31 dezembro 2012

As Cafajestadas do Novo Código Florestal. E em Santiago?

Recebo e-mail de Marcio Astrini, do Greenpeace, com o seguinte conteúdo:

"O fazendeiro Leo Andrade ganhou seu presente de Natal. Com uma multa que ultrapassa os R$ 18 milhões e considerado, há alguns anos, o indivíduo que promoveu o maior desmatamento da Amazônia, o latifundiário ganhou um presentão: vai ter sua dívida perdoada, graças ao Novo Código Florestal."

Esse é o nosso Novo Código Florestal, defendido com unhas e dentes pela bancada ruralista. Bancada ruralista que conta com um certo apoiozinho aqui na nossa região. Está aí o deputado Luis Carlos Heinze do PP que não me deixa mentir. Adorado por muitos aqui em Santiago,  foi um dos que mais lutaram para que as cafajestadas ambientais do Novo Código se concretizassem. 

Às vezes, fico me perguntando o que os nossos fazendeiros, ruralistas, latifundiários, estancieiros, plantadores de soja, cultivadores de arroz, andam fazendo no interior de Santiago e região com as libertinagens do Novo Código... Eu, sinceramente, não sei. Será que preservam os recursos de suas terras? (Que não são só suas, as terras do planeta pertencem, em direito legítimo, à humanidade.) A imprensa aqui divulga alguma coisa? Se sim, por favor, me informem. Eu nunca vi nada a respeito. Sou um desinformado.

Meu blog não é um blog de notícias, obviamente, está longe disso, e nem pretendo que um dia ele venha a ser. Por isso, gostaria de ler em nossos blogs jornalísticos algo sobre o assunto. Mas, como sou um pessimista, não tenho esperanças de que algum crime ambiental que seja eventualmente praticado por algum grande estancieiro seja divulgado na "Terra dos Coronéis". Sim, afinal, o que esperar de uma região em que desde partidos políticos que estão (ou não) no poder, passando por hospitais, imprensa, empresas são, direta ou indiretamente, controlados e/ou influenciados pelos "coronéis do agronegócio"? 

Quando penso no assunto, não sei por que, lembro-me daquela passagem de "O Tempo e o Vento" do grande Érico Veríssimo, dita pelo personagem Juvenal Terra, referindo-se ao estancieiro e"mandatário" da cidade de Santa Fé, Coronel Amaral:  “Todo mundo aqui  sabe que metade dos campos desse velho é tudo campo roubado!” Será que aqui em Santiago, em algum momento de nossa história, houve roubo de campos? Eu não acredito. Mas está aí um bom assunto a ser pesquisado pelos nossos blogueiros. Haha!

29 dezembro 2012

Seja Odiado


ser odiado
e durante o almoço
pôr o garfo na ferida
é o ato mais difícil
desta vida

seja odiado
como quem é ousado
em sair do trilho
e pôr em frente
a todos
(inclusive a si)
a verdade de um espelho
e mostrar que não há dentes
para a crueza do milho

seja odiado
diga a quem ama
que em geral este amor
vai pouco além
que prazer na cama
e lembre que ele morre
assim como anoitece o dia
assim como adoece o corpo
que envelhece a pele
e se esvaece a alegria

lembre-lhes que a realidade
asfixia qualquer utopia

seja odiado
lembre-lhes que os finais vêm
e um outro algo
ainda mais além
e que tudo passa e se degenera
sejam gregos sejam romanos
lembre-lhes que cavalga a morte
no temporal dos anos
e que a bela
se torna velha

seja odiado
mostre ao menos um sinal
que quem pensa
o melhor de si ou de todos
não sabe
do próprio mal

dê a César o que é de César
e a Bruto o que é de Bruto:
seja odiado
seja justo

28 dezembro 2012

Guerra, de Augusto dos Anjos

Este soneto de Augusto dos Anjos foi escrito em 1910, quatro anos antes da Primeira Guerra Mundial. 


Guerra é esforço, é inquietude, é ânsia, é transporte...
É a dramatização sangrenta e dura
Vir Deus num simples grão de argila errante,
Da avidez com que o Espírito procura.

É a Subconsciência que se transfigura
Em volição conflagradora... É a coorte
Das raças todas, que se entrega à morte
Para a felicidade da Criatura!

