15 junho 2012

Relatório Planeta Vivo 2012 para a Rio+20: 60% da Biodiversidade das Regiões Tropicais Perdida em 40 Anos


(Na imagem, vista aérea de uma região de floresta tropical da Indonésia destruída após queimadas para plantação de dendê. O óleo de dendê é usado, entre outras coisas, para a fabricação de cosméticos, chocolates e biocombustível.)

Estamos em plena Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Muitos nem sabem que ela está acontecendo. E também nem querem saber. Já outros, julgam que depois da Conferência tudo vai mudar para melhor. Será?

A organização não-governamental WWF, de dois em dois anos, publica o relatório "Planeta Vivo", em que aborda o que vem ocorrendo com o ambiente e os recursos naturais do nosso planeta. No relatório de 2012, preparado especialmente para a Rio+20, a WWF, além, é claro, de chamar a atenção para a importância fundamental da Conferência, apresenta alguns dados sobre o que mudou nos últimos 20 anos com relação à preservação do nosso planeta e ao avanço da destruição ambiental.  Por que nos últimos 20 anos? Porque, para quem não se lembra, em 1992 tivemos a Eco92, também no Rio, onde as nações se deram conta (mesmo?) de que algo deveria ser feito para evitar o progresso da destruição dos recursos naturais do planeta. Abaixo, alguns dos principais pontos abordados pelo relatório "Planeta Vivo". Sugiro aos leitores que leiam com muito atenção:

- A Biodiversidade mundial encolheu 30% entre 1970 e 2008; nos trópicos, a redução foi de 60%.

- A demanda por recursos naturais dobrou desde 1966, e hoje estamos consumindo o equivalente a 1,5 planeta Terra para realizar nossas atividades.

- Segundo as projeções tendenciais, vamos precisar do equivalente a 2 planetas Terra até 2030 para atender às nossas demandas atuais.

- Desde a Eco92, a cobertura florestal mundial encolheu 3 milhões de quilomêtros quadrados.

- Se todos vivessem como um morador típico dos EUA, seriam necessários 4 planetas Terra para regenerar a demanda atual da humanidade imposta à natureza.

- A produção de alimentos aumentou 45% nos últimos 20 anos.

2,7 bilhões de pessoas enfrentam problemas de escassez de água aguda.

- As emissões de dióxido de carbono aumentaram 40% desde 1992.

- A quantidade de gelo no ártico diminuiu 35% nos últimos 20 anos.

Quem tiver interesse em saber mais a respeito, leia o relatório "Planeta Vivo" aqui.


Um comentário:

Anônimo disse...

esse planeta ja era chegamos a honde nao podemos voltar chgomos no fundo do posso eu simto muito pelos meus filhos que talvez vao bem depois de mim eles poderao assistir o fim de tudo mais cinquenta anos da velocidade que estamos indo nao vai sobrar pedra sobre pedra a cinquenta anos atraz o mundo tava quase intacto e mais cinquenta com a tecnologia acelerada chegaremos ao impaquito prufundo...