15 dezembro 2012

Lula deve ser Investigado, e FHC também

Considero de profunda ingenuidade o pensamento geralmente aceito pela população de que o PT e o Lula são corruptos a serem investigados e punidos e os demais partidos, para ser mais específico, o PSDB e seus aliados com FHC no poder, nunca cometeram nenhum crime público digno de investigação e punição. 

Da mesma forma, sempre considerei ridículo o PT, quando na oposição, afirmando que com eles não haveria nunca corrupção alguma. Hipocrisia ou absurda utopia. Com todos os partidos há corrupção. TODOS. E há com o PT. Mas não pode haver investigação e punição somente para um lado. Ou a justiça continuará parcial e podre,como sempre foi no nosso país.

As pessoas sempre são seduzidas pela grande mídia. Pesam graves denúncias contra FHC e o PSDB. Porém, a grande mídia não divulga, não comenta, não pressiona, simplesmente porque divulgá-las e denunciá-las não é dos seus interesses. Afinal, a Globo, por exemplo, e como todos sabem, é uma filha da ditadura, dos partidos de direita que mergulharam o Brasil na opressão e na corrupção. A Globo sempre foi beneficiada pela ditadura. Agora, com a democracia, PSDB, PP, Dem, representam a ditadura e os interesses das elites. Obviamente, qualquer ser com uma inteligência mediana percebe que a Globo quer ver tais partidos eternamente no poder.

Eu sou apartidário. E, para dizer a verdade, não acredito que partido algum solucione os reais problemas do Brasil. Pode amenizá-los. Mas resolvê-los, nunca. Além do mais, seja o partido que for, caminharemos rumo à destruição inexoravelmente. 

De qualquer forma, deixarei alguns trecho sobre o assunto em questão, retirado da coluna digital do jornalista Juremir Machado da Silva. Nem sempre concordo com Juremir em suas opiniões, principalmente quando ele se mostra um tanto otimista com relação ao futuro da humanidade. Porém, quando o assunto é política, o cara manda bala:

"Hoje, aniversário do AI-5, é um ótimo dia para se lembrar disso.

Nossos torturadores jamais foram julgados e punidos.

Já os que se opuseram ao regime militar foram presos, torturados, cassados, mortos, obrigados a viver no exílio, julgados e condenados.

Dois pesos, duas medidas.

A corrupção segue o mesmo caminho.

Eu, que jamais tive partido, posso falar tranquilamente: a corrupção serve, acima de tudo, para a luta política das oposições contra o poder e para abastecer a mídia de manchetes que provocam muito alvoroço.

Era assim quanto o PT estava na oposição e o PSDB mandava no Brasil.

É assim agora, com as posições invertidas. Ainda mais que, neste momento, a mídia extremamente conservadora, que odeia as reformas sociais dos governos Lula e Dima, sente-se mais à vontade para atacar e cobrar.

Mas o faz, apesar das más intenções, com razão.

Lula precisa ser investigado.

As denúncias de Marcos Valério são graves e devem ser levantadas pelo Ministério Público, que não pode se omitir por razões políticas.

É fundamental que provas sejam apresentadas. E, se forem, as punições devem acontecer. Assim é que se faz em democracias consolidadas.

O Brasil precisa ser passado a limpo desde a redemocratização.

O período Collor foi objeto de muita investigação e pouca condenação.

Os governos de FHC ainda não foram realmente investigados.

Por que não?

Já ouço o coro: argumento petista!

Eu me lixo para o PT.

Mas li “A privataria tucana”.

É uma lama interminável.

E a compra da emenda da reeleição por FHC?

Quando entrará em julgamento o mensalão mineiro?


Se Lula e FHC cometeram crimes, devem ser julgados e, quem sabe, se condenados, dividir cela. Getúlio Vargas botou na cadeia o seu guru, Borges de Medeiros, e o ex-presidente brasileiro Arthur Bernardes. Mandou os dois para a Ilha do Rijo para que pudessem colocar seus assuntos em dia.
Há matéria na mídia suficiente para enquadrar FHC e Lula.
Seria interessante aplicar a Teoria do Domínio do Fato aos dois.

É claro que Lula sabia de tudo sobre a compra de votos da direita.
É claro que FHC sabia de tudo sobre a compra da emenda da reeleição e sobre os negócios da privataria. As evidências são acachapantes e fétidas.

Eu torço para que Joaquim Barbosa encarne ainda mais o seu papel e resolva ir além da encenação fácil. Ele percebeu que o seu momento de glória tinha chegado. Eu faria o mesmo. Chama para si tudo o que possa aumentar a sensação de que entendeu o clamor do povo.  Indica que vai faxinar o Brasil.
Está na sua mão pressionar para que o país seja passado a limpo.
No Congresso Nacional, deveria acontecer uma CPMI do FHC e do Lula.
Ou se investiga tudo e todos, ou é só luta política e jogo de mídia.
Isso nada tem a ver com simpatia partidária, que sou imune a todas, mas com isonomia, equilíbrio, justiça, clareza, igualdade de tratamento e seriedade.
Quem diz o contrário, o faz por ideologia antipetista.
É o cara que fala: o PT encheu o saco de todo mundo, agora está pagando.
Tradução: atrapalhou os nossos negócios, precisa ser trucidado. Se não o tivesse feito, poderia ser perdoado. É o discurso do olho por olho.
Quem está de fora, não pode entrar no jogo. Investigação para todos."



