14 novembro 2011

Cuidado com as Frases Falsas da Internet

Amigos leitores, observem a citação abaixo:

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." 

Isso é atribuído a Fernando Pessoa. Mas o maior nome da literatura portuguesa ao lado de Camões nunca escreveu tais frases, não está em suas Obras Completas. Foram atribuídas falsamente a ele. Na verdade, a citação está no livro "Qual o tempo do cuidado?" de autoria de Maria Júlia Paes de Oliveira. 

E eu já vi a mesma citação acima sendo atribuída a Fernando Sabino e, pasmem, até a Baudelaire. É incrível como esses absurdos se difundem pela internet. Obviamente, o gênio de Pessoa jamais escreveria algo tão lugar-comum, medíocre e água-com-açúcar. Nem mesmo Fernando Sabino o faria. Muito menos o maldito Baudelaire.

E claro que a citação é apenas um exemplo. Há centenas de outros, que vão se difundindo cada vez mais, devido à preguiça de ler das pessoas. Querem colocar frases de efeito em suas redes sociais, facebook, orkut, twitter, msn, enfim, e, ao invés de ler o livros, buscam frases prontas pela internet. E assim, os gênios da literatura acabam sendo difamados. Fernando Pessoa, Baudelaire, Shakespeare, agora aparecem assinando frases de auto-ajuda ridículas. 

Bem, vou encerrar deixando alguns versos autênticos de Fernando Pessoa:


"Se tudo o que há é mentira.
É mentira tudo o que há.

De nada nada se tira,
A nada nada se dá."

10 comentários:

Katrine disse...

Esse tipo de coisa só é feito por quem nada conhece sobre tais escritores, para quem conhece suas obras, mesmo que poucas delas, sabe de longe reconhecer as diferenças.

Infelizmente, esse não é o único tipo de erro que a internet permite que as pessoas cometam. =/

Mas, ótimo post.
Um abraço e ótimo feriado!

MIRZE disse...

A cada dia essas frases e textos se multiplicam. Colocam qualquer autor que seja famoso pronto.

ABSURDO!

Beijos

Mirze

lucas repetto disse...

O maldito Ctrl C + Ctrl V.


Literalmente maldito, trata-se de uma ferramenta destruidora da ''massa'' que já não anda tão boa das ideias e referências. Vale mais talvez aos universitários e demais estudantes preguiçosos e idiotas que se prestam a este tipo de conduta. Pegar prontinho na internet e nem desenvolver um raciocínio.

BigStrong disse...

Chamar a autora de medíocre, prova que você nunca teve seus momentos inesquecíveis. E isto, é muito triste.

Al Reiffer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Al Reiffer disse...

Óbvio que tive, BigStrong, a frase é medíocre porque é de uma obviedade ridícula para uma obra literária. É vazia, não diz nada de forte. Quem não sabe que vale mais a qualidade do que a quantidade? Isso é um completo lugar comum.

Rosangela Aliberti disse...

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Nota: "Nada consta em, FERNANDO PESSOA: OBRA POÉTICA'', bem como apesar da internet apontar também para Fernando Sabino no Jornal do Brasil e/ou seu livro No fim dá certo, até agora não se viu o registro da crônica onde se encontra a citação, portanto: Em busca da autoria.

Léa Paraense Serra disse...

Sobre a frase atribuída a Fernando Pessoa:

https://books.google.com.br/books?id=cdaYypoT76gC&pg=PA41&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false

rosangela aliberti disse...

Posso compreender que a frase destacada como sendo de Maria Julia Paes da Silva como uma citação no livro dela, (porém em nenhum momento ela disse que é dela, como também não fora encontrado sem referencial bibliográfico p/ Fernando Pessoa e seus heterônimos; vide por favor (não é spam): https://books.google.com.br/books?id=cdaYypoT76gC&pg=PA49&lpg=PA49&dq=O+valor+das+coisas+n%C3%A3o+est%C3%A1+no+tempo+que+elas+duram,+mas+na+intensidade+com+que+acontecem+maria+julia&source=bl&ots=kNCv3HI_FG&sig=xxZlUEmp5tAXFUFbhw0jbAYTGb0&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiZxrLfttbJAhVHFpAKHbaBDsMQ6AEIWjAN#v=onepage&q=O%20valor%20das%20coisas%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20no%20tempo%20que%20elas%20duram%2C%20mas%20na%20intensidade%20com%20que%20acontecem%20maria%20julia&f=false. Ao encontrar algo fidedigno, favor entrar em contato com fórum da comunidade: Afinal, quem é o autor? Desde já agradeço a atenção

luzbelchior disse...

COMO EU COMPREENDO A SUA "RAIVA" e o pior de tudo é que há muitas mais, sempre com Pessoa na berlindA...