É a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo
De subir, na ordem cósmica, descendo
À irracionalidade primitiva...

É a Natureza que, no seu arcano,
Precisa de encharcar-se em sangue humano
Para mostrar aos homens que está viva!

Augusto dos Anjos

Para quem lesse este poema em 1910, seria um absurdo imaginar que a humanidade se abismaria em duas guerras mundiais nos anos vindouros...

27 dezembro 2012

Tráfico de Animais Dizima Fauna ao Redor do Planeta

Alguns otimistas incorrigíveis dizem que nunca tivemos tanto respeito pelos animais selvagens como o temos na atualidade. Só não rio, porque prefiro chorar. Sou muito sentimental. Alguns muito se preocupam em não matar um boi (que não corre o mínimo risco de extinção, obviamente), porque julgam um absurdo comer um bife, mas pouco se importam com a extinção de animais silvestres. 

Há poucos dias, afirmei que trataria aqui, brevemente, sobre o tráfico de animais. Faço-o agora. E, conforme prometi, para não tomar muito o tempo dos leitores com assuntos supérfluos, serei breve. Falarei por tópicos. Sem delongas, vamos a eles:

- O tráfico de animais cresce a cada ano e já movimenta cerca de 19 bilhões de dólares, ou 39 bilhões de reais, anualmente, segundo a WWF. De cada 10 animais retirados com vida da natureza, 9 não resistem e morrem. Bem, mas os animais devem servir para alguma coisa, que seja para dar lucro.

- O dinheiro do tráfico de animais vem servindo para financiar conflitos, terrorismo e guerras civis, principalmente nos países africanos. Ora, mas e o que importa a África?

- Além, obviamente, da aceleração da extinção das espécies, o tráfico de animais, e até mesmo o comércio legal dos mesmos, causa a introdução de espécies não naturais em determinados ecossistemas, afetando-os, muitas vezes, de forma irreversível, uma vez que todos sabem, ou presume-se que todos saibam, que qualquer ecossistema se mantém devido a um perfeito equilíbrio que pode ser desfeito com a mínima alteração. É o caso da introdução de javalis europeus nos ecossistemas brasileiros, que tem ocasionado grandes danos não  somente ecológicos, mas também econômicos em nossas terras. E há muitos outros exemplos, basta pesquisar. Mas também, para quê?

- Segundo estudos científicos, 75% das mais recentes doenças infecciosas que têm causado vítimas entre os seres humanos originam-se de animais silvestres retirados de seus ambientes naturais pelo tráfico ou expulsos pelo destruição de seus habitats. E muitas outras novas enfermidades, logicamente, podem surgir com o crescimento tanto do tráfico quanto da devastação. Mas e daí? Depois a ciência descobre curas para  todas elas.

- 25% das espécies de mamíferos existentes no planeta (uma em cada 4 espécies) encontram-se em risco iminente de extinção (sem contar as que já foram extintas, como lobo-da-tasmânia, vaca-marinha, leão-europeu, hipopótamo-europeu,  bisão-do-cáucaso, foca-monge, tigre-de-java, tigre-de-bali, raposa-das-falklands, lobo-de-honshu e várias outras). A mais recente espécie de mamífero a ser considerada extinta foi o rinoceronte-negro-do-oeste, implacavelmente caçado devido ao alto valor de seus chifres (o que, naturalmente, também ocorre com outras espécies de rinocerontes). O rinoceronte-negro-do-oeste, até finais do século XX, era encontrado somente em Camarões. De lá para cá, em todas as buscas realizadas, não se viu mais nenhum exemplar da espécie. De forma que este ano, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) declarou a espécie como oficialmente extinta. Grande coisa!

- Como sou fanático por rinocerontes,  falo mais um pouquinho sobre eles: o rinoceronte-branco-do-norte e o rinoceronte-javanês também não têm sido mais encontrados na natureza. A declaração oficial de suas extinções é apenas questão de tempo.  E tu com isso?

Ok, chega. Voltemos aos assuntos sérios.

Fonte: ah, se duvidam, é só pesquisar. 