8 comentários:

Unknown disse...

Todos devem ser investigado desde que haja uma denúncia.
Ainda não foi dito tudo.
Beijos!!!

Al Reiffer disse...

Exatamente, e há, não uma, mas várias denúncias contra FHC e seu governo, seu partido. Mas não foram investigadas. Por quê?

Giovani Pasini disse...

Caro Alessandro,

Excelente a tua postagem.

Ótimo artigo do Juremir.

Agora, temos que estar atentos aos subterfúgios do poder...

Um erro não justifica o outro.

Concordo contigo, todo e qualquer crime deve ser investigado, denunciado e punido.

O problema é que alguns políticos se utilizam dos erros dos outros para mascarar o seu...

Despautérios como: vocês estão investigando o meu, mas o roubo dele é muito maior.

Sou a favor da mídia no sentido de que algo está sendo feito.

A denúncia não é feita pela TV, jornal, etc. A cobrança sim.

A denúncia é feita pelo Ministério Público.

Obviamente, não existe mídia sem política.

Também, como afirmava Paulo Freire, não existe educação sem política.

Sou contra a ideologia da perpetuação do poder, utilizando-se de todos os meios (o fim justifica o meio).

Portanto, o Lula deve ser investigado sim, independentemente de outros crimes, cometido por outros criminosos.

Para chegar até um fim, temos que começar.

Obrigado por teu comentário.

Abraços





Milene Lima disse...

Eu era partidária. Chorei pra caramba na primeira eleição do Lula e de fato pensava que um partido político poderia resolver o problema do país. Como você disse, nenhum poderá. É mais que isso, por estes motivos também citados por você. Por que, quando uma "facção" estiver no poder, a outra estará pensando apenas em dizer que eles são uns meninos maus, e vice-versa.
Enquanto isso o país descaminha.
Era pra ser assim, investigação e justiça na mesma medida pra quem esteve, pra quem está. Mas será?
Esperemos.

Abraços.

Anônimo disse...

Não sou filiado a nenhum partido, não morro de amores a nenhum destes que aqui foram citados Lula e FHC. Agora sem querer fazer defesa alguma ao FHC, lembrando que na sua época já existia oposição e olha lá que posição hein??? Ou não?? Que oposição era que não investigaram nada naquela época? Quer dizer então que se ninguém aparecesse hoje acusado, como o Lula que não foi pela oposição, que fique bem claro, foi o seu própro ex-colega do MENSALÃO quem tem denunciando, não quero discutir aqui suas razões, daí ficariam tudo certinho como estava. Porque se calaram então? Ou se foi levantado, pq. não foram adiante ao caso? Não podemos ficar de guerrinha de trocas de tiros. Também acho que se fosse o caso em que o FHC teria aí cometido alguma coisa, que deveriam ter levantado no seu devido tempo, diferente do Lula que são fatos que está em andamento. São coisas difíceis de enteder. Acho que tudo tem que ser apurado. Ninguém pode estar acima da lei, nem Lula nem FHC independenemte de seus méritos, que ambos tem. Só que me parece briguinhas de meninos de escola. Ele me deu o soco agora também quero devolve-lo.

Victor Said disse...

O homem é um ser político e social. E caminha para a corrupção dos tempos. Entretanto, nessa trajetória seria ideal se todos pudessem ter a dádiva de saberem a que vieram a esse mundo e para onde vão, mesmo que seja ao nada. FHC e Lula são a face da transição das décadas medíocres da república desde o nascimento até o fim (?) dos anos de chumbo. Nossa democracia ainda é persuadida pela mídia, grande parcela dos eleitores ainda encaram a política como algo entre futebol e pão. Tomara que essa situação mude com as novas tecnologias, com a nova forma em que a informação é transmitida e que novos ares se façam no amanhã. E que possamos todos brindar o fim com a dignidade das borboletas, que não são nem políticas nem sociais. Apenas poesia alada que termina seus dias num voo desprendido de qualquer coisa.

Dá gosto ler suas palavras Al Reiffer. Eu gosto!

Weimar Donini disse...

Reiffer, interessante. Bastante interessante. Interessantíssima, mais esta!
Dizer-se que nos tempos fhc nada foi denunciado, investigado, julgado é, para mim, no mínimo risível!
Ou o anônimo desconhece a figura do "engavetador geral da união", da época, coisa que não acredito, ou desconhece o best seller "A privataria tucana", coisa que também não acredito ou ainda, desconhece outras tantas coisinhas pequenas tipo "Onde foram parar os recursos multimilionários das centenas de privatizações"?
Seria trágico, não fôra premeditado!

Anônimo disse...

Privataria que rendeu empregos p/ que o barbudo levasse muitos méritos, ser idolatrado e endeusado e mais, que rendeu muitos impostos que deu até p/ pagar MENSALÃO para se manter no poder. Eu digo, se o FHC cometeu estes mesmos fatos pois que mande os dois p/a cadeia junto com o zé dirceu, genoino, delúbio e outros mais. Eu não fico defendendo e nem endeusando ningém. Pois que vão a fundo e que coloquem o Brasil a limpo. É oque mais me interessa. A lei tem que ser p/ todos iguais. Nem lula, nem fhc, nem sarnei, nem collor estão acima da lei.