30 junho 2011

Arma Química utilizada na Guerra do Vietnã está sendo usada para destruir a Floresta Amazônica

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar em Agente Laranja. Trata-se de um poderoso agrotóxico, extremamente venenoso, que foi utilizado como arma química pelos EUA na Guerra do Vietnã. Nesta guerra, o Agente Laranja foi aspergido por aviões e helicópteros sobre vastas áreas de exuberantes florestas tropicais vietnamitas com o propósito de desfolhar as árvores para ser possível a localização dos exércitos vietcongues. Esse desfolhante aniquilou o habitat natural (cerca de 25% das florestas do país foram devastadas), deixou quase 5 milhões de pessoas expostas às suas substâncias venenosas, provocou enfermidades irreversíveis, sobretudo malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas em crianças, mulheres e homens do país. Os efeitos são até hoje sentidos na região.

Pois o IBAMA acaba de descobrir na Amazônia 4 toneladas do agrotóxico Tordon 2,4 D, ou seja, o mesmo utilizado no Agente Laranja. O herbicida seria utilizado para desmatar 3.000 hectares de floresta nativa da União em Novo Aripuanã, sul do Amazonas. Uma floresta pulverizada com o Tordon perde totalmente suas folhas, e as árvores, vítimas de uma reação química em seu metabolismo, morrem praticamente de forma imediata. Além disso, o Tordon, assim como outros agrotóxicos, contamina o solo, os lençóis freáticos, os animais e os seres humanos. Pode inclusive levar à morte.

"A floresta vira um grande paliteiro, facilitando o desmatamento. É o mesmo processo usado pelo Exército norte-americano para encontrar os vietnamitas na Guerra do Vietnã", disse o superintendente do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio Reis.

Enquanto isso, para alguns otimistas ingênuos e que consideram um sacrilégio não acreditar no homem, na humanidade, o mundo está ótimo. Tão bom, que até aprovaram o Novo Código Florestal, que vai perdoar os desmatadores, talvez até os que tenham utilizado o Agente Laranja. Como o ser humano é bondoso... Mais sobre o assunto aqui.

(Nas imagens, uma floresta devastada pelo Agente Laranja no Vietnã, e pessoas vítimas dos efeitos do produto)

6 comentários:

Meme Vergara disse...

Terrible!

Muy fuertes las imágenes.

Besos.

angela disse...

Quando a gente pensa que não tem como piorar...
beijos

Bete Nunes disse...

Chocante, revoltante, deprimente! Mundo de monstros e assassinos.

Agnes Mirra disse...

Um absurdo hediondo! Como isso é possível?Tem que parar!!!

Death disse...

São reais mesmo?

Ana Karoline disse...

O pior é que isso é só o que a gente tem conhecimento, acredito que tem coisa muito pior " por baixo dos panos", e ainda continuam insistindo na mesma piada de que somos um país democrático, se acabam com nossa floresta e a população nem mesmo sabe,ou na maioria das vezes nem se importa.