25 dezembro 2012

Lembra-me ao Sempre


o há do que sei
é que sei que há
e seja lá o que houve

sei que ao ser
não me satisfaço
com as maças debaixo:
hei de estender meu braço
às que estão no alto
ao há de algo que há
no topo da macieira
ou no outro lado
à margem da beira

se a humanidade
é só isso que vejo
então também devo
apequenar meu desejo?
por mais que vós façais
em fazer com que o feito
seja o que está feito
não sigo e nem consigo
com que a vós
sangre o meu respeito

há um haver
acima do pouco
(como diria o paciente
que de incontente
ficou louco)
mas  o mundo
se imunda no nada
e todo sucesso
é o vazio da fachada

há algo mais a se amar-te...
se disso eu me esqueça
lembra-me ao sempre
ó Arte

24 dezembro 2012

Minha Contribuição para as Festas Natalinas

O Blog O Fim vem realizar um serviço de utilidade pública postando algumas imagens de Papais Noéis para você escolher uma e fazer um pôster para enfeitar o seu Natal. De lambuja, deixo um singelo poema de minha autoria para ser declamado durante a ceia natalina.







O Saco do Papai Noel

P. noel,
lê a minha carta:
maior que a tua barba
bem perfumada
de capital
(de fazer trança)
é a tua farsa
bem estufada
de caviar
pela tua pança

de bochechas coradas
e gordas
tu só és papai,
P. noel,
a quem deixar
algumas notas
(e outras cotas)
na (pro)fundidade
do teu chapéu

P.noel
o bom velhinho
velhaco:
só ganha presente
quem tiver dedos
(no meio da moeda)
pra te puxar o saco

E um Feliz Natal


23 dezembro 2012

Poema de Natal a um Urutau*


naquela noite
tu serás tu mesmo:
ao que homens se mostram
tu te ocultas
como se não
como se nem fosses
e os sábios sopram
que sendo tu
tu nada sabes
pois o que é que leste?
mas tu
tu nem estás
em teu não estar
que bem escondeste

não sendo nada
só o teu Ser é que é:
e teu ser não seria
se te mostrasses em aberto
alardeando sob o sol
o que só vê
teu olho noturnal...
mostrar-se
não é de um urutau

paira de ti
o espectro do que não
um verbo que se fantasma
grito não-dito
e lamento-punhal
no invisível
do ser a dor apunhalada

quem te vê quando cantas?
o que cantas é um susto
que não nos deixa sinal...
por isso este poema:
também ninguém vê o Natal


*Para os que não sabem, o Urutau é uma ave da América do Sul de hábitos noturnos e solitários que possui uma capacidade de mimetismo (disfarce) e de imobilidade tão grandes que muito raramente é vista na mata, mesmo que seu canto possa ser ouvido. Canto, alías, dos mais pavorosos entre as aves, que lembra a agonia de uma mulher ou até mesmo lamentos de seres espectrais.

(Este poema foi reformulado e republicado aqui no blog.)

22 dezembro 2012

Agora, o "Fim do Mundo" Real

Bem, agora que a completa idiotice em se acreditar que o mundo poderia acabar de um dia para outro e que a não menos idiotice de se interpretar coisas ao pé da letra já passaram (é incrível como tanto os reconhecidamente ignorantes como os supostamente cultos se prendem a interpretações literais tanto para o crédito quanto para o descrédito), podemos falar (ou melhor, continuar a falar) no "Fim do Mundo" real.

Como o título de meu blog é O Fim (desde sua criação em 2006), creio ser oportuno mencionar, mais uma vez (já o fiz aqui diversas vezes) que não creio em "Fins de Mundo", em fim do planeta, por exemplo, a não ser, é claro, quando assim decidir o nosso sistema solar, mas creio em fim de civilizações. E não acredito, definitivamente, que a nossa civilização da forma como a conhecemos poderá se manter por muito tempo. E isso é também uma questão matemática. O planeta não poderá sustentar nossa civilização. Aliás, já não está podendo. Fora isso, o universo sempre tende ao equilíbrio, em TODOS os seus aspectos, desde o micro até o macro, basta que analisemos. Dito isso, dou-me por satisfeito com a breve explicação, uma vez que para os bons entendedores, meia palavra basta.

