha que costumavam brotar em qualquer lugar: era só jogar um galhinho no chão, nem precisava plantar! Bem, aquecimento global está ficando igual a chifre: não existe. Apenas algo que nos puseram na cabeça.

Unknown disse...

O aquecimento é claro, os governantes não quem alarmar as pessoas que não querem colaborar.
Beijos!!

Weimar Donini disse...

É o desmatamento irresponsável e a poluição desenfreada cobrando o seu preço. É só o começo.
O fim? Bom, este é previsível.
Parabéns ao blog mais consciente da região!