As pessoas temem o "Fim do Mundo", consciente ou inconscientemente, porque sabem que "fazem mal" a ele e aos seres que nele vivem, incluindo aos próprios seres humanos, incluindo a si mesmos. Na verdade, temem a "punição" pelos seus atos. "Punição" essa que nem precisaria ocorrer por um acontecimento externo ao planeta, mas pelas nossas próprias mãos, por consequências diretas e imediatas das nossas ações para com a Terra e para com os outros homens. 

E o mundo hoje encontra-se ameaçado. Não é uma questão de profecias, é uma realidade inquestionável. Quando qualquer das supostas profecias apocalípticas foi elaborada, nem se imaginava que um dia teríamos um arsenal nuclear capaz de destruir não uma, mas três vezes o nosso planeta, no mínimo. Alguns dirão que a humanidade não é louca a ponto de deflagrar uma guerra nuclear. Será mesmo? O leitor tem absoluta confiança no ser humano? Eu não. Já estivemos a um passo de uma catástrofe atômica durante a Guerra Fria. 

E muito menos imaginavam os supostos profetas apocalípticos que a vida do nosso planeta poderia ser  um dia aniquilada de forma quase completa pela mão do próprio homem. E nem precisamos ir muito longe no tempo. No início do século XX, quem daria crédito a quem dissesse: "Olha, as florestas, um dia, podem acabar."?  No entanto, em  50 anos, de 1962 e 2012, a maior parte das floretas tropicais do mundo, excetuando a Amazônia, que perdeu 20% da sua área,  foram dizimadas. Em 50 anos! Mesmo os 20% da Amazônia perdidos, que parece relativamente pouco, é muito, é um absurdo, se levarmos em conta a rapidez com que ocorreu. A humanidade tem milênios de história. No entanto, cerca de um terço da vida do planeta (é o que dizem os cientistas) desapareceu devido à ação humana principalmente durante a segunda metade do século XX e o ínicio do XXI. Aonde pararemos? Ou o que nos parará? Que cada um fique com sua resposta.

Ontem mesmo, estava lendo sobre o tráfico de animais, que vem aniquilando a fauna ao redor do planeta. Uma espécie de rinoceronte, o Rinoceronte-Negro-do-Oeste foi declarada extinta devido à caça para o tráfico de seus chifres. As pessoas em geral não dão muita atenção a tais tragédias porque elas não rendem piadinhas. O assunto é sério. E profundamente triste. Para mim, ao menos, é. Não há lugar para sorrisos. 

De forma que amanhã, ou depois, tratarei aqui, rapidamente, para não encher o saco do leitor, sobre o tráfico e a caça ilegal de animais. Amanhã, prosseguirei a ser chato, antipático, alarmista e desagradável, falando sobre o "Fim do Mundo" real.

20 dezembro 2012

Um Trágico Delírio


No meio da mata, durante a manhã, ele delirava. Já há tempos. Digamos que perambular solitário entre a natureza, sonhando, fantasiando, delirando por entre riachos, lagos, bosques, prados era o seu hobby. Uma das poucas coisas que ainda lhe davam prazer. Ainda não afundada na indiferença apática que vem dominando sua psique de forma lenta, insidiosa, mas inexorável.

Pela tarde e à noite, trabalhava enfurnado em um escritório de uma grande empresa do ramo da informática. Conhecia tecnologias de ponta. Avançadíssimas. Não podia reclamar do seu salário. Muito menos, do status e das vantagens que sua profissão lhe proporcionava. No entanto, como tudo isso era maçante, tedioso, insípido, sem graça. Todos os dias, a mesma coisa. Uma rotina massacrante. De vez em quando, surgia uma variação, mas era apenas para perturbar seus já dilacerados nervos.

Em seus breves momentos de descanso, em que poderia usufruir de seu dinheiro e dos inúmeros bens materiais com ele adquiridos, ou estava tão cansado que não tinha a mínima energia para fazê-lo, ou eram tantas e tamanhas as preocupações profissionais, as ânsias com relação ao futuro, à família, que mal se recordava que deveria se divertir e aproveitar os instantes de lazer. Com o tempo, o lazer passou a ser não um momento de descanso, mas uma obrigação moral ou um ato mecânico Se ganhava tanto financeiramente, deveria aproveitar o dinheiro de alguma forma. Sentia-se obrigado, ou simplesmente impelido a fazer alguma coisa. Mesmo que no fundo preferisse não fazer nada.

Em algumas manhãs, contudo, quando conseguia instantes de folga, partia para sua propriedade no interior do município para realizar suas habituais caminhadas. Somente então se sentia liberto. E sonhava. O sonho puro, o sonho pelo sonho, o sonho sem esperança. Era o único momento em que realmente sonhava em toda sua vida.

Contemplava sem paz, fumando cigarro atrás de cigarro, as águas e as pedras dos rios, imaginando ou delirando, que eles estavam ali cumprindo a sua função com um objetivo perfeitamente estabelecido, havia um sentido absoluto para suas existências. E ele imaginava, na fantasia absurda, que um dia, todas essas águas, essas pedras e essas rochas, essa areia iriam se tornar esplêndidas plantas, magníficos vegetais. Esse seria o sentido da suas existências. Se era irreal ou não, pouco lhe importava naqueles instantes.

Não ignorava o absurdo do seu pensamento, porém o alimentava e se satisfazia nele com imensa volúpia, em um prazer análogo, para ele, ao ato de fumar.

Permaneceu nesse delírio por alguns longos minutos, ao cabo dos quais passou a observar em profunda compenetração todas as plantas ao seu redor, fossem elas musgos, arbustos ou gigantes e seculares árvores. Encontrava-se, agora, no segundo estágio de sua fantasia. Sentado sobre a grama bem ao centro de uma pequena clareira na mata, imaginava que todas aquelas plantas viviam, existiam com um sentido plenamente claro e definido. Um dia, por processos misteriosos que ele mesmo não conseguia engendrar em sua mente, e nem desejava, aqueles vegetais todos deixariam de ser vegetais para ascender na hierarquia da evolução. Transformar-se-iam em animais de diferentes espécies. Seria esse, nos seus pensamentos delirantes, o objetivo, ao menos um dos objetivos, de existirem todas aquelas infinidades de plantas. Era algo como uma preparação para a ascensão a um nível superior.

E, finalmente, no último estágio de sua estranha fantasia, aquele homem cansado, exausto de sua vida e de si mesmo, consolava-se perambulando e observando, ao máximo que lhe era possível, os animais pelos quais passava ou que passavam por ele. Divisava aves de diversas espécies, alguns lagartos, borboletas, cigarras, macacos bugios, lebres, graxains etc. E para o caminhante em seu sonho absurdo, esses animais e todos os outros que habitam a face terrestre existem e concretizam suas vidas tendo em vista um único ponto: o de em algum momento oculto entre os desígnios universais tornarem-se seres humanos. Sim, no seu delírio, talvez até loucura, consistia nisso o sentido de, para eles, animais, existirem.

E concluídas tais fantasias e divagações ilógicas, quase oníricas, quase insanas, aquele homem deveria voltar para sua vida comum de ser humano que já beirava o insuportável. E, mergulhado em densa melancolia, ele retornava para o seu trabalho, que era o único sentido de sua existência, e não só da sua. Perguntava-se a si mesmo qual seria, afinal, o sentido da vida humana. No seu sonho fantástico, os animais viviam para um dia ascenderem a seres humanos. E os humanos deveriam ascender ao quê? Ou não deveriam ascender a nada? Ou, talvez, devessem descer? Ser um homem para ser o quê? 

E, fumando seu último cigarro, voltou para sua vida sem nenhum sentido.

(Na imagem, o quadro "Caminhante Sobre o Mar de Névoa, de Caspar David Friedrich.)

19 dezembro 2012

PSDB, PP e PSD fazem a CPI do Cachoeira virar Pizza. Novidade?

Depois de darem um "show de decência e moralidade" (e um espetáculo de Hipocrisia), exigindo de boca cheia (de pizza) a condenação e a punição dos corruptos do mensalão do PT, agora os partidos de direita, para comemorar sua vitória, resolveram preparar uma pizza especial para a festa. PSDB, PP e PSD, principalmente, foram os responsáveis pela rejeição do relatório final  da CPI do Cachoeira, que pretendia indiciar 29 pessoas e responsabilizar outras 12 pelo envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, entre eles o governador de Goiás, Marconi Perillo do (adivinhem!) PSDB, além de jornalistas da revista Veja e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Vamos dar nome aos bois, ou melhor, aos ratos de cola atada que votaram contra o relatório da CPI: 

Do PSDB:  deputados Sílvio Costa, Luiz Pitiman, Carlos Sampaio, Domingos Sávio e senadores Álvaro Dias e Cássio Cunha Lima.

Do PP: deputado Gladson Cameli e senadores Ciro Nogueira e Ivo Cassol.

Do PSD: deputados Armando Vergílio e Cesar Halum e senadores Sérgio Petecão e Marco Antônio Costa.

Do PR: deputado Maurício Quintela Lessa e senador Antônio Carlos Rodrigues.

Do Dem: senador Jayme Campos.

Do PMDB: senador Sérgio Souza.

Do PSC: deputado Felipe Pereira

Já disse aqui no blog e repito: o episódio do Mensalão não representa nenhum pretenso "ínicio de moralidade ou de fim da impunidade" em nosso país. A condenação dos mensaleiros não passa de uma vingança das forças de direita (partidos, mídias e simpatizantes) contra o PT. Deviam ser condenados? Na minha opinião, sem dúvida. Mas não vai passar disso. Foi um caso isolado, uma expressão do ódio dos direitistas. E acabou. De resto, segue tudo como antes. E a Pizza do Cachoeira, um dos maiores corruptos e corruptores da atualidade no Brasil, está aí para provar.

E um caso interessante nessa vergonha toda é que o PSD, um partido "novo", estampa em seu site:     
"Queremos transformar a política".  Haha! Só rindo.

(Com a charge acima, finalmente entendi a genialidade do Niemeyer...)

18 dezembro 2012

da Previsão do Tempo


...o

Tempo
é um algo
de mais estranho:
dizem que pode ser marcado
marchado
por ponteiros de cobre
de cobra
ou gadanho

e ele vai
de hora em hora

hora por hora

e quando se vê
já foste embora...

e avança
minuto a minuto

minuto em minuto

e quando se vê
outra vez luto...

de infinito
segundo a segundo

segundo
sobre
segundo

seguindo
cegando

e quando se vê
já nem mais mundo...

nem mais mundo
mais mundo
mundo
o...

Tempo
é um alto
de mais tamanho...

16 dezembro 2012

(Não-) Palavras a Beethoven *


Tu
que só dizes
ao que é:
de  Ser
a Ser

quanto a mim
que não sou meu eu
não digo palavra
só verso
do nada
que o que música
é silêncio
sublimado em Verbo
e em Verdade
calada

o teu
é um arquetípico
de ideia-alma
substância-essência
síntese e única
em cada nota
ao que se consciência

não mais
que o mais
é o a-final.
o que
em tua música há?
tudo aquilo
que o (não-)homem
jamais será?

*Poema reelaborado e republicado em homenagem aos 242 anos de Beethoven, comemorados hoje.

15 dezembro 2012

Lula deve ser Investigado, e FHC também

Considero de profunda ingenuidade o pensamento geralmente aceito pela população de que o PT e o Lula são corruptos a serem investigados e punidos e os demais partidos, para ser mais específico, o PSDB e seus aliados com FHC no poder, nunca cometeram nenhum crime público digno de investigação e punição. 

Da mesma forma, sempre considerei ridículo o PT, quando na oposição, afirmando que com eles não haveria nunca corrupção alguma. Hipocrisia ou absurda utopia. Com todos os partidos há corrupção. TODOS. E há com o PT. Mas não pode haver investigação e punição somente para um lado. Ou a justiça continuará parcial e podre,como sempre foi no nosso país.

As pessoas sempre são seduzidas pela grande mídia. Pesam graves denúncias contra FHC e o PSDB. Porém, a grande mídia não divulga, não comenta, não pressiona, simplesmente porque divulgá-las e denunciá-las não é dos seus interesses. Afinal, a Globo, por exemplo, e como todos sabem, é uma filha da ditadura, dos partidos de direita que mergulharam o Brasil na opressão e na corrupção. A Globo sempre foi beneficiada pela ditadura. Agora, com a democracia, PSDB, PP, Dem, representam a ditadura e os interesses das elites. Obviamente, qualquer ser com uma inteligência mediana percebe que a Globo quer ver tais partidos eternamente no poder.

Eu sou apartidário. E, para dizer a verdade, não acredito que partido algum solucione os reais problemas do Brasil. Pode amenizá-los. Mas resolvê-los, nunca. Além do mais, seja o partido que for, caminharemos rumo à destruição inexoravelmente. 

De qualquer forma, deixarei alguns trecho sobre o assunto em questão, retirado da coluna digital do jornalista Juremir Machado da Silva. Nem sempre concordo com Juremir em suas opiniões, principalmente quando ele se mostra um tanto otimista com relação ao futuro da humanidade. Porém, quando o assunto é política, o cara manda bala:

"Hoje, aniversário do AI-5, é um ótimo dia para se lembrar disso.

Nossos torturadores jamais foram julgados e punidos.

Já os que se opuseram ao regime militar foram presos, torturados, cassados, mortos, obrigados a viver no exílio, julgados e condenados.

Dois pesos, duas medidas.

A corrupção segue o mesmo caminho.

Eu, que jamais tive partido, posso falar tranquilamente: a corrupção serve, acima de tudo, para a luta política das oposições contra o poder e para abastecer a mídia de manchetes que provocam muito alvoroço.

Era assim quanto o PT estava na oposição e o PSDB mandava no Brasil.

É assim agora, com as posições invertidas. Ainda mais que, neste momento, a mídia extremamente conservadora, que odeia as reformas sociais dos governos Lula e Dima, sente-se mais à vontade para atacar e cobrar.

Mas o faz, apesar das más intenções, com razão.

Lula precisa ser investigado.

As denúncias de Marcos Valério são graves e devem ser levantadas pelo Ministério Público, que não pode se omitir por razões políticas.

É fundamental que provas sejam apresentadas. E, se forem, as punições devem acontecer. Assim é que se faz em democracias consolidadas.

O Brasil precisa ser passado a limpo desde a redemocratização.

O período Collor foi objeto de muita investigação e pouca condenação.

Os governos de FHC ainda não foram realmente investigados.

Por que não?

Já ouço o coro: argumento petista!

Eu me lixo para o PT.

Mas li “A privataria tucana”.

É uma lama interminável.

E a compra da emenda da reeleição por FHC?

Quando entrará em julgamento o mensalão mineiro?


Se Lula e FHC cometeram crimes, devem ser julgados e, quem sabe, se condenados, dividir cela. Getúlio Vargas botou na cadeia o seu guru, Borges de Medeiros, e o ex-presidente brasileiro Arthur Bernardes. Mandou os dois para a Ilha do Rijo para que pudessem colocar seus assuntos em dia.
Há matéria na mídia suficiente para enquadrar FHC e Lula.
Seria interessante aplicar a Teoria do Domínio do Fato aos dois.

É claro que Lula sabia de tudo sobre a compra de votos da direita.
É claro que FHC sabia de tudo sobre a compra da emenda da reeleição e sobre os negócios da privataria. As evidências são acachapantes e fétidas.

Eu torço para que Joaquim Barbosa encarne ainda mais o seu papel e resolva ir além da encenação fácil. Ele percebeu que o seu momento de glória tinha chegado. Eu faria o mesmo. Chama para si tudo o que possa aumentar a sensação de que entendeu o clamor do povo.  Indica que vai faxinar o Brasil.
Está na sua mão pressionar para que o país seja passado a limpo.
No Congresso Nacional, deveria acontecer uma CPMI do FHC e do Lula.
Ou se investiga tudo e todos, ou é só luta política e jogo de mídia.
Isso nada tem a ver com simpatia partidária, que sou imune a todas, mas com isonomia, equilíbrio, justiça, clareza, igualdade de tratamento e seriedade.
Quem diz o contrário, o faz por ideologia antipetista.
É o cara que fala: o PT encheu o saco de todo mundo, agora está pagando.
Tradução: atrapalhou os nossos negócios, precisa ser trucidado. Se não o tivesse feito, poderia ser perdoado. É o discurso do olho por olho.
Quem está de fora, não pode entrar no jogo. Investigação para todos."